Início » Brasil » Marcos Pontes fala sobre franquias de internet e ideologia na ciência (atualizado)

Marcos Pontes fala sobre franquias de internet e ideologia na ciência (atualizado)

Ministro da Ciência e Tecnologia comenta sobre critérios ideológicos para bolsas de estudo e limites na banda larga

Felipe Ventura Por

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), deu uma entrevista ao Estadão comentando sobre alguns assuntos polêmicos que vieram à tona nos últimos meses, como a ideia de usar critérios ideológicos para conceder bolsas de pós-graduação no exterior, e as franquias na banda larga.

Foto por Bruno Peres/MCTIC/Flickr

Qual é a opinião dele sobre os limites mensais na internet fixa? Pontes diz em comentário na página do Tecnoblog no Facebook: "isso ainda não foi discutido pelo nosso setor técnico e assim que discutirmos e tivermos uma posição sobre isso, será de conhecimento geral".

Na entrevista, Pontes acabou basicamente falando sobre outro assunto. A jornalista do Estadão pergunta: "qual é sua opinião sobre essa cobrança de franquia de dados dentro da banda larga fixa?". Pontes responde mencionando as empresas Telebras e Viasat, que oferecem internet via satélite para áreas remotas do Brasil.

O ministro diz que elas terão um plano de internet com uma parte "gratuita" e uma parte "cobrada". Ele afirma que o valor é pequeno, mas observa: "na verdade eu não sei exatamente qual é esse valor".

No entanto, nada disso tem a ver com as franquias da banda larga fixa: provedores de internet via satélite já podem impor limites de consumo mensal. Por exemplo, o provedor HughesNet tem planos mensais que oferecem a partir de 30 GB — quanto maior a velocidade, maior o pacote. O mesmo vale para as concorrentes YahSat e NetLight.

No Facebook, Pontes explica porque acabou se confundindo:

Eu estava no aeroporto (retornando de Israel), a ligação estava muito ruim no momento, celular pegando mal e já havia caído por duas vezes consecutivas anteriormente. Eu ouvi banda larga, banda larga e dentro da minha cabeça tem um sinal de igual enorme assim em resolver a situação pendente do nosso satélite (SGDC), então a resposta veio com relação ao plano de negócios deste satélite e assim por diante. Este foi o fator contribuinte.

Até mesmo porque em Israel nós estávamos discutindo outros assuntos, falando sobre máquinas de dessalinização e outras tecnologias que não tinham absolutamente nada a ver com franquia de banda larga ou algo do tipo.

Ministro quer "destravar" satélite de banda larga

Pontes menciona o SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas), satélite que prometia levar banda larga a regiões remotas do país. Ele foi lançado ao espaço em 2017, mas ainda permanece preso em uma disputa judicial.

Como explicamos por aqui, a americana Viasat foi contratada pela Telebras para instalar equipamentos que permitem utilizar o satélite. Em troca, ela poderia explorar a capacidade não-utilizada do SGDC. O provedor brasileiro Via Direta entrou com um processo para barrar esse acordo, dizendo que a contratação foi ilegal.

Pontes disse que quer "destravar" esse impasse nos primeiros 100 dias do governo Bolsonaro. Telebras e Viasat terão que ajustar algumas cláusulas após uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União), que reconheceu a legalidade do contrato.

Enquanto isso, NET e Claro querem que a Anatel libere franquias na internet fixa até 2020; outras operadoras e entidades também vêm fazendo pressão. A agência de telecomunicações proibiu esses limites de consumo enquanto o assunto não for analisado oficialmente, o que deve acontecer ainda este ano. A decisão ficará a cargo do presidente Leonardo Euler de Morais.

Pontes: "não passa pela minha cabeça a questão ideológica"

Pontes também comentou sobre um rumor de que o Ministério da Educação estaria estudando novos critérios para conceder bolsas de estudos de pós-graduação e doutorado no exterior. O critério ideológico seria eliminatório, e havia "a possibilidade de se interromper algumas bolsas já concedidas e com alunos em plena atividade". Segundo a Capes, essa informação não procede.

"Não passa pela minha cabeça a questão ideológica, a gente precisa tratar a ciência da forma que ela é, independente dessas coisas", diz Pontes. O objetivo é "melhorar o conhecimento, aumentar as riquezas do país, e a qualidade de vida das pessoas através da tecnologia".

O ministro reitera isso em uma entrevista à Folha: "para mim não existe nada disso [orientação ideológica]. Temos cientistas e temos que ter resultados. A minha preocupação é sempre o desenvolvimento de ciência e tecnologia."

Ele também comenta questões como a Terra plana: "ah não, isso não é ideologia, isso é coisa que me dá arrepio! (Risos) Esse negócio de Terra plana e essas teorias da conspiração não fazem parte da ciência". Pontes deu as entrevistas enquanto estava em visita a Israel, em uma missão para conhecer técnicas de dessalinização e reutilização de água que possam ser usadas no Brasil.

Pontes fala sobre franquias de internet, Telebras e Viasat

Este é o trecho da entrevista do Estadão sobre franquias na internet; o áudio pode ser encontrado aqui.

Estadão: Seu antecessor, o ex-ministro Gilberto Kassab, falava sobre uma possibilidade de banda larga fixa com limite de franquia de dados. Era uma previsão dele, depois ele voltou atrás, depois não quis mais responder sobre o assunto. Qual é sua opinião sobre essa cobrança de franquia de dados dentro da banda larga fixa?

Marcos Pontes: A empresa que está fazendo esse trabalho, esse projeto, nós temos a Telebras com a Viasat contratada para isso, então existe uma parte desse pacote para ser utilizada de forma gratuita, e tem uma parte que é cobrado, porque isso está justamente dentro desse contrato com a empresa. Nós já ajustamos, [trecho inaudível] pediu para que fosse ajustado em termos de preço.

Então esse ajuste foi feito pela empresa, pela Telebras com a empresa, e uma parte vai ser cobrado, mas é um valor pequeno, na verdade eu não sei exatamente qual é esse valor, mas é um valor pequeno, e a outra parte é a parte fixa que é gratuita. Então existem as duas modalidades, eu diria assim.

Estadão: Eu só insisti na pergunta porque a gente lembra que, nos últimos anos, quando o então ministro Gilberto Kassab tocou no assunto, as contas dele foram até hackeadas, os números pessoais foram divulgados, então o assunto acaba sendo espinhoso. E como o senhor confirmou que deve haver essa cobrança, por mais que seja mínima, a reação pode não ser das melhores também, na opinião pública e dos próprios usuários, não é?

Pontes: Tem que ver que isso é um negócio da empresa, né, então isso a ViaSat com a Telebras já é feito em outros países, o modelo é semelhante, não tem nada de novidade, não tem nada de pior no Brasil, na verdade tem condições melhores. As pessoas, elas... assim como existem outros serviços de outras empresas, como se fosse qualquer outra empresa trabalhando ali.

O fato é que a gente precisa levar internet banda larga para lugares do Brasil que não tem, nós temos um Brasil que é grande, um país maravilhoso, com muita coisa pra... que dá muito orgulho, mas a gente tem que diminuir essas diferenças, e não é simplesmente fazendo doações que a gente diminui.

Atualizado as 17h17 com resposta de Marcos Pontes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
Subindo na goiabeira...
JOSE HAROLDO SENA DE O. FILHO
Agora eu entendo o motivo que o Olhar Digital desativou os comentários do seu blog. O que era pra ser uma discussão saudável, virou uma "Faixa de Gaza". Não vou me admirar (nem comentar) se alguém descordar desta opinião de forma irônica, sacártisca e desrespeitosa.
Eduardo Wrzecionek
Tambem senti isso.
Vitor Hugo
não esconder que passa pano... igual tu fez nesse post? KKKKKKKKKKK
Vitor Hugo
acordou pagando de passador de pano há 1 mês, depois de quantos anos crítico (sem justificativa, muitas das vezes) mesmo?
Doug
Verdade. Poderíamos fazer um copilado de excentricidades de todos os governos, mas esse só está começando e já tem ministra dizendo que recebeu "título bíblico" ao tentar justificar o mestrado falso jeje
MicCaptchA
Não vem cagar regra aqui não. Eu fiz uma referência a um meme, e expliquei isso antes de você comentar, faça um favor para você mesmo e comece a ler as coisas antes de querer comentar. Eu poderia te responder exatamente da mesma forma "bolsominion o que maluco, só podia ser petista envergonhado". Não seja estúpido a ponto de achar que o mundo é polarizado e que principalmente a politica brasileira é polarizada.
Pereira
Os mascu incel terrorista tão tudo saindo tudo do armário. Fecharam o dogolachan foi?
ricms
Resumindo teu comentário:-Passando pano-
Bruno Silva
Tô curtindo essa aproximação ah temas políticos.
Vitor Hugo
só de você ter puxado esse assunto pra desviar a atenção, já mostra quem é o passador de pano rs.
Bruno Lopes
Interessante como a mídia se aproveita de alguns desentendimentos. E como uma grande parte dos brasileiros possuem um complexo de vira-lata. O entrevistador não teve coragem de explicar a pergunta e se aproveitou.Marcos Pontes como ministro (MCTIC) ? Aquele que vende travesseiro da Nasa ? Ministro do bozo.Pois é, aquele que possui formação em engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School. Bom mesmo era o Aldo Rebelo e o Aloizio Mercadante. https://uploads.disquscdn.c...
Lucas Gasparotto 
Vdd.. Mas ainda tenho saudades da Dilmãe. Nada como estocar vento, saudar mandioca, deixar a meta aberta, coisas do tipo.
Antony
Legal esse povo que até pouco tempo atrás não gostava de política, nunca leu, nunca acompanhou as notícias, não se lembra dos deputados/senadores/vereadores que votou nas últimas eleições e agora se acha guru do zap
DDR31600Mhz
Provavelmente você é apoiador do governo atual, nunca apoio um governo no poder, então amigo, todo o governo é assim.Pode ser que no governo do Bozo a imprensa esteja mais presente? é possível, primeiro o Bolsonaro sempre foi matéria, porque ele é uma maquina de produzir bosta, a TV adora isso, alias toda a imagem do Bozo foi construída com as merdas que ele falava, dês do CQC, é só você pensar quantos deputados do baixo clero você conhece.Ele comprou uma briga com a imprensa dês da eleição, hoje só fala para os veículos chapa branca, ele não é articulado e tem um raciocínio lento, sabe ser sarcástico e só, então tem que fugir da imprensa que não esta lá para elogiar ele, além do evento da posse que foi terrível, embora eu acredite que não foi de proposito de forma geral
Molinex
E ai Cortz tudo em paz?
Molinex
Eles chamam de professor um senhor que não terminou a quarta serie. Como vão entrar na academia?Mais facil conseguir um diploma biblico, como a ministra...
Molinex
O que é comunismo?URSS, China, Coreia do Norte?Me baseando nas sandices que essa nova direita fala, acho que deve ser. Pois bem:A URSS (socialista), colocou o primeiro homem no espaço. A China (que já foi socialista, mas hoje é só papo, socialismo light, como diz os deputados, em quem a direita votou), esta com uma sonda, no lado escuro da lua. A Coreia do Norte (ditadura de um gordinho doido, que acha que é comunista), possui tecnologia nuclear, e consegue lançar um foguete (míssil intercontinental, lembrando que o primeiro foi criado na URSS), cheio de uranio, do outro lado do oceano, na cabeça do pato donald (idolo da direita, porque é cor de laranja). E isso só falando de tecnologia militar/espacial, que é a área do Pontes. Tecnologia não é só olhar gadget (que na maioria dos casos, são feitos na China) em sites de tecnologia. Tira pelos hackers que surgem nesses países...Tem algo errado no seu primeiro argumento...Mas enfim, ele não falou de internet fixa, porque não conhece o assunto. Alias marca registrada desse governo. Ministros não dominam os assuntos de suas respectivas pastas, com exceção de um, Paulo Guedes. Que ganhou carta branca pra implantar o neoliberalismo aqui. Cenário perfeito, pra essas empresas darem uma pressão do governo, e implantar a franquia na banda larga...Esperemos pra ver...
Sandro Soares
Parece que se esquivar das perguntas é a nova forma de governar em 2019
Paulo Pilotti Duarte
Até onde eu sei a NET usa HFC com fibra até o poste e coaxial até o cliente. Não sei o quanto isso influencia do que você disse. E a NET não usa FTTH por algum motivo que me foge completamente o entendimento.
Klaus ferreira
Bolsonaro 2022
Klaus ferreira
arrependidos?kkkkkkkkkkkBolsonaro2022
Daniel R. Pinheiro
"Sempre favorecendo grandes empresas e quem se fode de verdade é o consumidor."Então aproveita o embalo e abre uma empresa, caramba (coisa que o governo da última década nunca facilitou). Enquanto uns choram, outros vendem lenços...
ribeiro
Essa ideia que temos ter, união.Manter o governo na linha, para ter um excelente governo, todos só tem a ganhar.Agora ficar nessa briga sem fundamento não dá, o Brasil vai precisar de muitos anos para se recuperar.
ribeiro
Cara, ele não é perfeito, mas temos que ter ciência que ele pegou o país defasado em todos os sentidos.O problema é essa paranóica de tudo ficar 100% em pouco tempo, isso não existe, se estivéssemos no inicio do governo Lula, até poderia fazer mais sentindo, naquela época não se compara com a situação que vivemos hoje.Não dá para tirar conclusão com entrevistas tendenciosa ou titulo tendencioso.Vamos torcer que no geral seja um bom governo, pois se não for todo mundo vai pra vala também.Temos que ter união para lutar e acompanhar o novo governo de perto.
Diego
Retração de 3,8 e 3,6 do PIB e 14 milhões de desempregados isso não tem como superar
eder carneiro
exatamente. mas, se fizermos muito barulho e cobrarmos posição de alguns deputados, acho que temos chances de vencer essa batalha.
eder carneiro
O cara teve a oportunidade de responder novamente (quando finalmente "entendeu" a pergunta) e decide não se posicionar. A guerra virtual vai começar...
eder carneiro
Fica difícil imaginar um cara que foi eleito, principalmente, por conta da internet fazer isso. A burrice de Dilma não será nada se comparada à besteira de impor a franquia na internet fixa. Se decidirem fazer isso, comprarão briga com muitas pessoas, incluindo eu. Acabem com esse cartel. #internetsemfranquia
João Carlos Júnior
claro que ele entendeu a pergunta
João Carlos Júnior
petista o que maluco, só podia ser bolsominion
ochateador
Evitar desastres ambientais ?
ochateador
Falando em cabo coaxial utilizado pela NET, se você olhar a forma que o cabo funciona, verá que ele tem "frequências internas".Uma maior faixa é destinada a downstream (operadora para usuário) e uma menor faixa é destinada ao upstream (usuário para operadora), uma proporção de 10:1. E todas essas frequências somadas, tem um limite de ~4 Tbps, como é 1 cabo alimentando a rua inteira a NET até tem um "motivo aceitável" para impor franquia.Cabeamento de cobre (os DSL da vida) também tem limite de dados que conseguem trafegar (e limite de distância também).Já na fibra... o limite é a capacidade do equipamento e a ruindade do técnico que configura/manipula a rede e a fibra.
Carlin
HAHAHA Deus do céu, eu nem sei o que dizer, estamos em maus lenções!
guittar99
Criticar e protestar contra. O que mais você quer que eu faça?
Vitor Hugo
https://uploads.disquscdn.c...
Ivan
Seja quem for não, ninguém questionava o Kassab que dizia que o Brasil é o melhor lugar para se lançar satélite porque fica mais perto do espaço.
Marlon Almeida
Ele deu uma de Dilma?
Adriano Garcez
Isso foi zoadíssimo, mas, ao menos, a própria Dilma queria decretar contra a franquia. Já era alguma coisa...
Adriano Garcez
Vai ficar tudo bem, pessoal: o guitar99 diz que vai criticar o governo que apoia.
Daniel Nogueira
Mas ele nem responde a pergunta efetivamente, acredito que nem entenda do que estão falando. Vai ter franquia ou não? Sou totalmente contra, já pagamos uma internet cara e ainda querem por contador? Ah ta bom...
Pereira
É inacreditável como esse povo mente na caruda e, quando pego em calças curtas ou inventa uma abobrinha ou apenas diz "não fiz isso não,quem fez foi você!"
Cortana ✔
Sugestão de título: Marcos Pontes fala até sobre Terra plana, mas evita falar sobre franquias.
Pereira
O pior é ouvir dos arrependidos "ah, mas eu não tinha como saber"
Orlando Junior
Inocente
Gustavo Hofer
ainda tá com a cabeça na lua
Antony
Legal esse povo com olhos vendados
Rodrigo Brim
Petista de merda! Fica aí postando fake news. Vai pra cuba!
Stefano Sandes
Sabe Apple? Sabe Android? Sabe coisas que são irrelevantes no mundo Android, mas que causam um frenesi quando se tratam da Apple? Estamos vivendo um governo Apple.
Kodos Otros
Ahm, não tinha entendido não. Hoje tá difícil saber quando falam baboseiras sério. ahahahah
MicCaptchA
kkk você entendeu a referência ao meme né? xD
Nioshi
tambem gostei da escolha dele como ministro, mas se não andar na linha vou criticar
Nioshi
pessoal acha que ser liberar, é liberar a bunda para o governo fuder com ela toda e tu ficar calado kkkk, brincadeiras a parte, sou liberal, mas não sou trouxa
guittar99
Eu apóio o Bolsonaro mas vou criticar sim o governo se eles não andarem na linha, e eu já estou preparado para atacar o Marcos Pontes e o Jair sobre a forma vaga que o Marcos respondeu a pergunta sobre limite de franquia em internet fixa
‎Michael
Feijão fica ao lado do arroz, porém se coloca o arroz primeiro para "conter" o feijão e ele não vazar por todo o prato =D
brazlocateli
Isso é alguma piada?Estamos fudidos, simples assim!
Paulo Pilotti Duarte
Pessoal acha que ser liberal é isso. E o que não é liberal é petista.
Tiago Bungenstab
E não respondeu nada sobre cobrança de franquia para internet fixa.Ta com medinho de "tomar um lado" ou já tomou?
Doug
A outra ministra disse que recebeu o diploma de Jesus ¯¯\(ツ)/¯¯
Doug
haha e não emprega milicianos, nem laranjas 🍊
Doug
hahaha ministros do Bolzo são bons comediantes
MarcoSilveira
kkkk, pior.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
E vão dizer que criticar os limites é coisa de petista.
Mickão
Vergonha um ministro não ter punho pra sair de cima do muro num assunto tão importante para o país. Isso só aumenta a brecha pra pressão das operadoras aumentar.
Michael Batista
kkkk bem isso mesmo
Thiago Franklin
É simples, ele não sabe do que o reporter esta perguntando. O reporter fez uma pergunta sobre uma coisa e o Ministro respondeu sobre outro assunto, e provavelmente ele nem sabe sobre o que as operadoras estão querendo implementar.
Antony
"Os governos sempre apoiaram o cartel de Telecom que existe neste pais"https://tecnoblog.net/19498...
Antony
Ai você complica o ministro, com esse tipo de pergunta que só visa desestabilizar a entrevista, sabendo claramente que ele não sabe a resposta. Você deve ser petista xD
Antony
Ele perguntou 2x a mesma coisa:"Estadão: Eu só insisti na pergunta porque a gente lembra que, nos últimos anos, quando o então ministro Gilberto Kassab tocou no assunto, as contas dele foram até hackeadas, os números pessoais foram divulgados, então o assunto acaba sendo espinhoso."
Kodos Otros
Sou de esquerda mas não sou petista, safado posso até ser, mas só entre quatro paredes.
ribeiro
Ele não falou nada em relação a internet fixa.Em apenas 1 mês, já tem essa conclusão? Estais vendo muito tv globinho.E outra muitas empresas não vão aderir a franquias.
ribeiro
Ele não mencionou nada em relação a internet fixa.Essa galera é paranóica demais.
MicCaptchA
petista safado
Wallace Resplande
As empresas que nos distribuem internet não compram internet por megabytes, mas querem nos fornecer por pacotes de megabytes. É como se tivessem uma fonte ilimitada, mas a venda fosse limitada. Não custa absolutamente nada a mais pra eles nos fornecerem internet ilimitada, tanto que veem fazendo isso até hoje, só querem lucrar mais mesmo.
Jônathas Arruda
Amigo, posso estar dizendo bobagem, mas... não é necessário o apoio às franquias para que o apoio popular ao governo se esmiúce. Já está acontecendo, aparentemente.
Nioshi
q? um mais perdido que o outro velho, LUL
Nioshi
do jeito que tá, o pessoal que no governo anterior criticava o limite, agora no novo governo, vai achar uma desculpa para defender o limite...
Maximus Búri Santos
No governo todo é assim.
Maximus Búri Santos
Que piada. Governo mais perdido que nunca. Na verdade vamos ver as empresas mandando e ditando o que teremos. Ou seja: Um custo de internet extremamente elevado, mas a qualidade a pior possível. Todas operadoras no Brasil são péssimas.
Thiago Bettanzos
Exatamente.
Felipe Xavier
O jornalista também não fez a mínima força para guiar a entrevista para o caminho correto. Ou ele mesmo desconhecia o assunto, ou não quis uma resposta "séria".
Thiago Bettanzos
RESUMINDO: o Pontes não entendeu a pergunta e o entrevistador do Estadão não teve culhões para dizer ao Sr. Ministro ex-astronauta da NASA "você não entendeu a pergunta, vou te explicar".
Ramon
Ilimitado são as maneiras que eles encontram pra cobrar mais oferecendo menos. E a lei básica do lucro.
Thiago Bettanzos
No meu ver ainda não tem nada disso. O Pontes nem entendeu a pergunta e o Estadão não teve culhões para dizer o Sr. Ministro ex-astronauta da NASA "você não entendeu a pergunta, vou te explicar".
Anderson Antonio Santos Costa
Na verdade, as prestadoras grandes de internet querem ter mais $$$$ e lucro com a venda de dados na internet. O que ocorre com a internet móvel nos celulares, por exemplo, mostra que a venda de pequenos pacotes de dados dá $$$$ para as operadoras. O pior é que, em países onde há franquias na banda larga fixa, muitas pessoas têm preferido pagar a mais para não haver limites de consumo de dados. E os preços dos planos na realidade só encareceram.
Menino Well™
- O Senhor acha que feijão é por cima ou por baixo do arroz?- Veja bem, tem pessoas que adoram uma boa lasanha, mas temos que entender que vai molho de tomate e o tomate não pode ser doado, temos ótimos produtores e queremos lasanhas para todos
uB.
Limitação técnica não existe! A parada é pra maximizar lucros, seja vendendo GBs isolados ou colocando mais clientes numa mesma caixa.
Thiago Bettanzos
A realidade é que não existe nenhum gargalo atualmente nas grandes operadoras. E se começar a existir elas devem baixar a velocidade dos planos que comercializam para que todas conexões funcionem de forma fluída dentro do plano de cada um. Mas isso vai contra o avanço tecnológico e abre espaço pros concorrentes. Tem usuário demais? Contratando planos de alta velocidade? É sinal que tá entrando dinheiro. Aproveita e investe em infraestrutura. Ou então para de oferecer planos com tanta velocidade. Como eu disse, atualmente não tem nenhum gargalo desse tipo. O que eles querem é cobrar uma grana extra dos usuários que consumirem acima do ideal estipulado por eles. O preço não seria mais fixo e após ultrapassar a franquia qualquer MB consumido a mais seria cobrado à parte. Só no Brasil mesmo...
Kodos Otros
Rapaz, se ele era o favorito, nada mais natural disso acontecer. As entrevistas que o Haddad deu pra Globo e outras emissoras também foram cheias de "chumbo grosso".
Anderson Antonio Santos Costa
Vide o caso da Índia. Governos de cunho similar ao atual governo brasileiro fizeram com que a produção pseudocientífica por lá aumentasse bastante até mesmo entre universitários. Tenho medo de que isso ocorra no Brasil daqui a umas duas ou três décadas.
Gragas
nem apoio o governo atual,mas cara,TODAS as emissoras não questionavam os principais partidos,então elas estavam do lado antigo,e com os ataques atuais(tem que atacar mesmo,não é imprensa isenta), é óbvio qual lado elas defendem. eu só queria que criticassem todos invés de somente um,nenhum lado é bonzinho mesmo.
Ramon
Cara, do jeito que está a doença de uns aí nem tirando a mãe acordam pra realidade
Ramon
Mas alguma vez o Presidente disse que não ficaria do lado delas? Haha
Kodos Otros
Bem vindo a Nova Era.
Kodos Otros
Mas uma coisa ninguém vai poder reclamar: Eu não podia imaginar isso.Um candidato que foge dos debates, não mostra o seu plano, só dá entrevista pra Record onde não é questionado etc etc etc, não poderia dar em outra coisa.Era tão óbvio "do lado de quem" ele estaria.
Rodrigo Sena
Eu fiquei muito triste porque vi gente começando em acreditar em politico... Agora estão ai negando o inevitável, esse governo vai ficar do lado das empresas, e vamos nos foder
tuneman
caçador de marajas versão 2.0
Rodrigo Sena
Alguém poderia me explicar, se existe limitações técnicas para haver franquia em conexões fixas por cabo? Porque não temos culpa de as operadoras venderam uma porrada de conexão acima da capacidade delas!
Danilo Cursino
Tipico desse governo onde transparência e competência são luxo.Quanto à questão ideológica, isso não deveria nem estar em pauta, as pessoas com ideologias diferentes da vigente que se esforcem e entrem na academia e tentem se provar. Quer achar que a terra é plana? Vai lá, tenta provar de maneira cientifica. Quer provar que o seu autor liberal favorito de economia é Deus na terra? Vai na academia e desenvolve uma tese, ué. Quer provar que vacina causa autismo? Pesquise e prove. Quer falar que aquecimento global é mentira? Bibliografia não falta, vai pesquisar, vai desenvolver ciência boa.
Anderson Antonio Santos Costa
Os governos sempre apoiaram o cartel de Telecom que existe neste pais. E isso mostra que, se o governo apoiar as franquias na banda larga fixa, certamente perderá todo apoio popular pelo qual tem atualmente.
Exibir mais comentários