Início » Brasil » Painel que analisa passageiros do Metrô de São Paulo é alvo de ação civil

Painel que analisa passageiros do Metrô de São Paulo é alvo de ação civil

Para o Idec, as portas digitais da Linha 4-Amarela violam a privacidade dos passageiros

Victor Hugo Silva Por

Em abril deste ano, a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo anunciou que algumas de suas estações contariam com novas telas nas plataformas para exibir anúncios. Elas conseguem analisar expressões faciais para identificar como os passageiros reagem a determinada campanha.

Porém, para algumas entidades, o uso da tecnologia no Metrô é ilegal. Elas entraram com uma Ação Civil Pública nesta quinta-feira (30) para questionar a ViaQuatro, concessionária que administra a Linha 4-Amarela.

Ao The Intercept Brasil, Rafael Zanatta, coordenador de direitos digitais do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), disse que os paineis instalados nas estações realizam uma pesquisa forçada com os passageiros. O Idec é o principal autor da ação.

O documento pede que as câmeras presentes nas telas das estações Luz, Paulista e Pinheiros sejam desligadas imediatamente. Além disso, as entidades querem que a ViaQuatro pague uma indenização de, no mínimo, R$ 100 milhões por violar os direitos de privacidade dos passageiros. O valor seria direcionado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Ao apresentar o projeto, a Linha 4-Amarela disse que as telas seriam usadas para mostrar "campanhas de orientação, mensagens de prestação de serviço e anúncios publicitários". Com o reconhecimento facial, seria possível analisar o resultado de cada campanha.

"Sua câmera sensível contabiliza quantas pessoas passaram em frente à tela, ainda que a mesma pessoa passe mais de uma vez", anunciou a ViaQuatro à época. A empresa também afirmou que "a tela tem uma tecnologia que é capaz de fazer um estudo das emoções esboçadas pelo passageiro". O objetivo, portanto, é ser mais eficiente na venda de anúncios.

Esse trabalho não é realizado propriamente pela ViaQuatro, mas, sim, pela AdMobilize, que se anuncia como o "Google do mundo real". A empresa cobra os anunciantes pelo modelo "pay-per-face", que considera o número de pessoas que olharam para a tela.

Telas em estações do Metrô não armazenam imagens

Tanto ViaQuatro, quanto AdMobilize defendem que as telas não violam nenhuma lei, já que não há cruzamento das informações ou recolhimento de outros dados pessoais. Além disso, as empresas afirmam que não captam, gravam ou armazenam as imagens.

As telas, no entanto, não informam os passageiros sobre a existência de uma câmera, assim como exige uma lei municipal de São Paulo. Por consequência, muitos passageiros nem ficam sabendo sobre a análise de comportamento que os paineis realizam.

Estação Luz

Estação Luz da Linha 4-Amarela ainda sem as telas (Foto: Flickr/Leonardo Monteiro)

A AdMobilize afirma que não é preciso informar os passageiros justamente porque as câmeras não gravam e não podem ser comparadas aos aparelhos convencionais.

Para o Idec, as portas digitais violam a privacidade dos passageiros e seus direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor e na lei dos usuários de serviços públicos. Segundo a entidade, isso acontece porque as pessoas que passam pelas estações não escolhem oferecer seus dados.

Vale lembrar que a Lei de Proteção de Dados Pessoais, sancionada há duas semanas, estabelece que dados biométricos, como os obtidos com reconhecimento facial, são sensíveis e não podem ser processados. A regra, no entanto, só passará a valer em 2020.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Robson Souza
Em nenhum momento eu disse que era uma linha PRIVATIZADA, ela é gerida por uma empresa privada. Onde eu errei nisso? Esse equipamento de que trata a reportagem não tem nada a ver com a empresa Metrô, esse era o ponto.
DumbSloth87
#PalavrasMatamGeração bosta.
Natthan Fruche Terzi
Isso na prática, mas na teoria, não deveria ter propaganda, se a tarifa é subsidiada ou não, não é um problema do usuário.
Meninão Bobo
Claro! Pessoal está claro que vai contabilizar novamente, se numa frase não está abordando o fato é pela razão de não ser considerada essas circunstância ou seja, se ficar passando na frente da tela vai ficar contabilizando... Quanto mimimimimimi
Meninão Bobo
Quanto mimimimimimimi existem milhares de cameras pela cidade, mas claro vamos brigar por causa das placas... e canudos de plastico que estão acabando com o planeta... Que venha logo o meteoro!!
Luis Fernando
Aí falei... esquerdista!
DumbSloth87
Pesquisar sobre como cometer um crime não é crime, cometer um crime é crime. Não confunda as coisas, daqui a pouco vão criar um Pre-cog com AI e aí tu vai ser preso só pq pesquisou como funciona uma bomba nuclear.Temos que punir o que é crime de verdade, opinião não é crime.
felipecn
Mas é que é uma tarefa muito complicada de se fazer manualmente - uma pessoa vendo todo mundo que está numa porta da plataforma, analisando o sentimento aparente delas e anotando tudo isso antes do próximo trem vir é uma tarefa que já exige muita atenção e no limite que dá pra desconfiar se um ser humano conseguiria fazer, horas a fio, com precisão.Assim, fica mais difícil crer que ela poderia fazer ainda mais, mudando a programação da tela de acordo com o sentimento dos passageiros presentes, identificar cada pessoa de maneira única ou mesmo fazer uma ligação de cada rosto com outros identificadores. Todas coisas que são bem possíveis com a solução automatizada.E ainda tem o problema de que as câmera dessas telas da ViaQuatro não são muito perceptíveis. Uma pessoa de uniforme olhando pra todo mundo e fazendo anotações não passaria desapercebida.
zoiuduu .
kkkk
Daniel Yutaka dos Santos Hayas
Meu exemplo não foi muito bom mesmo, mas o ponto central é que acredito que exista um preconceito quanto ao uso de máquinas em si. Se houvesse um funcionário exercendo a mesma tarefa que a câmera, talvez não houvesse a celeuma.
felipecn
Não é assim também. A tarifa do transporte público não cobre os custos de operação e geralmente é necessário um subsídio para fazer as contas fecharem.Tendo receitas acessórias, como publicidade ou aluguel de lojas nas estações, o déficit fica menor.Hoje a situação de SP é bem razoável, porque a malha é pequena (custo de operação relativamente baixo) e muito lotada, de forma que as contas quase se equilibram só com as tarifas.Mas em algum momento (bem no futuro) vai acontecer da expansão do metrô mais redistribuir usuários na rede que atrair novos. Isso, junto com o aumento nos custos de operação naturais da expansão da malha, vai tornar o Metrô de SP mais deficitário e essas receitas se tornarão ainda mais importantes.(e a CPTM já está nesse caso)
felipecn
Existem sistemas automáticos de contagem de fluxo - as próprias catracas de integração no metrô são isso (as mais novas não tem a "roleta" no meio, só sensores pra saber quantas pessoas passam ali e em que sentido)Isso não capta o rosto das pessoas, sentimentos, e nem influenciam diretamente na exibição de anúncios (ainda que claro, saber quantas pessoas passam por um lugar da estação influencia na venda de anúncios ali)
zoiuduu .
O povo do disqus ia vir atrás de mim pra me xingar/bater msm (ou falar mal de mim no linkedin ou face vai saber), as empresas iam vir pra me vender coisa no email rsss.Acho que o governo brasileiro já pode rastrear , o que difere da china são as leis msm.
Daniel Yutaka dos Santos Hayas
E se em vez de uma câmera, fosse uma pessoa real fazendo a contagem? Também seria ilegal? Vejo o tempo pesquisadores fazendo contagem de tráfego de pessoas e ninguém reclama.
Jose Augusto de Almeida
Pqp, país do mimimi!
DumbSloth87
Aí eu posto #Bolsa2018 e meu chefe me demite pq ele é #MoluscoLivre.Sim, acabar com o anonimato acaba com os inconsequentes, mas tbm acaba com a liberdade.
DumbSloth87
Fica anonimo no disqus pra idiotas não vir encher a paciência na minha rede pessoal. Tbm pra ter a liberdade de falar o que for sem ter o risco de perder emprego/vaga de emprego, pq sim, hj em dia pessoas são demitidas/não contratadas por tomar lado político em redes sociais.
Natthan Fruche Terzi
Acho que o metrô não tinha que ter publicidade nenhuma, afinal pagamos passagem.
Natthan Fruche Terzi
sim, eu por exemplo intendi que a pessoa será contada de novo.
Cacio Frigerio
Pra mim foi exatamente ao contrário "ainda que a mesma pessoa passe mais de uma vez". Consigo entender que se passar mais de uma vez é computada +1 toda a vez que passar. Como disseram abaixo vem mal escrito. Está ambíguo.
robsonc
Você poderia argumentar da mesma forma que uma foto não passa de uma representação digital em forma de pixels do seu rosto real... é uma coleta de dados pessoais do mesmo jeito. Não passa de uma manobra legal (jurídica) e espero que se ferrem.
Robson Souza
Só frisando que não é linha da empresa Metrô, e sim da CAMARGO CORRÊA RODOVIAS (CCR). Sei que foi mencionado, mas só no meio do texto. É importante diferenciar bem as linhas públicas das privadas.
Luizão
leia 1984, ou jogue watch dogs
grande_dino_2
Ingenuidade, pra mim, é ver privacidade como binário.Existem graus de privacidade diferentes em situações e locais diferentes.O que muitos defendem é um aumento do grau de privacidade no "mundo tecnológico", como você chama.
Fabio Santos
Privacidade só igênuos acham que isto existe kkk.No mundo tecnológico apenas tem privacidade quem tem perfil fake e isto tem a monte, afinal muitos não querem mostrar o rostinho de suas coberturas em Moema e Leblon aonde criticam tudo e fumam seu baseados, dizendo que comunismo/socialismo é lindo.
Caleb Enyawbruce
Blkd
Lord Cheetos
O ID baseado no rosto da pessoa não seria um dado pessoal? Além de que nem avisam as pessoas.
Bruna C. C. de S. Wojtenko
Volta pro G1, oferenda!
zoiuduu .
Pra mim é mimimi, uma vez que podem pegar qualquer informação minha, na vdd vai ser é muito bom, que daí podem colocar anúncios melhores.No futuro uma coisa boa seria um app que liga seu gps, e ele vê o que vc buscou no google, tipo celular, carro, caneta,, e quando vc passa no painel de propaganda OLED ele muda a propaganda de banda de pagode pra um celular que vc tava buscando e o endereço da loja ali pertinho.Se é pra ter propaganda no mundo ao menos que sejam umas boas,diabo de hotel trivago, nem viajo e tenho q ficar vendo akela merda.
zoiuduu .
kkkkkkkkkkk não tem como nao rir disso kkkkk
joaofla123
Acho que essa camera não tem zoom o suficiente kkkkk
Caleb Enyawbruce
Mas que besteira... Esses caras não tem mais com oq se preocupar não?
Zanac_Compile
Tomara que a empresa por trás do cartaz torça a coluna desse povo, destruindo essas acusações, pois dá pra ter toda essa tecnologia sem infringir nenhum requisito de privacidade. Mas... se essa emprega age de má fé e faz tudo de forma negligente, tem mais é que tomar um processo mesmo.
Zanac_Compile
óbvio !
Pois é... sabemos quem são esses do grupo "quem nao deve nao teme"..
grande_dino_2
Pior é ver que tem gente que acha que realmente só a esquerda reclama (e de coisa fútil).Como se preocupação com privacidade tivesse orientação política ou fosse fútil.
nada a ver com esquerdista/direitista amigo....
Luis Fernando
mimimi de esquerdista!
joaofla123
Pode ser que sim, mas em algum momento a foto é capturada e digitalizada para ser transformada em alguma representação. Creio até que antes de qualquer comparação o algoritmo possa até realizar algum processamento nas fotos, a fim de melhorar a iluminação nos rostos tanto pra captar as emoções quanto pra realizar uma comparação mais eficaz.
Leandro Alves
Acho que a parte de armazenar eles devem gravar uma "representação digital" do seu rosto, como se fosse um ID e não uma foto.
Funnie
bem observado
DumbSloth87
Na verdade não ficou claro porra nenhuma, essa frase ficou ambígua pra cacete.
joaofla123
“Sua câmera sensível contabiliza quantas pessoas passaram em frente à tela, ainda que a mesma pessoa passe mais de uma vez”, essa declaração deixa claro que há sim o armazenamento de informação para que ao passar novamente a mesma pessoa não seja contabilizada.