Início » Computador » USB 3.2 chega em 2019 com velocidade de até 20 Gb/s (e mais confusão)

USB 3.2 chega em 2019 com velocidade de até 20 Gb/s (e mais confusão)

Com seus 20 Gb/s, USB 3.2 vai ter o dobro da velocidade do USB 3.1, mas nomes comerciais confusos

Emerson Alecrim Por

Se você às vezes se perde com a quantidade de padrões do USB, saiba que a confusão vai aumentar: o USB 3.2 está praticamente pronto e chegará logo mais ao mercado. O seu principal atrativo vai ser a velocidade de até 20 Gb/s (gigabits por segundo) na transferência de dados.

O USB Implementers Forum (USB-IF) aproveitou o MWC 2019 para trazer o assunto à tona, mas, na verdade, o USB 3.2 foi confirmado há quase dois anos. De lá para cá, a organização trabalhou apenas em alguns detalhes.

USB-C (imagem: Pixabay)

Tecnicamente, não há grandes mudanças. Os esforços se concentraram em aumentar a velocidade da tecnologia. O USB 3.0 transfere até 5 Gb/s. Tempos depois, o USB 3.1 chegou trazendo até 10 Gb/s. A lógica de dobrar a velocidade foi repetida: como já dito, o USB 3.2 promete até 20 Gb/s.

Explicando assim, não parece confuso. O problema é que, em uma decisão estranha, o USB-IF passou a promover o USB 3.0 como “USB 3.1 Gen 1” enquanto o USB 3.1 em si foi chamado de “USB 3.1 Gen 2”. Dúvidas sobre as velocidades de ambos os padrões acabam não sendo incomuns, consequentemente. A nova versão traz novas denominações e deixa tudo pior, olha só:

  • USB 3.0 (5 Gb/s): USB 3.2 Gen 1
  • USB 3.1 (10 Gb/s): USB 3.2 Gen 2
  • USB 3.2 (20 Gb/s): USB 3.2 Gen 2×2

Esse “2×2” é uma referência ao uso de dois conjuntos de vias para transferência de dados, tanto para envio quanto para recebimento. Ao menos os nomes oficiais para fins de marketing são mais claros: SuperSpeed USB (3.0), SuperSpeed USB 10 Gbps (3.1) e SuperSpeed USB 20 Gbps (3.2).

USB 3.2

As múltiplas faixas de transmissão de dados não implicam, necessariamente, em mudanças físicas na tecnologia. O USB 3.2 continuará tendo como base o conector reversível USB-C. Além disso, os atuais cabos nos padrões SuperSpeed USB e SuperSpeed USB 10 Gbps já foram preparados para suportar o desempenho de novas gerações. Como não poderia deixar de ser, a nova versão do USB vai ser compatível com as anteriores.

De acordo com o USB-IF, componentes com USB 3.2 deverão ser fabricados a partir do segundo semestre. Com isso, os primeiros dispositivos baseados no novo padrão chegarão ao mercado, no mais tardar, em 2020.

Com informações: AnandTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

TacacaNuclear®

Hey, não entendi essa parte.

" Agora é ruim por um motivo: Como é tecnologia da Intel, não veremos funcionar nos novos processadores da AMD.
Aqui no mercado BR parece quem mais tem modelo com USB-C 3.1 comum é a Lenovo, vejo muitos modelos acessíveis com pelo menos 1 entrada.

O problema são os outros fabricantes de hardware: TVs, HD Externo, Som etc. Não é fácil achar esses equipamentos com USB-C."

Se a 3.1 funciona em AMD, pq a 3.2 não funcionaria?

Ah, e já vi tb alguns ACER com Type-C, além da Lenovo.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Usb-C não é formato, é tipo de porta. Tem usb-C gen 1 e usb-C gen 2. E
se não me engano, o oneplus 5 é usb 2.0, como se fosse o micro USB só
que com saída type-c

Orlando Junior

Usb-C transfere no mínimo mais que 28MB/s que é o micro USB, menos que isso impossível...

Orlando Junior

Ganância? Derruba o conceito de parente então. Que coisa sem lógica

Orlando Junior

Pesquisa sobre power delivery pra vc ver a mágica que vc vai entender. Tem celular de 4000mah carregando em meia hora já. Oppo find X...

Orlando Junior

Usb-C não é formato, é tipo de porta. Tem usb-C gen 1 e usb-C gen 2. E se não me engano, o oneplus 5 é usb 2.0, como se fosse o micro USB só que com saída type-c.

Orlando Junior

Usb-C não é formato, é tipo de porta. Tem usb-C gen 1 e usb-C gen 2. E se não me engano, o oneplus 5 é usb 2.0, como se fosse o micro USB só que com saída type-c

Orlando Junior

Usb-C não é formato, é tipo de porta. Tem usb-C gen 1 e usb-C gen 2. E se não me engano, o oneplus 5 é usb 2.0, como se fosse o micro USB só que com saída type-c

Paul

É não pow. Basicamente ''funcionou'': Todo laptop premium(alguns baratinhos têm tbm) Windows de todas as marcas estão vindo com USB-C/TB 3. A única que apoiou a entrada desde o início foi a Apple, até então, só se via Thunderbolt em Macbooks. Agora com essa 3ª versão, a Intel FINALMENTE liberou geral. Agora é ruim por um motivo: Como é tecnologia da Intel, não veremos funcionar nos novos processadores da AMD.
Aqui no mercado BR parece quem mais tem modelo com USB-C 3.1 comum é a Lenovo, vejo muitos modelos acessíveis com pelo menos 1 entrada.

O problema são os outros fabricantes de hardware: TVs, HD Externo, Som etc. Não é fácil achar esses equipamentos com USB-C.

TacacaNuclear®

Agora é tarde.

Macgyver Freitas

Parece que até 2021 vão renovar tudo quanto é padrão de transferência de dados, Wi-Fi 6, PCI-e 4.0, DDR5, UFS 3.0, etc... Agora só resta esperar pra ver se esses padrões vão ser adotados em massa, ou se vão ficar restritos a poucos produtos super caros.

Leumas Ninguem

Ate agora não usei nenhum dispositivo com cabo USB tipo C

Rafael Moreira

Só é possível obter essa transferência se o equipamento de destino tem a porta USB C compatível com 20/Gbps. Mal mal tem de 10, quanto dirá 20.

Tem que prestar atenção na hora de comprar esses cabos USB C x USB C. Pois alguns é focado em transferência de dados, e outros focado só no carregamento, por exemplo para utilizar o carregamento rápido tecnologia Power delivery um USB C tem que ser compatível com 18W.

Seraph

Velocidade, durabilidade, um padrão único, mas a velocidade (E formato) são principais fatores mesmo

Jason Ribeiro

Mas só por curiosidade, o que vai ser conectado por essa tecnologia? Um HD externo que não consegue atingir nem a velocidade da USB 3.0? Acho que deve ser pra conectar GPUs externas né? Hehehe.

Exibir mais comentários