O Google revelou no início do mês que pretendia melhorar a exibição de URLs no Chrome por entender que as pessoas têm dificuldades para entender essa informação. Mas, aparentemente, esse projeto ficará para depois.

A ideia da empresa para o Chrome era remover trechos da URL como o “www” e o “m” que indica a versão de um site para dispositivos móveis. O navegador já havia deixado de exibir trechos como HTTP e HTTPS, que não garantem a segurança de uma página.

As mudanças, no entanto, não foram bem recebidas por alguns usuários. Para eles, ao ocultar trechos da URL, o navegador contribuiria para a criação de mais sites de phishing que tentam se parecer legítimos aos usuários.

A decisão foi comunicada no blog do Google para desenvolvedores por Emily Schecter, gerente de produto do Google Chromium: “Depois de receber comentários da comunidade sobre essas alterações, decidimos revertê-las no Chrome 69 para desktop e Android”.

Segundo a empresa, a barra de endereços exibirá as URLs completas até que se conclua uma discussão pública sobre possíveis mudanças. O tópico deve ser parcialmente retomado com a liberação do Chrome 70, que deverá remover somente o “www”.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Google, porque ao invés da URL, não matas aquele câncer do AMP? Ô troço chato, bom pro site mas péssimo pro usuário.

Josynete Enzo

Gostava mto más sumiu já fiz de tudo no meu aparelho e nada quero voltar com essa função pfv

Josynete Enzo

Não mostra más as notícias no crome

lordtux

sim entendo isso mas pra muita gente não, antes eu ficava abismado com gente que pra acessar um simples site digitava no google para poder acessar, depois acabei entendendo melhor, não é a toa que o Google e outros tem toda essa preocupação com pishing, os fatos falam por si so, é por isso que falei acima que eles tem tudo que é necessário para poder resolver esse problema de maneira bem simples.

Valdinei Ferreira

Por mim, que fosse semelhante ao Opera. Como padrão, ele oculta o resto da URL, deixando apenas o domínio. No entanto, dá para alterar e deixar como apenas um foco maior no domínio e deixando o resto da URL quase invisível.

paulo yan

Porque não fazer como o safari e manter apenas o nomedosite.com e um cadeado ao lado, indicando que é um site seguro? Fica clean e fácil para todo mundo

Couto

Tirando a barra de endereço o navegador vai ficar mais clean e bonito e vai desocupar o espaço :-)

Daniel Ribeiro

Vou te falar que estou longe de ser leigo... Mas acho ótimo digitar só o nome do site e cair direto nele.

lordtux

Pra gente é simples, mas vendo do ponto de vista do pessoal mais leigo, e lido direto com isso, não, se não isso nem seria uma preocupação, mas como eu disse, solução para isso tudo seria bem simples, o Google tem tudo que é necessário mas normal em empresa grande os setores não se conversarem.

Michael dos Santos

É mais fácil digitar o endereço e ir direto ao ponto.

lordtux

Osso quando areas não se conversam, junta área de segurança, busca, machine learning e etc e pronto, direto da barra de endereços você recomenda a probabilidade do site ser fraudulento ou não, um mero banco de dados, certificado, aprovado e controlado onde instituições financeiras, bancarias poderia se inscrever e ter seus endereços validados ja ajudaria a combater fraudes e isso é so um pequeno exemplo, o Google meio via mecanimos de busca tem como saber se um site é original ou mera copia de outro, não precisam reiventar a roda.