Início » Celular » Uber testa estimativas de trânsito com base em informações próprias

Uber testa estimativas de trânsito com base em informações próprias

Objetivo pode ser de diminuir a dependência do Google

André Fogaça Por

Não faz muito tempo que a Uber passou a utilizar um valor fixo para as corridas, levando em conta a previsão de trânsito entre o início da viagem e seu destino. A empresa sempre utilizou dados coletados pelo Google para isso, mas agora está trabalhando com fontes próprias e que vem de dados dos próprios motoristas, dentro de um projeto chamado Uber Moviment.

Previsão de trânsito, ainda em testes (imagem: TechCrunch)

Com o novo método, a Uber utilizará dados coletados dos celulares dos parceiros que utilizam a plataforma para saber se há, ou não, trânsito na região. Além disso, a média do horário também será levada em conta, como a certeza de mais trânsito nos horários de pico, contra ruas menos congestionadas fora deste período do dia.

Para deixar esta informação mais transparente, já está em teste um traçado provável de rota que exibe cores que variam de acordo com o trânsito, de forma bastante semelhante ao que o Google Mapas faz. Passar estes dados ao usuário tem como objetivo deixar bem claro o motivo do valor mais alto que será cobrado, além de dar oportunidade para que outro método de transporte possa ser levado em conta – como alugar uma bike, pegar um ônibus ou ir de metrô.

O novo método pode ser interessante, mas o Google já tem essa informação de todos os motoristas que utilizam um Android, por exemplo – o que certamente oferece maior precisão de que o trânsito existe mesmo. A diferença é que com dados coletados dentro da própria empresa, a Uber não precisa depender de terceiros para isso.

Com informações: TechCrunch e Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cintia dalagnol

Ganhe até R$ 30,00 Em créditos no uber. Baixe o app e no menu da esquerda campo pagamentos, opçao promoçoes digite 24zz3v98ue. No cabify ganhe até duas viagens de R$15,00 digitando thierryc3 no campo promoçoes do menu da esquerda

Mickão

Muitos motoristas em São Paulo utilizam o Google Maps pra se locomover, eu pelo menos reparei nisso nas últimas corridas que fiz. Questionei um deles do motivo e ele me disse que além da navegação mais aprimorada, a previsão do tráfego funciona melhor.

Mickão

Eu chuto que a ideia real do Uber é reduzir custos que estão atrelados à usar a tecnologia da Google. Se for algo que seja transparente com o usuário, não vejo problema.

shinodaluk

Era só o que me faltava... já não basta tentarem usar o próprio gps que usa caminhos impossíveis agora vão usar dados de movimento sendo que a maioria dos carros fica parado esperando alguém chamar...

Rod

Não sei até que ponto isso vale a pena. Os dados de trânsito do Google são bem confiáveis.

Diego F. Duarte

Isso já tá valendo? Eu vi q o valor das corridas ficou sensivelmente mais barato em alguns momentos no Uber, dado que boa parte da informação de tráfego e poluida pelo Waze.