Início » Inteligência Artificial » Facebook cria inteligência artificial para interpretar memes

Facebook cria inteligência artificial para interpretar memes

A Rosetta ajuda a buscar memes e a identificar publicações com fotos abusivas

Victor Hugo Silva Por

O Facebook quer entender os memes que os usuários compartilham em sua plataforma e no Instagram. Para isso, desenvolveu uma inteligência artificial capaz de analisar o texto que aparece nas imagens e indicar o assunto do qual elas tratam.

A Rosetta, como foi chamada pela equipe de inteligência artificial do Facebook, usa essa análise para diversos fins. Ela ajudar os usuários a encontrarem memes mais rapidamente e sinaliza publicações abusivas, que promovem discurso de ódio ou que são identificadas como spam.

Além disso, a ferramenta servirá para os softwares leitores de tela compreenderem do que se trata uma imagem e indicarem para pessoas com deficiência visual.

De acordo com a plataforma, a Rosetta analisa o conteúdo em tempo real e consegue processar bilhões de fotos e frames de vídeo diariamente. Basicamente, ela é um sistema de reconhecimento ótico de caracteres que consegue ler com muito mais velocidade.

Um post no blog do Facebook explica que o primeiro passo é buscar nas imagens áreas retangulares que potencialmente contam com texto. Em seguida, uma rede neural convolucional entra em ação para reconhecer e traduzir o que está escrito.

Em testes desde 2015, a Rosetta já está sendo usada por equipes do Facebook e do Instagram para moderar o conteúdo publicado pelos usuários. A próxima etapa de desenvolvimento da inteligência artificial deve envolver o suporte para mais idiomas e melhorias na análise de textos que aparecem em vídeos.

Com informações: TechCrunch, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bernardo Rosenfeld M.

Meu deus, de novo outro perfil estúpido criado recentemente, vou até bloquear para não ler asneiras novamente. Passar bem.

Bernardo Rosenfeld M.

Oh nossa, incrível ein... agora quando é pra derrubar pessoas altamente tóxicas, distribuindo ameaças e etc só um lado que é bloqueado ou excluído, e ai, é "mistério da natureza" por acaso? Por que não para todos, seja qual lado for?

Isso é muita falta de caráter onde quer que seja. Já via isso ocorrendo antes de excluir e pelo que meus colegas de trabalho que ainda o usam me apontam mais e mais a diferença, pode ser a denúncia que for e seja a mais absurda declaração dos cidadãos, só um tipo é devidamente punido e olha lá.

Então sim, caro "Técnico Popular", mostrando claramente sua incapacidade de visualizar o cenário atual, vamos continuar batendo o pé onde for.

Marcus Araújo

Mas era só criar uma conta no Twitter pra isso, 97% dos memes do Facebook vieram de lá, ou foram kibados de lá.

Lucas Carvalho

Boa sorte, Facebook, vai precisar.

Bernardo Rosenfeld M.

Logo mais se tornará a rede antissocial mesmo, de tanta "punição" e liberdade zero que tem se mostrado. Graças que exclui a minha... e pelo que vejo gab vai dominando aos poucos.