A Netflix vai passar por mais uma mudança: a partir do final deste mês, não será mais possível publicar opiniões a respeito de filmes, séries e documentários disponíveis na plataforma. Usuários que já postaram resenhas no serviço estão sendo avisados da decisão por email.

Na mensagem, a companhia afirma que todas as opiniões ficarão disponíveis na plataforma até 30 de julho. Depois disso, o recurso, até então disponível apenas na versão web do serviço, será coisa do passado.

A explicação dada pela Netflix é a de que cada vez menos usuários postam opiniões. Nesse sentido, é possível que a decisão tenha relação direta com a mudança que fez a plataforma trocar a avaliação de até cinco estrelas por um sistema baseado em “curti / não curti” há pouco mais de um ano.

Naquela época, a empresa justificou a mudança dizendo que a nova classificação é mais precisa e conhecida por ser um sistema muito parecido com os que são usados em serviços como Facebook e YouTube.

Netflix

Há quem desconfie de que, na verdade, a decisão de descontinuar os espaços para opiniões não passe de uma tentativa da Netflix de evitar que usuários deixem de assistir a determinadas produções por causa de resenhas negativas.

Mas é provável que o recurso esteja mesmo caindo em desuso: quando o sistema antigo estava em vigor, muita gente usava os espaços para opiniões como forma de explicar a decisão de dar pontuações baixas ou altas para determinadas produções. A avaliação baseada em curtidas pode simplesmente ter quebrado esse costume.

Usuários que já publicaram opiniões podem acessá-las no link www.netflix.com/reviews até o dia 30.

Plano Ultra

O fim das resenhas não é a única novidade da Netflix. Na Europa, a companhia começou a avaliar o plano Ultra, opção mais cara que pode acabar reduzindo os recursos dos demais planos. Mas, por enquanto, tudo não passa de um teste.

Com informações: Slashdot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Albert Sant'anna

Passei dois meses sem a assinatura, justamente pela quantidade de filme RUIM que tem, voltei esse mês e com essa novidade ai.
Com toda certeza retiraram esse meio apenas para você não ser induzido as opiniões, é tanto filme ruim que só tem opinião desqualificando os filmes, além de tudo esse método de avaliação de curtir ou não curtir não serve de nada, muito filme bosta com avaliação com mais de 90% , quando era para dar até 5 estrelas a classificação era mais precisa, tudo isso é questão de marketing, nada mais que isso.

Fabian Moreno

Eu sinto muita falta, mas se quiserem podem instalar uma extensão no chrome chamada IMDB Ratings for NEtflix. Que aparece a nota do filme e se quiser pode clicar nela para ver detalhes do filme. Com a extensão descobri muitas series e filmes legais.

Carlos Gomes

Concordo, mas é que é aquela coisa, tem filmes que até gostei mas não é aquela coisa, no caso das estrelas poderia avaliar na escala das estrelas (um filme meio termo poderia ficar entre 2 e 4), agora fico em dúvida se vale um gostei, não gostei ou se nem avalio; apesar de que a maioria do que assisto não levava as avaliações em consideração, não vai fazer muita diferença então rsrsrsr

John Smith

Basta ir numa loja de aplicativos pra entender porque esse sistema não funciona. É gente reclamando avaliando em 5, gente que gostou avaliando em 1, 2...

Melhor se ater ao básico "gostou ou não", mesmo.

ricms

Voltada ao público LGBT ou que mostram pessoas LGBT? se for a segunda opção, sinto muito mas a realidade fora da tua tela é assim mesmo. Quer programas voltados para a familia tradicional vai ter que partir para os canais evangélicos, como a Record e suas novelas, programas tipo A Fazenda.. não pera...

Carlos Marin

Eu também, mas através das resenhas conseguimos ter uma ideia do esperar do filme e aí decido se arrisco ou não, mas agora nem isso mais. Cada vez mais a netflix vai me afastando com as suas mudanças.

Carlos Marin

Exatamente, através da resenha (as mais detalhadas é claro) temos uma ideia do que esperar no filme. Esse curti ou não curti não serve pra nada.

SiouxBR

Eu também. Sempre leio as resenhas antes de ler algum filme desconhecido. Agora vou ter que ir no IMDB para cada filme antes de assistir (o que vai levar um tempo danado).

O problema do thumb up/down adotado por eles é que acaba não significando nada.

Por exemplo: tem gente que coloca avaliação negativa por que a dublagem ficou uma droga. Como eu assisto legendado, não irá interferir em nada.

Outros assistem um filme europeu e, por ter uma dinâmica diferente dos filmes americanos, detestam e sentam lenha. Se essa pessoa coloca uma resenha negativa e explica isso, eu consigo avaliar melhor se vale a pena ou não perder 2 horas (ou 10 horas no caso de uma série) assistindo.

Então, ao tirar a opção de resenha, eles nos obrigarão a assistir muita porcaria (90% do catálogo da Netflix é lixo) que de outro modo não assistiríamos.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Bem... Uma coisa que pode acontecer é justamente a Netflix focar em "minorias", já que a união da Disney com a Fox somado ao surgimento de outros serviços de streaming como o DC Universe, devem resultar em perda de conteúdo de terceiros pela Netflix. Então produções originais se tornarão cada vez mais importantes pra sobrevivência dela.

Jander lucas muniz

Bom, eu sempre fico em dúvida...

Carlos Marin

Essas resenhas já me impediram de ver muito filme ruim na netflix.

Daniella Xavier

Eu acho ótimo, geralmente só falam merda mesmo.

Alberto Almeida

Eu nem fazia ideia que existia espaço pra dar alguma opinião.

Paul

Sinceramente? Achava isso desnecessário. Pra mim, as estrelas já é eram suficientes.

Carlos Gomes

Eu gostava mais do sistema 5 estrelas.

Exibir mais comentários