Início » Software » Como corrigir o erro “Video TDR Failure” (tela azul Windows 10)

Como corrigir o erro “Video TDR Failure” (tela azul Windows 10)

Tela azul da morte? Veja como corrigir o erro “Video TDR Failure” em computadores com Windows

Por
10/01/2019 às 13h03

Se você usa, ou usou, alguma versão do Windows na vida, certamente já passou pelo terror da tela azul da morte. A questão é justamente descobrir o que pode ter ocasionado o problema. Um dos erros que pode gerar a blue screen é o “Video TDR Failure”, que geralmente acontece em PCs a partir do Windows 7 e está relacionado com falhas no driver da placa de vídeo. Veja como corrigir.

O Video TDR Failure pode estar associado a um erro no arquivo “atikmpag.sys”. Como o problema, neste caso, se refere a vídeo, tente antes atualizar o driver da sua placa. Se não resolver, continue no tutorial abaixo.

Foto: Andrew Writer via Flickr/CC

Opção 1: faça uma “inicialização limpa” do PC

1. Inicie seu computador em Modo de Segurança. Para isso, ao iniciar o Windows, mantenha pressionados as teclas “shift” e “F10”;

2. A primeira coisa a tentar é fazer uma “inicialização limpa” do sistema. Isso ajuda a checar se algum programa, em segundo plano, pode estar causando problemas;

3. Para fazer o procedimento, aperte as teclas “Windows + R” e, depois, digite “msconfig” (sem as aspas). Clique em OK;

4. Em “Configuração do Sistema“, na tela que abrir, clique em “Serviços“;

5. Selecione o box com a opção “Ocultar todos os serviços Microsoft“, na parte inferior da tela, e clique em “Desativar tudo“;

windows / reprodução

6. Agora, vá até a aba “Inicialização de Programas”. Clique em “Abrir Gerenciador de Tarefas”;

7. Na opção “Inicializar“, desabilite todos os softwares que não forem da Microsoft;

windows / reprodução

8. Feche a janela do “Gerenciador de Tarefas”, clique em OK na janela de “Configuração do Sistema” e reinicie o computador.

Se o problema tiver sido resolvido com o procedimento acima, e caso você queira habilitar novamente os programas, basta seguir os mesmos passos e ative um a um e monitore.

Caso, após habilitar um software, o PC voltar a dar tela azul, é provável que este seja o problema. O recomendado, então, é desinstalar essa aplicação.

Opção 2: restaure o sistema

Caso o procedimento acima não tenha resolvido o erro “Video TDR Failure”, e o seu computador continue dando tela azul da morte, você pode tentar restaurar o sistema para um período anterior à última instalação do Windows Update. Para isso, basta seguir os procedimentos descritos no link abaixo:

Mais sobre: ,