Início » Gadgets » Como remover proteção contra a gravação em pendrives

Como remover proteção contra a gravação em pendrives

Pendrives e cartões de memórias podem ser protegidos contra gravação de dados; saiba como removê-la e voltar a salvar seus arquivos

Por
41 semanas atrás

Pendrives e cartões de memória são ferramentas práticas e que usamos quase todos os dias, mas às vezes eles podem gerar problemas: é comum encontrar unidades com proteção contra gravação, porque usuários anteriores não queriam que fizessem novas gravações no armazenamento (sob o risco de perder o que já estava lá).

Isso varia desde a clássica chave em cartões SD, a até mesmo proteção via atributos de sistema que impede qualquer alteração ou inclusão de novos arquivos.

PhotoMix Company / pendrive e cartões de memória / como remover proteção contra gravação

Neste post você vai aprender a como remover a proteção contra gravação de pendrives e cartões de memória, seja ela física, com uso de chaves ou lógica, se aplicada em arquivos individualmente ou em toda a unidade de armazenamento portátil.

Como remover a proteção física contra gravação (SD card)

Nos cartões SD e em alguns modelos de pendrive, existe uma trava física, uma pequena chave projetada para impedir a escrita de novos dados, deixando a unidade em modo de leitura. Tudo o que o usuário precisa fazer para habilitar o modo de leitura e escrita é mudar a posição da chave; feito isso, é possível salvar arquivos e fotos novamente.

Embora seja um passo um tanto óbvio, há quem esqueça completamente que tais chaves existam; logo, não custa checar.

InspiredImages / cartão SD / Pixabay / como remover proteção contra gravação

Claro que este é o método mais simples de proteger dados, e existem outros mais elaborados, capazes de tornar um arquivo ou uma unidade inteira protegidos contra gravação. Por sorte, também não é tão difícil contornar esses bloqueios.

Como remover o modo somente Leitura de arquivos

Um modo simples de proteger arquivos é marca-los como somente leitura, o que protege dados já gravados em pendrives e cartões de memória, mas não impede que novos arquivos sejam armazenados nos mesmos. Se você precisa fazer alterações nesses arquivos, entretanto, é possível remover a proteção facilmente.

No Windows:

Propriedades de Arquivos no windows / como remover proteção contra gravação

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta que deseja desproteger;
  2. Selecione Propriedades;
  3. Em Atributos, desmarque a caixa Somente leitura e clique em OK.

Simples assim.

No macOS:

Propriedade de arquivos no macOS / como remover proteção contra gravação

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta que deseja desproteger;
  2. Selecione Obter informações;
  3. Em Compartilhamento e Permissões, clique na opção Privilégio ao lado de seu próprio nome de usuário (marcado como “eu”) e selecione Leitura e Gravação;
  4. Repita o passo 3 para os outros tipos de usuários (staff, para membros de um time ou everyone, para todo mundo), se deseja que outros tenham as mesmas permissões;
  5. Feche a janela de informações.

E pronto.

Como remover a proteção contra gravação

Se o pendrive ou cartão de memória não aceita nenhum tipo de arquivo novo ou alterações nos já presentes, é possível que ele tenha sido protegido contra gravação através da inclusão de atributos via sistema operacional, e isso é algo que mesmo uma mudança de chave de posição ou alterações nos atributos é incapaz de mudar.

Claro, há meios de remover a proteção e libertar totalmente a unidade para gravação.

No Windows:

Microsoft DiskPart / como remover proteção contra gravação

O Windows possui uma ferramenta própria chamada DiskPart, que serve para gerenciar partições e alterar parâmetros em unidades de armazenamento. Ela é acessível através do Prompt de Comando, mas é simples de se usar.

  1. Acesse o Prompt de Comando digitando cmd no campo de busca do Windows 10 (em outras versões, clique em Iniciar, Executar, digite cmd e tecle Enter);
  2. Digite diskpart e tecle Enter. Uma nova janela será aberta para a ferramenta;
  3. Digite list disk e tecle Enter;
  4. O DiskPart listará todas as unidades de disco, identificando-as com números de 0 em diante. No caso acima, o disco 0 é o HD onde o Windows está instalado, e o disco 1 é um pendrive de 4 GB;
  5. digite select disk ‘número do disco’ e tecle Enter, selecionando a unidade do pendrive ou cartão. Acima, para selecionar o pendrive, o comando seria select disk 1;
  6. Digite attributes disk clear readonly e tecle Enter.

Feito isso, o DiskPart removerá os parâmetros de Somente Leitura, permitindo que o pendrive ou o cartão de memória voltem a salvar arquivos.

Para sair do DiskPart após o procedimento, digite exit e tecle Enter. E pronto.

No macOS:

Utilitário de Disco do macOS / como remover proteção contra gravação

No sistema operacional da Apple, o programa encarregado de alterar parâmetros de unidades é o Utilitário de Disco, e ele pode ser operado normalmente pelo ambiente gráfico do macOS. Assim, ele é ainda mais simples e amigável do que o DiskPart.

  1. Clique na ferramenta de busca do macOS (ou aperte a combinação Command + Barra de Espaço; num teclado não-Apple, Tecla Win + Espaço) e digite Utilitário de Disco. Dê um duplo clique no ícone;
  2. Selecione a unidade do pendrive ou cartão de memória à esquerda;
  3. Clique no botão Reparar no topo da janela, e depois em Executar.

O Utilitário de Disco fará uma varredura completa na unidade, revertendo-o ao estado original sem mexer nos arquivos. Assim, os parâmetros de Somente Leitura serão removidos.

E pronto, você já pode utilizar seu pendrive ou cartão de memória para salvar o que quiser.