Início » Celular » Android vai permitir que você use aplicativo durante sua atualização

Android vai permitir que você use aplicativo durante sua atualização

A nova API do sistema operacional também é capaz de bloquear aplicativo para forçar a atualização

Victor Hugo Silva Por

O Android tem duas soluções para que desenvolvedores e usuários mantenham os aplicativos em suas versões mais recentes. Ambas estão em uma nova API do sistema operacional, que muda a forma como as atualizações são realizadas.

Uma das alternativas é a atualização flexível, em que o aplicativo segue em funcionamento enquanto é atualizado. O sistema baixa a atualização em segundo plano e você só precisa reiniciar o aplicativo após as mudanças serem instaladas.

API do Android para atualização de aplicativos

Outra opção é a chamada atualização imediata, que permite forçar a instalação de uma versão mais recente do aplicativo. Esse método ocupa toda a tela do aplicativo e é voltado para correções de segurança e outras atualizações importantes.

A nova API foi apresentada durante o Android Developer Summit, um evento para desenvolvedores realizado em Mountain View, na Califórnia. Na mesma conferência, o Google revelou que o Android será compatível de forma nativa com telas dobráveis.

Inicialmente, a API será oferecida a um grupo restrito de desenvolvedores. O Google afirma que ela será liberada para todos em breve, mas não informou quando isso acontecerá.

Apps terão apenas o necessário para o seu dispositivo

O Android também possui uma nova forma de reduzir o espaço ocupado pelos aplicativos na memória dos aparelhos. De acordo com o Google, eles estão em média cinco vezes maiores em comparação ao que existia em 2012.

Isso faz com que os apps mais pesados sejam instalados em menos dispositivos e sejam os primeiros a serem desinstalados quando toda a memória está ocupada. Para liberar espaço em smartphones e tablets, a empresa criou o Android App Bundle.

Trata-se de um método em que o aplicativo instala somente os conteúdos necessários para funcionar no seu aparelho. A solução consegue reduzir o tamanho do app em 35% e já está sendo implementada em aplicativos como YouTube, Google Maps, Google Fotos e Google News.

Com informações: Google, SlashGear, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jedielson Almeida

Essa de instalar somente o essencial deveria ser nativo há anos! mas que bom que, mesmo a passos lentos, o Android está em constante evolução.

@Sckillfer

No caso essa mensagem seria a evolução do que acontece atualmente: tu tá usando o app e ele fecha do nada pq tá atualizando, se tu desativar a atualização automática não deve aparecer (espero eu com muita fé)

@Sckillfer

Uau Google, descobriu que fundo branco gasta mais bateria em oled, que o app fechar enquanto o usuário usa pq tá atualizando não é legal e que os apps instalarem arquivos para todas as arquiteturas de CPU existentes ao invés de só a do SoC do aparelho é um desperdício de banda e espaço?

Quanta descoberta num ano só, o que mais vai descobrir? Que a Play Store começar a atualizar apps do nada é desperdício de bateria e atrapalha o desempenho e seria melhor faze-lo quando o aparelho tá bloqueado carregando!?

Will

só espero que essa "atualização imediata" não seja mal usada, pois o cara pode forçar alguém a atualizar sem ter vontade, msm o aplicativo não apresentando problemas

Guilherme Leoni

Ótima novidade para os devs! Vai ser MUITO bem vinda!

Ed. Blake

Às vezes acho que o Google desperdiça energia com umas coisas tão bobas enquanto outras importantes ficam no limbo pra sempre.