Início » Brasil » TV por assinatura já perdeu mais de 536 mil clientes em 12 meses

TV por assinatura já perdeu mais de 536 mil clientes em 12 meses

Crise e serviços como HBO Go podem influenciar na queda do número de contratos assinados

André Fogaça Por

Segundo relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número total de pessoas que utilizam algum plano de TV por assinatura no Brasil caiu 2,93% nos últimos 12 meses. Em números totais, as operadoras perderam mais de 536 mil assinantes desde outubro do ano passado.

Mesmo com total de contratos que vem caindo, somadas, as empresas responsáveis pelo envio do sinal da TV até o consumidor ainda contam com 17,79 milhões de clientes – considerando que um contrato é um cliente. Deste total, 97,17% está nas mãos das quatro maiores empresas, sendo a Claro com 49,98%, Sky e seus 29,30%, Vivo com 9,05% e a Oi que consegue ficar com 8,84% das assinaturas no Brasil.

Destas quatro, apenas a Oi aumentou sua participação nos últimos 12 meses, com 126 mil novos contratos, enquanto que a Vivo perdeu 25 mil, seguida pela Sky com 146 mil consumidores que cancelaram o plano e a Claro, que viu 402 mil assinantes desistirem da empresa. Já as pequenas operadoras, que correspondem com 2,83% de todas as assinaturas no Brasil, perderam 89 mil contratos.

O curioso é que mesmo com a Sky em segundo lugar no ranking de TV por assinatura, a transmissão via satélite responde pela maioria das contas, com 9,71 milhões de assinaturas (mais ou menos 54% do mercado brasileiro). Este número certamente está ligado ao lado técnico, que é mais simples de expandir com a transmissão sem cabos e que exige menor investimento da empresa.

A fibra ótica responde por apenas 3,4% de todo o Brasil, mas é a única forma de transmissão que aumentou o número de clientes, ganhando 248 mil novos assinantes no mesmo período – crescimento de 69% em 12 meses.

A queda pode ter ligações com a crise financeira que ainda está presente no Brasil, além da possibilidade de assinar serviços de vídeo sob demanda como Netflix, Amazon Prime Video e até mesmo o conteúdo da HBO, que pode ser assistido mesmo sem a necessidade de uma assinatura de pacote de TV.

Além de planos de internet em operadoras que entregam transmissão ao vivo de canais de TV por assinatura, sem exigir plano de TV paga por isso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jucie de lima

Igual a SKY que aumenta a mensalidade todo mês e pra não dar desconto de R$50 opta em perder R$469,00 como no meu caso

jucie de lima
Igual a SKY que aumenta a mensalidade todo mês e pra não dar desconto de R$50 opta em perder R$469,00 como no meu caso
Cody

Hj em Jan de 2019 a coisa piorou,cancelei minha tv esse mes,so tem comerciais da trivago sem parar,3x dentro do mesmo intervalo comercial,é de surtar qualquer um,e agora em 2019 acreditem, ao inves de diminuirem,eles aumentaram os comerciais,ta impossivel de assistir algo,eu ate gostava de alguns programas,mas desisti,agora é só stream,divido com meu irmão,e temos NETFLIX,Amazon,Crunchyroll,HBO GO e agora o TelecinePlay que não exige mais ter a assinatura da tv,fora o youtube e o que baixo na internet ate me 4k,adeus tv paga,foi a gota d agua

nice guy

Não fazia ideia da existência, os preços não são tão ruins (baratos se comparado com o absurdo que se paga no PFC).

Allef

Tem o UOL Esporte, que dá acesso ao Watch ESPN

Cadela

Simples: Plano obrigatório de 100 canais onde tu só assiste 5. TÔ FORA!!!

Felipe

Gostaria que a velocidade da internet estivesse subindo e os custos da mesma caindo proporcionalmente ao abandono da TV por assinatura

‎Michael

Ah imaginei. Pq as operações de tv por assinatura são separadas

Alexandre Roberto

Em nossa legislação, o download de filmes e livros para "consumo próprio" não é crime.
Desta forma, o jogo prossegue.

Anderson

Bem feito quem mandou não ser de um preço acessível para maioria das pessoas, ainda vai perder mais assinantes

Mario L R Mira

Preço alto x Falta de qualidade! Dá nisso!

tuneman

que massa! então não é só aqui que ocorrer esses exageros...., lembra da propaganda "o troco pode ser em bala"? hahaha!! que coisa mais cafona!

Jambeiro

Se tivesse como assinar só a SporTV (por causa da F1), pacote HBO, Universal e FX, pra mim tava bom.

Jambeiro

Eu queria cancelar minha tv da Net, mantendo só a internet (já que telefone fixo não uso mesmo) e assinar uma IPTV dessas da vida, mas admito que o Now é muito útil na hora de ver um filme - mais prático do que ficar buscando arquivo no torrent e baixando legenda.

nice guy

Praticamente o mesmo dilema aqui. O PFC tem uma opção de streaming mas é tão caro quanto o PPV na TV por assinatura. A qualidade não é ruim mas é inferior ao da transmissão tradicional. Os outros campeonatos (vejo a Premier League também) não tem opção por streaming por aqui sem ter os canais na TV por assinatura (Watch ESPN no caso da EPL).

Em ambos os casos seria legal ter uma opção de poder assinar um pacote com todos os jogos do seu time apenas, ao invés de todos os jogos do campeonato.

Exibir mais comentários