É fácil abusar de alguns aplicativos que dão inúmeros incentivos para manter você curtindo, visualizando e tocando. O Google está preparando medidas para reduzir o vício em apps no Android, assim como a Apple no iOS. O Instagram vai seguir pelo mesmo caminho.

O TechCrunch divulgou algumas imagens da ferramenta Usage Insights que o Instagram deve lançar em breve.

É algo simples: um gráfico vai mostrar quanto tempo você passa no aplicativo; e haverá uma opção de ser avisado quando você passar mais de 5 minutos — ou 10 minutos, ou uma hora — usando o Instagram. Além disso, há um atalho para as configurações de notificação, com a opção de ativar um modo não perturbe.

Seu acesso não será bloqueado ao atingir o limite diário, algo que talvez incomodasse os anunciantes, mas é melhor que nada. O app já emite o aviso “você está em dia” após ver todas as novas postagens das últimas 48 horas.

O YouTube oferece uma opção semelhante. Você pode ser avisado periodicamente quando passar um intervalo de tempo — 5 minutos, 30 minutos, uma hora etc. — assistindo a vídeos.

Pesquisas sugerem que usar redes sociais de forma passiva, apenas visualizando e curtindo, pode ser nocivo à saúde. O Instagram e o YouTube incentivam justamente esse tipo de comportamento.

Não faltam estímulos para manter você passando o máximo de tempo possível nesses apps, e assim exibir mais anúncios que pagam pelo serviço gratuito. Após a iniciativa Time Well Spent liderada por Tristan Harris, ex-funcionário do Google, diversas empresas estão reconhecendo como isso pode ser prejudicial.

Kevin Systrom, CEO do Instagram, disse em maio no Twitter: “estamos construindo ferramentas que ajudarão a comunidade a saber mais sobre o tempo que passam no app, o que deve ser algo positivo e intencional”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ed. Blake

Que vida triste!
#Zoeyra =)

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Não tenho Tim Beta, nem Xiaomi, nem nubank.

Ed. Blake

Você tem convite do tim beta?

É o único requisito que falta aqui, pois eu tbm não uso Facebook no meu Redmi Note 4. E eu falo sério. xD

Ed. Blake

Eu passo pouquíssimo tempo no Instagram. Simplesmente não consigo passar mais de dois ou três minutos interessado na vida dos outros. Este foi basicamente o motivo pelo qual tenho largado todas as redes sociais cujas interações não tenham um foco ou assunto específico.

Eu passo a maior parte do meu tempo social com estranhos que se interessam pelos mesmos assuntos que eu e o pouco tempo que tenho para entretenimento é convertido em gibis, filmes e games, não necessariamente nesta ordem.

Josiel Hen

A minha hahaha por isso já faço logo um estudo cientifico de quem vou seguir pra ver se vai me tirar muito tempo, e no caso, não sigo muitas pessoas, então nem me tira muito tempo.

Green Power

oii

Green Power

oi

Green Power

AMEI!!!

Theus

Não uso Facebook há anos

X-Tudãoᴳᴼᵀ

A gente sempre aparece, assim como o pessoal do Xiaomi.

Diogo

Olha aí... apareceu um...

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Facebook já abandonei, estou só com Instagram mas não adicionei nenhum conhecido.

Green Power

Loucuraaaa loucuraaaa, loucuraaaaa bicho, tão dando 40% de desconto na digital mobile www.digitalmobile.com.br

Anakin

haha eu entro todo dia, mas tenho usado menos, eu acho que meus amigos estão ficando chatos ou eu mesmo, eu to gastando muito tempo atualmente no YouTube e Netflix

Ed. Blake

"O app já emite o aviso “você está em dia” após ver todas as novas postagens das últimas 48 horas."

Que vida é essa que a pessoa vê todas as postagens das últimas 48 horas?

Exibir mais comentários