O WhatsApp está finalmente trabalhando em uma solução para reduzir a quantidade de golpes que se espalham em grupos e conversas privadas. Trata-se de um recurso capaz de detectar os links suspeitos que foram compartilhados no aplicativo.

Ele ainda não está disponível, mas deverá ser liberado na versão beta 2.18.204 depois de receber alguns ajustes, segundo o WABetaInfo. Quando ele estiver pronto, o WhatsApp passará a exibir um alerta se identificar um link pouco confiável.

Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

Sempre que houver uma mensagem com link, o aplicativo fará uma análise para determinar se ele pode ou não te levar para páginas falsas. Se o mensageiro entender que sim, o conteúdo será exibido junto com uma etiqueta vermelha.

Caso você ainda queira abrir o link, o serviço mostrará um novo alerta: “Esse link contém caracteres incomuns. Ele pode estar tentando se parecer com outro site”. A análise é feita localmente e nenhum dado é enviado aos servidores do WhatsApp.

Além de reduzir a quantidade de mensagens importunas, o recurso em desenvolvimento pelo WhatsApp deverá ajudar muita gente a se proteger contra campanhas maliciosas que prometem uma série de benefícios falsos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Valdinei Ferreira

Desde quando eles leem mensagens do WhatsApp?
Já vi gente me
dizendo "o que é isso aqui?", "rapaz, apareceu um negócio lá no meu
Zap", algo do tipo. Quando vejo, falo logo: LEIA. Depois que lê, eles
falam: "aaah tá".
E olha lá se entendem... E muitas vezes é aviso sobre falha na conexão, atualização, coisas simples.

Isso me assusta muito.

João

Vírus é o de menos, o problema são os compartilhamentos de boatos falsos pelas tiazinhas do zap.

Frank V

"Em breve o Whatsapp será pago, por isso essa mensagem está vermelha. Encaminhe esta mensagem para 20 pessoas e a mensagem ficará azul para você continuar utilizando o Whastapp de graça".

Baio-kun

Já to até vendo os spam dizendo que o aviso é uma conspiração ou algo do tipo.

grande_dino_2

Isso supondo que eles vão entender e se importar com o aviso.

Pô, mas ai o whats vai ficar mais pesado e consumir mais recurso. Espero que implementem uma solução que nao pese muito, mas ai também nao sei quão eficiente ele será. Vamos ver...

Will

"A análise é feita localmente e nenhum dado é enviado aos servidores do WhatsApp."

Heimer Dexter

Vai ajudar muitos "analfabetos digitais" a não pegar e a disseminar mais vírus no celular !