Início » Celular » WhatsApp testa recurso que avisa se você recebeu links suspeitos

WhatsApp testa recurso que avisa se você recebeu links suspeitos

Por
1 ano atrás

O WhatsApp está finalmente trabalhando em uma solução para reduzir a quantidade de golpes que se espalham em grupos e conversas privadas. Trata-se de um recurso capaz de detectar os links suspeitos que foram compartilhados no aplicativo.

Ele ainda não está disponível, mas deverá ser liberado na versão beta 2.18.204 depois de receber alguns ajustes, segundo o WABetaInfo. Quando ele estiver pronto, o WhatsApp passará a exibir um alerta se identificar um link pouco confiável.

Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

Sempre que houver uma mensagem com link, o aplicativo fará uma análise para determinar se ele pode ou não te levar para páginas falsas. Se o mensageiro entender que sim, o conteúdo será exibido junto com uma etiqueta vermelha.

Caso você ainda queira abrir o link, o serviço mostrará um novo alerta: “Esse link contém caracteres incomuns. Ele pode estar tentando se parecer com outro site”. A análise é feita localmente e nenhum dado é enviado aos servidores do WhatsApp.

Além de reduzir a quantidade de mensagens importunas, o recurso em desenvolvimento pelo WhatsApp deverá ajudar muita gente a se proteger contra campanhas maliciosas que prometem uma série de benefícios falsos.

Mais sobre: