Início » Inteligência Artificial » Google Assistente conversa com telemarketing para filtrar ligações de spam

Google Assistente conversa com telemarketing para filtrar ligações de spam

Google Duplex será testado nos EUA em celulares Pixel; serviço imita humano ao telefone para reservas de restaurante

Felipe Ventura Por

O Google anunciou diversas novidades nesta terça-feira (9), e uma delas envolve o Pixel 3 e 3 XL. O recurso Call Screen permite que o Google Assistente atenda uma chamada suspeita de spam para transcrever a resposta em tempo real. Dessa forma, você decide se atende ou desliga. Será uma forma de filtrar ligações de telemarketing.

Funciona assim: o Pixel 3 recebe a ligação e detecta que o número é suspeito de spam. (O app Telefone faz isso nativamente há alguns meses.) Surge um botão Filtrar Chamada que pode ser tocado para ativar o Google Assistente. Ele atende a chamada, avisa que você “está usando um serviço de triagem”, e pede que a pessoa diga o nome e o motivo da ligação.

O Assistente vai transcrever o que a outra pessoa estiver falando. Se realmente for telemarketing, há um botão para denunciar como spam. Você também pode tocar no botão vermelho para desligar, ou no botão verde para assumir a chamada.

O Call Screen foi lançado hoje com o Pixel 3 e 3 XL; ele estará disponível para todos os smartphones Pixel até novembro, apenas nos EUA.

https://www.youtube.com/watch?v=O4jOdVTkqS4

Este é um recurso semelhante ao Google Duplex, em que o Assistente imita um humano para marcar um corte de cabelo ou fazer reserva em um restaurante. No entanto, o Call Screen é algo separado, feito localmente no Pixel.

Google Duplex imita humano para reservas de restaurante

Falando no Google Duplex, o serviço será testado nos EUA em novembro em algumas cidades. Isso inclui Nova York, Atlanta, Phoenix e baía de São Francisco. Ele estará disponível em mais locais “no futuro”, mas não houve menção de disponibilidade em outros países. Para participar do teste, é preciso ter um smartphone Pixel.

O Duplex funciona assim: você diz um comando de voz para o Assistente, como “reserve uma mesa para dois no Restaurante na terça-feira entre 19h e 20h”. Ele vai telefonar para o Restaurante sempre se identificando antes: “oi, sou o serviço automatizado de reservas do Google, por isso gravarei a chamada. Estou ligando para fazer uma reserva em nome de [pessoa]”.

Esta é uma tecnologia surpreendente porque imita bem o jeito de falar de um humano, incluindo pausas, “uhms” e “ahs”. Quando terminar a ligação, o Assistente avisa se o agendamento deu certo, e adiciona a data e a hora na agenda. As empresas poderão fazer opt-out e recusar chamadas realizadas pelo Duplex.

Com informações: The Verge, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

Não estão me cobrando, estão cobrando uma tal de Jaqueline que não conheço. Deveria ter deixado isso claro, com meu comentário realmente parece que estão cobrando a mim.

Rodrigo Gonçalves

Mais fácil pagar o que deve, não?

johndoe1981

Xô, mosca!

Vegeta humilde

Assistent conversando com assistent será q da bug?

Renan

Torcendo pra Google não vender esse recurso pras empresas

vai ser a mais nova briga de gato e rato...

André G

Use o Whoscall, ele tem um banco de dados onde os usuários colocam o nome de quem está ligando. Então se é cobrança da Casas Bahia, você já vai saber antes de atender.
E vc pode bloquear esses números pelo próprio app.

Edit:
Não estão me cobrando, estão cobrando uma pessoa que nem conheço, já falei que não a conheço, mas continuam ligando.

Lucas Klain

E nada do google home em Pt-br. :/

Anderson

Esse é um recurso que tem tudo para dar certo no mundo inteiro, essa o google acertou.

grande_dino_2

Daí você atende, grava a ligação, avisa que o número não é da pessoa que estão procurando e peça para não te importunarem mais.
Se voltarem a ligar, grave novamente e peça amigavelmente para retirarem o seu telefone da lista de cobrança deles e, se possível, ligue para eles no SAC ou algo assim e faça o mesmo pedido, deixando anotado o protocolo de atendimento.
Se eles retornarem a ligar, grave novamente, dispense a ligação e entre na justiça.
Muito provavelmente você vai conseguir ganhar uma graninha por importunação ou talvez danos morais.
E deixe anotado as datas das ligações também.

Wellington Gabriel de Borba

E quando a gente recebe ligações de cobrança em nome de terceiros qurvoceq sequer sabe que existem?

MicCaptchA

Glória a deux

Jairo ☠️

Gostei , perfeito para evitar encheção de saco.

Paçaro

Isso aí é uma maravilha porque é um transtorno a mais pro pessoal do telemarketing. Muito bom.

Renan Rufino

Muito maneiro isso, precisa chegar logo

Exibir mais comentários