Início » Computador » O que é Anti-Aliasing?

O que é Anti-Aliasing?

Filtro ajuda a suavizar o contorno dos elementos visuais de um jogo. Descubra como funciona

Por
34 semanas atrás

Se você costuma jogar no PC é bem capaz que já tenha se esbarrado com esse termo nas configurações gráficas de algum game. Mas afinal, o que é Anti-Aliasing? De forma bem simples, o recurso ajuda a suavizar os contornos de personagens, objetos e cenários. A ideia do Anti-Aliasing, quando ativado, é evitar que as imagens fiquem com um aspecto “serrilhado” nas bordas, deixando o visual mais natural.

Mas isso não sai de graça e há um impacto no desempenho do software, já que o jogo fica “mais pesado” para rodar por conta do processamento extra. A seguir, descubra detalhes e tire suas dúvidas sobre o Anti-Aliasing.

Anti-Aliasing / Wikimedia Commons

Para que serve o Anti-Aliasing?

As imagens virtuais (estáticas ou dinâmicas) são compostas por pixels e, por natureza, cada um deles possui um formato quadricular. Como estamos falando de micro figuras com arestas, ao reunir centenas de milhares delas para formar uma imagem circular, por exemplo, é natural que “pontas”, ou “serrilhados”, fiquem visíveis.

Dependendo da resolução do monitor que estiver usando, esse aspecto mal recortado das figuras pode ser ainda mais impactante.

O filtro Anti-Aliasing age justamente como uma espécie de “borracha” que, ao invés de apagar, borra as bordas de uma determinada figura, como se fosse um blur – daqueles que existem em programas de edição de imagem, para tornar os contornos mais realistas. O recurso pode ser usando tanto em imagens estáticas (fotografias, por exemplo) ou dinâmicas (jogos e vídeos).

Como funciona, na prática, o filtro?

Para aplicar o recurso, o sistema preenche os espaços entre as pontas dos pixels conglomerados… Com mais pixels! A diferença é que o Anti-Aliasing ajusta a cor desses quadradinhos extras para que eles amenizem o aspecto serrilhado, ou efeito escada, das linhas.

É bom deixar claro que, embora o filtro ajude bastante a melhorar o aspecto visual das imagens, ele não é perfeito ou vai eliminar 100% o serrilhado. É claro que se você estiver jogando com um monitor de alta resolução, já ajudará bastante. Além das soluções oferecidas pela Microsoft para a questão, a Apple também utiliza o recurso para aprimorar imagens.

Anti-Aliasing / Wikimedia Commons

Que tipo de Anti-Aliasing é o melhor para você?

Isso depende, diretamente, do poder de processamento da máquina que estiver usando. Apesar de haver outras variações, para deixar as coisas mais claras, vamos listar os seguintes tipos de filtros mais comuns:

  • FXAA, para PCs mais fracos
  • MSAA, para PCs medianos
  • SSAA, para PCs top de linha

Como a própria divisão acima mostra, o tipo de filtro que você terá à disposição dependerá do poder de processamento da sua placa de vídeo. Os PCs mais fracos, por razões óbvias, têm bem mais restrição de escolha.

Se estiver usando uma máquina mais poderosa é possível escolher o melhor Anti-Aliasing disponível ou algum menos potente se preferir, para o jogo não sofrer tanto impacto de performance.

Novamente batendo na tecla dos monitores, o tamanho do display e sua resolução serão determinantes para saber qual melhor tipo de Anti-Aliasing usar, no seu caso. Telas de alta resolução, como as QHD/2K (1440p) e UHD/4K (2160p), terão naturalmente bem menos imagens com bordas serrilhadas por conta da alta densidade dos pixels produzidos.

Com isso, a necessidade de usar um filtro mais poderoso é bem menor ou mesmo não necessário.

Que tipos de efeitos o Anti-Aliasing causa no computador?

A ativação do filtro causa um aumento extra de processamento do software, como um game, por exemplo. Como já foi dito antes, isso acontece pela enorme quantidade de pixels que são lançados a mais nas imagens, com o intuito de suavizar seu aspecto visual.

No caso de um jogo, que lida com imagens dinâmicas, essa ação é contínua e – dependendo da capacidade de processamento da sua placa de vídeo – pode ter um impacto negativo maior no desempenho do seu gameplay (PCs mais fracos podem até sofrer com travamentos do game).

Já computadores top de linha também podem sofrer quedas de performance, mas as consequências são mais amenas.

Anti-Aliasing / Wikimedia Commons

Com informações: Gamingscan e Lifehacker

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.