Início » Aplicativos e Software » Windows 7 vai perder suporte gratuito daqui a um ano

Windows 7 vai perder suporte gratuito daqui a um ano

Windows 7 não receberá atualizações gratuitas de segurança após 14 de janeiro de 2020, ficando mais vulnerável a vírus e ataques

Felipe Ventura Por

O suporte estendido ao Windows 7 vai acabar daqui a um ano, em 14 de janeiro de 2020. Isso significa que o sistema não receberá atualizações gratuitas de segurança, ficando mais vulnerável a vírus e ataques. Empresas poderão pagar para receber updates até 2023, mas a Microsoft recomenda que todos migrem para o Windows 10.

A Microsoft explica que o Windows 7 poderá ser instalado, ativado e usado mesmo após janeiro de 2020. No entanto, "assim que o suporte for encerrado, seu PC ficará mais vulnerável aos riscos de segurança... você parará de receber atualizações de segurança e de recursos".

Para consumidores, a Microsoft recomenda simplesmente atualizar para o Windows 10 comprando uma licença completa. Isso significa pagar R$ 559,99 pela versão Home ou R$ 809,99 pela versão Pro. "Para usufruir dos recursos mais recentes do hardware, recomendamos que você adquira um novo PC", ela diz.

Windows 7 receberá atualizações pagas até 2023

Enquanto isso, as empresas poderão receber atualizações de segurança — mas elas não serão gratuitas.

Clientes do Windows 7 Professional e Enterprise no Licenciamento por Volume poderão adquirir as Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) entre 2020 e 2023. O preço dependerá da quantidade de dispositivos e vai aumentar a cada ano. Elas receberão desconto se estiverem migrando para o Windows 10.

Há também o serviço Windows Virtual Desktop (WVD) que oferece máquinas virtuais rodando Windows 7 e hospedadas na nuvem Azure. Elas receberão os mesmos patches de segurança até 2023. Isso está disponível para empresas que assinam o Windows Enterprise E3.

Por fim, os clientes do Microsoft 365 Business podem atualizar dispositivos com licença do Windows 7, 8 ou 8.1 Pro para o Windows 10 sem custo adicional.

Há ainda as versões Embedded do Windows 7, usadas em sistemas de entretenimento para carros, em equipamentos de indústria e em terminais PoS (como caixas de supermercado). Elas terão suporte oficial até 2021.

O Windows 10 ultrapassou o Windows 7 em número de usuários de internet, segundo o NetMarketShare: eles respondem por 39,22% e 36,9% do mercado, respectivamente. Você está usando o Windows 7 na sua casa ou empresa?

https://twitter.com/Windows7EoS/status/1084789278629076992

Com informações: Ars Technica, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Ferraz
isso é uma sacanagem deles,só 39 usam o win 10,isso que dizer que os restos usam o win 7 ou win 8,eles estão obrigando quem usa o win 7 ainda a usa a porra do win 10,eu odeio o win 10 e pior ainda se eles fizeram essa loucura vão é lasca muitos produtores de jogos,muitos jogos aindam pegam o win 7,eles estão é doidos em fazer isso,deixem o win 7 em paz,não fazem essa loucura,se fosse 90% de pessoas usando win10 poderia dizer para migra para essa porra,mais nem tem muita gente usando isso,eles estão lascando todo mundo que usa o win7.
sandy maria da silva ferreira
eu uso windows 7 desde que comprei meu notbook ha uns 10 anos , mas agora nao sei o que fazer terei que atualizá-lo para windows 10 e como vou manter meus arquivos??
Cayari
jogo offline eu crackeio mesmo, jogo que é online eu compro
Cristina Nascimento
Fotos e vídeos, clips caseiros de familia, filmes e séries, q deixo como backup caso de pau no hd externo.
Bruna C. C. de S. Wojtenko
Manjaro é o mais fantástico. Toda a comunidade do Rolling Releasing e do AUR para iniciantes. Gosto de indicar também o mint. Mas para o meu PC, sou Arch e não abro.
Flavio Toledo
mas o que vc usar para precisar tanto de hd 1TB ???
Flavio Toledo
Ano passado montei computador instalei ArchLinux escolhendo dedo os softwares estou satsifeito. Somente para outras pessoas recomendo Majaro e Ubuntu em vez ficar pirateando windows 7.
Cristina Nascimento
Não me chamo "mona", acho esse nome ridículo..Não uso cortana.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
mesmo assim mona, o pro também possui a cortana, veja como desativar (ou remover) ela, e deixe as atualizações como opcional, claro, tirando um dia pra ver se tem atualizações que o disco não sofre tanto.
Cristina Nascimento
Fiz a troca do Home pelo Pro e no ato da compra o vendedor modificou a memória, de 12 para 16gb.
Rafael Moreira
Ops é Hardware que é caro. Troquei as bolas kkk.
Keaton
Nem me fala... problema nem são os periféricos... são o hardware.Unico periférico caro que eu compraria era um Das Keyboard (ou algum outro bom e barato, que não tenha leds multicoloridos pra infernizar a vista).
Rafael Moreira
Já joguei bastante no Windows 10 com uma GTX 460. Titulo até novos com bom gráfico como GTA V. Como não estou com a vida ganha me desfiz do desktop e peguei um Mac para trabalho e estudo. Hoje em dia não tenho mais animo para montar um bom desktop gamer, os periféricos está o olho da cara. Neste caso entra o X-One Scorpio como boa alternativa para jogar, e tem um desempenho brutal e da conta do recado. De fato nos tempos atuais não preciso mais ser refém do Windows.
Rafael Moreira
Dependendo do modelo dificilmente dará problemas. Já usei um Corsair Neutron GTX por um bom tempo, inclusive vendi e peguei um Samsung 850 Evo de 500gb. Comprei pelo ML sem nota, e já faz 1 ano que tenho ele. Marcas como Kingston e Sandisk para SSD prefiro evitar. Gosto das duas somente no que se diz respeito a pendrive.
Cristina Nascimento
Não uso cortana.
Cristina Nascimento
preciso de um ssd de 1tb, tá caro ainda.
Geraldo Lopes
E eu sempre instalei x64 desde o Vista... tentei o XP x64 mas não deu muito certo pois tinha poucos programas para 64 bits. Depois do XP nunca mais usei x86, a não ser no Android.
Geraldo Lopes
Uma máquina com uma configuração tão boa rodando com um HD mecânico? Que desperdício...
Geraldo Lopes
O meu velho notebook Dell N4110 de 2012, sempre rodou Windows 7 Ultimate x64 num HD de 750GBs da Western Digital. Recentemente fiz um "up" e substitui por um SSD kingston A400 de 240GBs, instalando o Windows 10 LTSB (1607) x64, mantendo o velho HD (instalado num Caddy) somente para armazenamento de arquivos. Ficou uma beleza... parece outra máquina novinha em folha.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
woosh...
Celso
O Windows NT 6.1 é um caso diferente do Windows NT 5.1.O Windows NT 5.1 só está aguentando porque a Microsoft lançou uma edição específica do Windows XP em 2009 (Windows POSReady 2009).O Windows NT 6.1 não tem nada disso, por isso que o máximo que vai aguentar é 2021 (graças ao Windows ThinPC e ao Windows Home Server).Não confundir com.o tempo em que ainda será relevante no mercado de SOs, porque se depender de empresas e organizações, pode até não chegar em 2030, mas em 2025 ainda vai ter muito PC rodando Windows 7.
tuneman
o PC da minha mulher era uma carroça igual ao seu até eu instalar o Win10 LTSB.Sem a cortana, loja e atualizações frequentes ele é bem agil.
Gustave Dupré
Não foi bem o mérito da cobrança que eu estava questionando e sim a falsa sensação de suporte gratuito.Para você ter suporte gratuito no windows, você precisa do windows, o windows é pago, logo o suporte é pago.Claro, isso é um ponto de vista, em situações diferentes, pessoas diferentes, podem pensar diferente.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
achou errado.se eles quiserem dar suporte á parte eles dão, o produto é deles, o mercado de suporte é livre pois tem as custom builds por aí...o windows xp também vai terminar em 2020, depois disso só atualização paga
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
esse windows é o home, ele possui a cortana.é eu fico enchendo o saco da cortana, ela é um dos fatores de uso de disco alto, outro fator é atualizações automáticas, precisa configurar para ser opcional, mas o "pior" fator ali é o disco ter rotação baixa (5400rpm).
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
poisé, é o usuário, tenho HD mecânico e mal fico com 20% de uso no windows 10... até o kaspersky decidir escanear.porém eu preciso adicionar que a minha versão do windows NÃO TEM a cortana (ela causa uso de disco...).
Cristina Nascimento
Meu note não tem drive de cd pra usar como secundário.
Cristina Nascimento
Coloquei o link das specs do meu note aki em cima pro Mateus, dá uma olhada. Sou meio fraca de hardware, meu lance é soft.
Cristina Nascimento
Acho q ele é de 2015. é esse aki:https://www.cnet.com/products/toshiba-satellite-radius-15-p55w-c5316-4k-15-6-core-i7-6500u-12-gb-ram-1-tb-hdd/
Cristina Nascimento
Ele é ultra fino, nem porta ethernet tem. Não é Ultrabook, mas é um note 2 em 1, q pode usar como tablet tb, é de 15,6".
Cristina Nascimento
O Note só possui o drive de hd, não tem de cd pra usar como secundário. Terei q comprar um ssd de 1tb.
Keaton
ah sim, pessoal reclama do desempenho por algum motivo.
Rafael Moreira
Depende do sistema também que a pessoa utiliza. Se for Win10 é no minimo 4gb de RAM, sendo o ideal 8gb. Para fazer isso que você citou 2gb dá se o usuário usa um Windows 7 de 32 bits. Mais já adianto que ira precisar de desligar os efeitos visual do Aero, que consome uma boa quantidade de RAM. Se puder deixar o tema clássico estilo Win98 no WIndows 7 é até melhor.
Rafael Moreira
Não tem nem a gaveta falsa de DVD ? É um ultrabook ? Como citaram ai em cima, ver se tem entrada mSATA slot. Caso contrario pode usar a combinação HD externo USB 3 + SSD 240gb interno.
Rafael Moreira
É uma boa também usar o mSATA e manter o disco mecânico no lugar. Caso não tenha o slot, a opção é usar um caddy no lugar do drive de DVD.
Rafael Moreira
Já peguei diversos notebook com HD mecânico rodando Windows 10, e na maioria das vezes o disco ficava em 100% de uso, com quase nada em execução. Já seguir alguns tutoriais desativando alguns serviços e o problema de fato nunca foi totalmente solucionado. Vale lembrar que o Windows 10 baixa as atualizações e instala em segundo plano, comprometendo todo o desempenho da maquina. Por esse motivo recomendo sempre o uso de um SSD para rodar o sistema, especialmente em notebook aonde vi os maiores problemas. HD de desktop tem uma rotação maior, então não sofre tanto como o HD de notebook de baixa rotação. Se para você está ótimo, que bom!!
Rafael Moreira
Já testei diversas distro, e a que mais me agradou foi o Ubuntu 16.04 LTS. Irá receber suporte a atualizações por um bom tempo, e a interface Unity me agrada. Linux Mint é uma boa alternativa para quem vem do Windows.
Mateus B. Cassiano
Já investigou se o seu notebook não tem um slot mSATA ou M.2? É algo muito comum nos notebooks de 2013 pra cá, o que permitiria instalar um SSD pequeno para o sistema operacional e arquivos sem ter que substituir o HD mecânico...
Rafael Moreira
Não citei problema de jogos. Só disse que se for voltar a jogar irei investir em um console e não em um desktop.
Rafael Moreira
Tem SSD da Kingston de 240gb saindo por R$ 218 reais no Mercado Livre. Para instalar o sistema operacional + programas de uso em geral está bom. Arquivos maiores como filmes, musicas e jogos é melhor usar um HD tradicional de 1TB.
Eduardo
Sou mais preguiçoso pro arch então fiquei no manjaro
Barbaric Boomerang
A não ser que o HD esteja lotado de programas a combinação SSD + HD externo é a melhor solução.
Mike Cross
Claro, você pode ser bem enxuto perante seu uso de computadores. Eu apenas levantei esse ponto pois, vamos ser francos, esse está cada vez sendo menos e menos o perfil do usuário médio, ainda mais que consumo de mídia simplesmente cresceu a níveis estratosféricos.
angelobio
Depende do objetivo: acessar internet, e-mail e fazer ofícios (texto) em um escritório, não precisa nem de 2GB de RAM.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Uso HD mecânico em um note 4gb/i3 de 2014 e no meu PC gamer de boa. E nem tenho problema com uso de disco. E estão aqui liso.É o usuário que faz o sistema ser bom, e não o sistema e nem as peças que usa que ditam como deve ser o desempenho.
Cristina Nascimento
Sou pobre e largada às traças, ngm ker ser meu amigo:-(
Mickão
Putz, ai fica meio complicado. Os de 1TB realmente não tem preço nada convidativo. Se tiver algum conhecido em viagem internacional (EUA, principalmente) e que possa trazer, é uma alternativa.
Cristina Nascimento
Meu notebook não tem drive de cd, não posso manter os 2, vou ter q pegar um de 1tb no mínimo. Tá caríssimo.
tuneman
É msata. Rodou muito rápido, mas a ventoinha sempre ativa.
Mickão
Você vai sofrer bem mais mantendo um Windows 10 com HD mecânico. Vale muito o esforço pra pegar um SSD de 240GB (da pra achar, em média, entre R$250,00 e R$300,00 ou até menos dependendo da promoção), o desempenho da máquina é outro papo. Seu sofrimento também diminuirá drasticamente xD
Mickão
RIP, Windows 7. Foi um excelente SO.
Cristina Nascimento
Eu tou sofrendo, mas SSD ainda tá bem caro, vou ter q esperar mais um pouco.
Gustave Dupré
Suporte "gratuito" achei que* estava agregado no valor do software.
Keaton
Esse modelo ai tem um SSD de 32GB... mas é um modelo de 2013...
Keaton
Qual o problema de jogo e o Windows 10? :IFiz vários e vários testes, e a diferença foi de menos de 2%... (FX 6300, 750, 8GB)
betacaroteno
Archlinux é vida!
Robert Rey
Mas o seu é SSD mesmo ou eMMC? Porque existe uma grande diferença de perfomance entre os dois. As vezes eMMC parece um HD, com a diferença de não ter partes móveis.
Bruna C. C. de S. Wojtenko
Arch Linux aqui funcionando bem, iniciando rapidamente e me suprindo ao que jogo. Nunca mais pretendo voltar ao Windows
Mike Cross
E isso nem é por conta do sistema operacional. Do jeito que páginas de internet e vários programas estão ficando mais "gordos" a cada dia, usar um PC de 4 GB pra baixo anda bem impraticável.
Jairo ☠️
Win 7 foi uma boa versão , que descanse em paz em breve©
tuneman
e olhe lá. tenho um lenovo s400u com ssd de 32GB experimentei instalar o Win10.Roda tranquilo, só que a ventoinha fica no máximo....Aí voltei pro linux Mint.
Rafael Moreira
Além de migrar para o Win10 é fundamental roda-lo em um SSD, especialmente nos notebooks devido uma porrada de serviços que roda em segundo plano. Quem tem notebook com disco mecânico é melhor permanecer no Win7 ou recorrer a uma distro Linux. Atualmente só uso Linux e macOS, já o Windows só dou suporte ao usuário. Caso eu resolva voltar a jogar recorrerei a um bom Xbox One. Tenho nada contra ao sistema Windows, só não uso mais como principal.
tuneman
eu sempre instalei x64 desde o Win7.(salvo casos que algum processador ainda não era compatível *atom, cof cof*)
Kodos Otros
Coitados daqueles que dependem do Windows 10.
Lucca
"Filho vc vai dar upgrade pra windows 10?""Sim, W10..."*muda pra linux*
Anderson Antonio Santos Costa
Acho recomendável a instalação da versão de 64 bits do Windows 10 a partir de agora. Jogos e vários aplicativos passaram a recomendar o Windows 10 de 64 bits para rodar. Muitos que usam o Windows XP e alguns que usam o 7 possuem computadores com menos de 4 GB de memória RAM e usam a versão de 32 bits do Windows.
Anderson Antonio Santos Costa
O Windows 10, apesar dos bugs nas duas últimas atualizações, é melhor do que o Windows 7 em termos de suporte. Só acho que a Microsoft deveria consertar bugs e ouvir quem está na plataforma Windows Insider antes de liberar uma nova build do Windows 10.
Capitão Caverna
Já vai tarde esse Windows 95 de gamer pirateiro
raphaela1
Se tiver o mesmo fim do XP, é capaz de encerrar o suporte só em 2030
Paulo Andador
Que comece o choro das viúvas!
Robert Rey
Não sinto mais falta dele, o Windows 10 me supre tão bem quanto. O 7 cumpriu sua missão, que descanse em paz.