Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

O WhatsApp está finalmente trabalhando em uma solução para reduzir a quantidade de golpes que se espalham em grupos e conversas privadas. Trata-se de um recurso capaz de detectar os links suspeitos que foram compartilhados no aplicativo.

Ele ainda não está disponível, mas deverá ser liberado na versão beta 2.18.204 depois de receber alguns ajustes, segundo o WABetaInfo. Quando ele estiver pronto, o WhatsApp passará a exibir um alerta se identificar um link pouco confiável.

Sempre que houver uma mensagem com link, o aplicativo fará uma análise para determinar se ele pode ou não te levar para páginas falsas. Se o mensageiro entender que sim, o conteúdo será exibido junto com uma etiqueta vermelha.

Caso você ainda queira abrir o link, o serviço mostrará um novo alerta: “Esse link contém caracteres incomuns. Ele pode estar tentando se parecer com outro site”. A análise é feita localmente e nenhum dado é enviado aos servidores do WhatsApp.

Além de reduzir a quantidade de mensagens importunas, o recurso em desenvolvimento pelo WhatsApp deverá ajudar muita gente a se proteger contra campanhas maliciosas que prometem uma série de benefícios falsos.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados