Início » Gadgets » Apple patenteia recarga wireless entre iPhones, iPads e Macs

Apple patenteia recarga wireless entre iPhones, iPads e Macs

Um iPhone com bateria quase esgotada poderia ser abastecido por um MacBook ou iPad sem a ajuda de fios

Por
43 semanas atrás

Talvez você não precise conectar um cabo ou comprar um carregador wireless para manter o iPhone com bateria no futuro: a Apple patenteou uma tecnologia que permite transferir energia elétrica por indução entre dispositivos. Na prática, um smartphone com bateria quase esgotada poderia ser abastecido por um notebook ou tablet sem a ajuda de fios.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

O pedido de patente foi publicado nesta quinta-feira (26) e descreve um sistema de “carregamento indutivo entre dispositivos eletrônicos”, sendo que ambos os gadgets devem ter uma bobina com dois modos de operação: um para transmitir energia e outro para receber energia. Um controle atrelado à bobina permitiria alternar entre os modos.

Carregamento wireless no MacBook

No documento, a Apple incluiu duas ilustrações: uma mostra um iPhone sendo carregado por meio da tela de um iPad; e outra revela um MacBook com alguns pontos em que você poderia apoiar um dispositivo com carregamento wireless. Assim, seria possível manter apenas o notebook na tomada e deixar também o iPhone e o Apple Watch com bateria cheia (só não deve ser muito bom usar o MacBook enquanto isso).

Uma simples patente não garante que a tecnologia seja incluída em futuros produtos, claro. Além disso, a novidade certamente exigiria hardware novo: os iPhones 8, 8 Plus e X podem ser carregados por indução, mas não carregar outros gadgets; e ainda não há modelos de iPads ou MacBooks que suportem carregamento wireless. Sem contar que o AirPower, anunciado em setembro de 2017, ainda não deu as caras no mercado.

Mas será que isso daria certo? E por que eu tenho a impressão de que a Apple quer remover a única porta que sobrou no iPhone? 🤔

Com informações: AppleInsider.

Mais sobre: