Esta semana, Claro e Vivo anunciaram o início das transmissões 4G na faixa de 700 MHz em Belo Horizonte após o desligamento da TV analógica. Isso significa melhor cobertura — tanto dentro como fora de casa — e também velocidades maiores.

Claro e Vivo prometem que a conexão será até 10 vezes mais rápida que no 4G convencional. Ambas trabalham com agregação de portadora (carrier aggregation), que permite ao smartphone se conectar simultaneamente a mais de uma frequência ou faixa de espectro.

A Vivo utiliza a tecnologia LTE Advanced, chamada de 4G+. Ela cobre Belo Horizonte na frequência de 2.600 MHz (banda 7) e, agora, também na frequência de 700 MHz (banda 28).

Enquanto isso, a Claro usa a tecnologia LTE Advanced Pro, denominada comercialmente como 4,5G. Isso combina três técnicas, e uma delas é a agregação das faixas de frequência de 2.600 MHz, 1.800 MHz (banda 3) e 700 MHz.

Além disso, temos o MIMO 4×4, que usa quatro rádios nas torres de celular e quatro antenas no seu smartphone, criando mais canais para receber (e enviar) dados na mesma faixa de frequência. Por fim, a modulação 256 QAM permite transportar três vezes mais dados na mesma banda.

A Claro promete ativar, em breve, o 4G de 700 MHz em Porto Alegre e São Paulo. A TV analógica foi desligada nas duas cidades, e a Anatel liberou o uso da banda 28 por operadoras móveis, após garantir que não haverá interferências na TV digital.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sartoricard

Xiaomi redmi note 6 pro versão TH funcionando em banda 28 operadora Tim cidade de Porto Alegre

João de Paula

To vendo que vc entende do assunto... o que me diz a respeito do iPhone Xs 2018 modelo Americano não operar na banda 28?

Eduardo Papa

Uai, como saber que estou usufruindo dessa agregação de rede na claro? Tenho iPhone 6 e 7

Yago G. Oliveira

"leitores com pouco conhecimento no assunto , como você" "de nada pela discussão".
Sai pra lá seu briguento!
Já chega com ignorância, deveria ter era educação já que é o leitor que detém o conhecimento no assunto.

Victor Hugo

Anula sim amigo. Leitores com pouco conhecimento no assunto, como você, podem achar que aquele aparelho que usa até não serve mais. De nada pela discussão. Boa tarde!

Yago G. Oliveira

Uma coisa não anula outra. Obrigado por contribuir ao comentário.

Victor Hugo

Negativo! o iPhone 6, lançado em 2014, já tem suporte à banda 28 em todos os seus modelos

Wellington Gabriel de Borba

Aqui em Goiânia por incrível que apareça tem TIM em 700 MHz e 2100 MHz. Já deve estar, talvez.

Leandro Nascimento

Pessoal do TB, vocês que tem mais contato com as operadoras, busca uma noticia de quando vão ativar o VoLTE na região do DDD 19... na lista da TIM só tem umas 3 cidades e em áreas mais remotas ta tudo funcionando já.

Yago G. Oliveira

Se abrir os sistemas de freqüência da Anatel vai ta lá

Yago G. Oliveira

Acho que a maioria dos aparelhos depois de 2016.

Trovalds

Quais aparelhos vão se beneficiar da banda 28 nesse primeiro momento?

GuilhermeDea

Alguma informação sobre Curitiba? Estava entre as cidades liberadas pela Anatel no começo do mês. Ou eu confundi os cronogramas? hahahaha

Douglas B

Será que na região metropolitana tbm? Ou só no município BH?

Felipe Ventura

Eles mandaram release para a imprensa hoje à tarde! Foi por e-mail, mas você pode ler aqui: https://www.maxpress.com.br...

Exibir mais comentários