Início » Software » Firefox 66 vai silenciar vídeos que tocam sozinhos

Firefox 66 vai silenciar vídeos que tocam sozinhos

A partir do Firefox 66, Mozilla vai impedir que conteúdo em vídeo ou áudio seja executado automaticamente

Por
05/02/2019 às 12h53

Quem já não passou pela experiência de caçar desesperadamente uma aba no navegador que começou a reproduzir um som do nada? A Mozilla quer acabar com o isso: o Firefox 66 vai estrear uma função que bloqueia a reprodução automática de vídeo ou áudio. Atualmente, o navegador está na versão 65.

Foto por Michele Ursino/Flickr

Note que o conteúdo em vídeo ou áudio das páginas não será totalmente barrado. O que a Mozilla vai fazer é permitir a reprodução sonora apenas depois que o usuário executar alguma ação, como clicar ou tocar em “play”.

A própria organização explica que o objetivo é evitar aborrecimentos ao usuário: “sabemos que um áudio não solicitado pode ser uma grande fonte de distração e frustração”.

Vídeos reproduzidos automaticamente, mas com o som no mudo por padrão, serão permitidos. A ideia é bloquear apenas conteúdo potencialmente audível. Entre eles estão sites de notícias que, para elevar as visualizações, executam vídeos relacionados com a simples abertura da página.

Como essa medida pode afetar serviços de streaming ou páginas nas quais a reprodução automática é esperada, a Mozilla vai permitir que o usuário defina exceções. Para isso, basta clicar no ícone na barra de endereços que indica que um conteúdo com autoplay foi bloqueado e, no menu que surgir, atribuir uma permissão.

Mozilla Firefox - bloqueio de vídeo ou áudio

Caso o usuário já tenha concedido a algum site autorização para acesso à câmera ou microfone, esse endereço não terá bloqueio de áudio. Geralmente, sites do tipo realizam videoconferências, razão pela qual a Mozilla entende que não faz sentido limitá-los.

De acordo com a organização, o Firefox 66 deverá ser liberado em 19 de março. A versão do navegador para Android também será atualizada para contar com a nova função. Inicialmente, o bloqueio funcionará com vídeo. O bloqueio de conteúdo apenas em áudio virá em uma fase posterior.

Mais sobre: ,