De acordo com uma fonte que conversou com a imprensa americana, a LG pretende ter uma TV com tela enrolável já em 2019. A ideia não é nova e um protótipo deste tipo de display foi apresentado pela empresa sul-coreana na CES deste ano, que aconteceu em janeiro, na cidade americana de Las Vegas.
- LG mostra TV OLED de 65 polegadas que pode ser enrolada
- Parece uma folha de plástico, mas é uma tela flexível de 18 polegadas criada pela LG
Os rumores apontam para exatamente o protótipo apresentado, que tinha uma tela fina de 65 polegadas e que poderia ser enrolada. O objetivo de enrolar o display é de deixá-lo guardado dentro de um móvel pequeno, quando não está em uso. Ou então levantar apenas uma parte pequena e exibir informações sobre previsão do tempo e variações do mercado de ações.
Outra aplicação deste tipo de tela é a adaptação para um formato diferente de tela, como passar do 16:9 que temos na TV aberta para um 21:9 que muitos filmes utilizam. Baixando o display, o usuário não notará barras pretas no topo e na parte inferior. A sensação será de uma tela de projeção, sem o projetor do outro lado da sala.
O tipo de tecnologia de tela escolhida é o OLED. Como cada pixel tem sua própria fonte de iluminação, pode existir uma espécie de malha com eles e que é maleável. Algo impossível com telas LCD (inclua tela LED nisso), que dependem de uma fonte externa de iluminação para fazer o brilho funcionar perfeitamente.
Vale lembrar que a LG é uma das fabricantes mundiais de telas para outras empresas e o lançamento pode estar relacionado com este tipo de negócio, dando para outras marcas a possibilidade de ter uma tela que pode ser enrolada.
Nós estaremos lá na CES 2019, que acontece na primeira semana do mês que vem e, se encontrarmos alguma TV que pode ser enrolada, certamente vamos te avisar.
Com informações: The Verge.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Só queria uma tecnologia tipo a OLED, sem burn in, 1ms, 144hz-240hz, 4K... :'(. Até hoje acho a tela do meu S5 bem superior a essas LCD IPS que vendem nos monitores de 4 mil reais.
se a parede atrás da TV for clara e o local estiver minimamente iluminado, dá pra notar sim.
As barras só deixam de ser "cinzas" e passam a ser realmente pretas, mas continuam lá.
Mas no OLED não dá para notar as barras pretas.
"Outra aplicação deste tipo de tela é a adaptação para um formato
diferente de tela, como passar do 16:9 que temos na TV aberta para um
21:9 que muitos filmes utilizam. Baixando o display, o usuário não
notará barras pretas no topo e na parte inferior. A sensação será de uma
tela de projeção, sem o projetor do outro lado da sala."
Esses dias estava imaginando isso quando via os vídeos do MKBHD na nova proporção de tela, mas pensei justamente numa tela que também se esticasse lateralmente... quem sabe daqui uns 10 anos!