Instagram prepara avisos para quem passa muito tempo no app

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

É fácil abusar de alguns aplicativos que dão inúmeros incentivos para manter você curtindo, visualizando e tocando. O Google está preparando medidas para reduzir o vício em apps no Android, assim como a Apple no iOS. O Instagram vai seguir pelo mesmo caminho.

O TechCrunch divulgou algumas imagens da ferramenta Usage Insights que o Instagram deve lançar em breve.

É algo simples: um gráfico vai mostrar quanto tempo você passa no aplicativo; e haverá uma opção de ser avisado quando você passar mais de 5 minutos — ou 10 minutos, ou uma hora — usando o Instagram. Além disso, há um atalho para as configurações de notificação, com a opção de ativar um modo não perturbe.

Seu acesso não será bloqueado ao atingir o limite diário, algo que talvez incomodasse os anunciantes, mas é melhor que nada. O app já emite o aviso “você está em dia” após ver todas as novas postagens das últimas 48 horas.

O YouTube oferece uma opção semelhante. Você pode ser avisado periodicamente quando passar um intervalo de tempo — 5 minutos, 30 minutos, uma hora etc. — assistindo a vídeos.

Pesquisas sugerem que usar redes sociais de forma passiva, apenas visualizando e curtindo, pode ser nocivo à saúde. O Instagram e o YouTube incentivam justamente esse tipo de comportamento.

Não faltam estímulos para manter você passando o máximo de tempo possível nesses apps, e assim exibir mais anúncios que pagam pelo serviço gratuito. Após a iniciativa Time Well Spent liderada por Tristan Harris, ex-funcionário do Google, diversas empresas estão reconhecendo como isso pode ser prejudicial.

Kevin Systrom, CEO do Instagram, disse em maio no Twitter: “estamos construindo ferramentas que ajudarão a comunidade a saber mais sobre o tempo que passam no app, o que deve ser algo positivo e intencional”.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados