Teste da Microsoft mostra que Edge é o navegador que gasta menos bateria no Windows

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Qual navegador gasta menos bateria do seu notebook? Um teste feito pela Microsoft mostra que o navegador padrão do Windows, o Edge, bate o Google Chrome e o Mozilla Firefox por algumas horas quando se trata de streaming de vídeo.

Do melhor para o pior: o Edge durou 14h20min na bateria, enquanto o Chrome sobreviveu por 12h32min (13% a menos que o Edge) e o Firefox aguentou apenas 7h15min na bateria (49% a menos do que o Edge).

Os resultados já foram piores para o Chrome: em um outro teste (que incluía o Opera) feito em 2016, o Edge chegou a durar 70% a mais que o navegador do Google, sobrevivendo por 7h22min na bateria, enquanto o Chrome aguentou somente 4h19min e foi o pior dos quatro.

Como lembra o Ars Technica, a vantagem do Edge em relação ao Chrome foi diminuindo ao longo do tempo. Em abril do ano passado, o navegador da Microsoft superou o Chrome em 35% e, em janeiro, a diferença caiu para 19%. Neste último teste, é de apenas 14%.

TB Responde: Qual navegador gasta menos bateria no Windows?

Vale ressaltar que esses testes da Microsoft já foram alvo de controvérsia. O canal Linus Tech Tips fez um comparativo parecido e os resultados mostram que o Chrome se saiu melhor que todos os navegadores, incluindo o Microsoft Edge.

O vídeo do Linus explica a metodologia com mais detalhes, e seus testes abrangem a navegação na web, não só streaming de vídeo. Os resultados do youtuber mostram que, tanto o Chrome quanto o Edge, duraram em média 5h46min na bateria, mas o Chrome teve um melhor tempo mais alto, de 6h08min.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados