Facebook Messenger testa recurso para desfazer envio de mensagens

Você poderá deletar mensagens já enviadas pelo Facebook Messenger, assim como "Apagar para todos" do WhatsApp

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Facebook está testando o recurso “Desfazer Envio” no Messenger para Android. Com ele, você poderá apagar mensagens já enviadas dentro de um limite de tempo, assim como no WhatsApp. Isso foi anunciado em abril, quando descobriram que Mark Zuckerberg excluiu mensagens da inbox dos destinatários.

A pesquisadora Jane Manchun Wong analisou o código do Messenger para Android e descobriu que o recurso Desfazer Envio (Unsend) já existe, mas está oculto. Ele permite remover uma mensagem dos dois lados em uma conversa — isto é, no seu histórico e na caixa de entrada do destinatário.

O código-fonte indica que há um limite de tempo para apagar cada mensagem, que ainda não foi definido. Ou seja, você provavelmente terá alguns minutos para desfazer o envio; depois que o prazo acabar, isso não será mais possível.

O WhatsApp ganhou a função “Apagar para todos” há um ano. Ele deixa um aviso no histórico do destinatário, dizendo “🚫 Esta mensagem foi apagada”. Você pode desfazer o envio em até 1 hora, 8 minutos e 16 segundos (= 4.096 s). O Telegram permite desfazer o envio desde 2017.

Mark Zuckerberg já consegue apagar mensagens enviadas

O TechCrunch descobriu em abril que Mark Zuckerberg e diretores do Facebook podem remover mensagens já enviadas no Messenger, sem qualquer limite de tempo; o destinatário não consegue mais vê-las. A empresa disse que a ideia era “proteger as comunicações dos nossos executivos”.

Isso foi revelado pouco tempo após o escândalo Cambridge Analytica, e repercutiu de forma negativa. Então, o Facebook prometeu que iria liberar o recurso de desfazer envio “em breve” para todos os usuários. Seis meses depois, ele ainda não foi lançado.

A empresa diz em comunicado que ainda planeja lançar o Desfazer Envio, e que “o Facebook testa internamente os produtos e recursos antes de serem liberados ao público para que possamos garantir a qualidade da experiência”.

O Facebook também prometeu um novo visual simplificado para o Messenger, que ainda está em testes; e disse que iria reduzir os avisos “vocês agora estão conectados no Messenger” após aceitar um pedido de amizade.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados