Início » Telecomunicações » Claro e Vivo ativam 4G de 700 MHz em Belo Horizonte

Claro e Vivo ativam 4G de 700 MHz em Belo Horizonte

Por
1 ano atrás

Esta semana, Claro e Vivo anunciaram o início das transmissões 4G na faixa de 700 MHz em Belo Horizonte após o desligamento da TV analógica. Isso significa melhor cobertura — tanto dentro como fora de casa — e também velocidades maiores.

Claro e Vivo prometem que a conexão será até 10 vezes mais rápida que no 4G convencional. Ambas trabalham com agregação de portadora (carrier aggregation), que permite ao smartphone se conectar simultaneamente a mais de uma frequência ou faixa de espectro.

A Vivo utiliza a tecnologia LTE Advanced, chamada de 4G+. Ela cobre Belo Horizonte na frequência de 2.600 MHz (banda 7) e, agora, também na frequência de 700 MHz (banda 28).

Enquanto isso, a Claro usa a tecnologia LTE Advanced Pro, denominada comercialmente como 4,5G. Isso combina três técnicas, e uma delas é a agregação das faixas de frequência de 2.600 MHz, 1.800 MHz (banda 3) e 700 MHz.

Além disso, temos o MIMO 4×4, que usa quatro rádios nas torres de celular e quatro antenas no seu smartphone, criando mais canais para receber (e enviar) dados na mesma faixa de frequência. Por fim, a modulação 256 QAM permite transportar três vezes mais dados na mesma banda.

A Claro promete ativar, em breve, o 4G de 700 MHz em Porto Alegre e São Paulo. A TV analógica foi desligada nas duas cidades, e a Anatel liberou o uso da banda 28 por operadoras móveis, após garantir que não haverá interferências na TV digital.

Mais sobre: , , , , ,