Se você às vezes se perde com a quantidade de padrões do USB, saiba que a confusão vai aumentar: o USB 3.2 está praticamente pronto e chegará logo mais ao mercado. O seu principal atrativo vai ser a velocidade de até 20 Gb/s (gigabits por segundo) na transferência de dados.
- SanDisk e Micron anunciam os primeiros cartões microSD de 1 TB
- Microsoft lança HoloLens 2 e resgata Kinect de olho em empresas
O USB Implementers Forum (USB-IF) aproveitou o MWC 2019 para trazer o assunto à tona, mas, na verdade, o USB 3.2 foi confirmado há quase dois anos. De lá para cá, a organização trabalhou apenas em alguns detalhes.
Tecnicamente, não há grandes mudanças. Os esforços se concentraram em aumentar a velocidade da tecnologia. O USB 3.0 transfere até 5 Gb/s. Tempos depois, o USB 3.1 chegou trazendo até 10 Gb/s. A lógica de dobrar a velocidade foi repetida: como já dito, o USB 3.2 promete até 20 Gb/s.
Explicando assim, não parece confuso. O problema é que, em uma decisão estranha, o USB-IF passou a promover o USB 3.0 como “USB 3.1 Gen 1” enquanto o USB 3.1 em si foi chamado de “USB 3.1 Gen 2”. Dúvidas sobre as velocidades de ambos os padrões acabam não sendo incomuns, consequentemente. A nova versão traz novas denominações e deixa tudo pior, olha só:
- USB 3.0 (5 Gb/s): USB 3.2 Gen 1
- USB 3.1 (10 Gb/s): USB 3.2 Gen 2
- USB 3.2 (20 Gb/s): USB 3.2 Gen 2×2
Esse “2×2” é uma referência ao uso de dois conjuntos de vias para transferência de dados, tanto para envio quanto para recebimento. Ao menos os nomes oficiais para fins de marketing são mais claros: SuperSpeed USB (3.0), SuperSpeed USB 10 Gbps (3.1) e SuperSpeed USB 20 Gbps (3.2).
As múltiplas faixas de transmissão de dados não implicam, necessariamente, em mudanças físicas na tecnologia. O USB 3.2 continuará tendo como base o conector reversível USB-C. Além disso, os atuais cabos nos padrões SuperSpeed USB e SuperSpeed USB 10 Gbps já foram preparados para suportar o desempenho de novas gerações. Como não poderia deixar de ser, a nova versão do USB vai ser compatível com as anteriores.
De acordo com o USB-IF, componentes com USB 3.2 deverão ser fabricados a partir do segundo semestre. Com isso, os primeiros dispositivos baseados no novo padrão chegarão ao mercado, no mais tardar, em 2020.
Com informações: AnandTech.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Hey, não entendi essa parte.
" Agora é ruim por um motivo: Como é tecnologia da Intel, não veremos funcionar nos novos processadores da AMD.
Aqui no mercado BR parece quem mais tem modelo com USB-C 3.1 comum é a Lenovo, vejo muitos modelos acessíveis com pelo menos 1 entrada.
O problema são os outros fabricantes de hardware: TVs, HD Externo, Som etc. Não é fácil achar esses equipamentos com USB-C."
Se a 3.1 funciona em AMD, pq a 3.2 não funcionaria?
Ah, e já vi tb alguns ACER com Type-C, além da Lenovo.
Usb-C transfere no mínimo mais que 28MB/s que é o micro USB, menos que isso impossível...
Ganância? Derruba o conceito de parente então. Que coisa sem lógica
Pesquisa sobre power delivery pra vc ver a mágica que vc vai entender. Tem celular de 4000mah carregando em meia hora já. Oppo find X...
Usb-C não é formato, é tipo de porta. Tem usb-C gen 1 e usb-C gen 2. E se não me engano, o oneplus 5 é usb 2.0, como se fosse o micro USB só que com saída type-c
É não pow. Basicamente ''funcionou'': Todo laptop premium(alguns baratinhos têm tbm) Windows de todas as marcas estão vindo com USB-C/TB 3. A única que apoiou a entrada desde o início foi a Apple, até então, só se via Thunderbolt em Macbooks. Agora com essa 3ª versão, a Intel FINALMENTE liberou geral. Agora é ruim por um motivo: Como é tecnologia da Intel, não veremos funcionar nos novos processadores da AMD.
Aqui no mercado BR parece quem mais tem modelo com USB-C 3.1 comum é a Lenovo, vejo muitos modelos acessíveis com pelo menos 1 entrada.
O problema são os outros fabricantes de hardware: TVs, HD Externo, Som etc. Não é fácil achar esses equipamentos com USB-C.
Agora é tarde.
Parece que até 2021 vão renovar tudo quanto é padrão de transferência de dados, Wi-Fi 6, PCI-e 4.0, DDR5, UFS 3.0, etc... Agora só resta esperar pra ver se esses padrões vão ser adotados em massa, ou se vão ficar restritos a poucos produtos super caros.
Ate agora não usei nenhum dispositivo com cabo USB tipo C
Só é possível obter essa transferência se o equipamento de destino tem a porta USB C compatível com 20/Gbps. Mal mal tem de 10, quanto dirá 20.
Tem que prestar atenção na hora de comprar esses cabos USB C x USB C. Pois alguns é focado em transferência de dados, e outros focado só no carregamento, por exemplo para utilizar o carregamento rápido tecnologia Power delivery um USB C tem que ser compatível com 18W.
Velocidade, durabilidade, um padrão único, mas a velocidade (E formato) são principais fatores mesmo
Mas só por curiosidade, o que vai ser conectado por essa tecnologia? Um HD externo que não consegue atingir nem a velocidade da USB 3.0? Acho que deve ser pra conectar GPUs externas né? Hehehe.
Mas a Intel já liberou a licença. Justamente pra popularizar.
Os principais pontos para mim é que não tem lado para conectar e é mais resistente.
Qual a PRINCIPAL vantagem do usb-c ? Vejo tanta gente reclamar que celular X não tem USB-C e não entendo o frenesi. É apenas na velocidade de transferência de dados ?
Muito bom, não fosse a ganância da Intel era pra termos Thunderbolt 3 com 40Gbp/s* aí em todo o canto. :/
Classico!
Já tenho o 3.1, só não tenho dispositivos de armazenamento que o use.
Caramba
Já uso desde que foi liberado no mercado os primeiros cabos, celular usb C desde 2016, não consigo mais usar micro usb.
Tanto que TENHO UM CABO (alguém sumonou um aqui em casa), mas não tenho onde e com o que usar....
é que essa opinião (de que essa medida da IFC é confusa) é unânime, então não tem muito pra onde fugir num título de uma linha
Mas já viu de perto né?
Concordo totalmente que é confuso mesmo, só achei interessante que todos os sites se "expressaram" de forma parecida no título.
É porque é confuso mesmo, cara, simplesmente isso. Não há praticidade nenhuma em mudar as denominações. Isso complica a vida, por exemplo, de quem pesquisa no Google por detalhes sobre determinada especificação.
Então, com o novo padrão, mudaram tudo pra 3.2, basicamente.
Não costumo escrever comentários, mas achei curioso todos os sites que eu acesso começando o título do mesmo jeito com USB 3.2 e a palavra confusão no meio... Me parece o típico caso de "copia mas não faz igual"....
USB 3.2 introduced to make USB branding even more confusing (~12:00) (Androidauthority)
USB 3.2 dobra velocidade para 20 Gb/s e também a confusão — entenda (15:03) (Tecmundo)
USB 3.2 chega em 2019 com velocidade de até 20 Gb/s (e mais confusão)(16:43) (Tecnoblog)
USB 3.2 standard gets new, even more confusing names ahead of its mainstream debut (17:39) (The Verge)
Basicamente o que tem USB tipo C hoje em dia são os smartphones, mas mesmo assim eles geralmente vem com um cabo onde uma ponta é USB tipo C e a outra é uma USB convencional. Ainda tem muito notebook sendo lançado sem USB tipo C, as smart tvs e carros ainda não tem portas USB tipo C.
Os Macbooks atuais só tem portas USB tipo C, mas se você quiser conectar um iPhone XS nele você precisa de um adaptador.
O USB tipo C ainda não pegou e vai demorar pra se tornar comum. Quando você pesquisa pra comprar um HD externo com USB tipo C é mais provável que você veja anúncios de adaptadores do que o próprio HD externo com USB C.
Aí a gente compra um USB-C baratinho da China q transfere 8 Kb/s. :D
Pq um original custa 50x mais caro.
mas falando sério, com o seu comentário eu passei a entender
Estou confuso, porque eu li seu comentário e não sei se você tá confuso por não saber se eu tô confuso pelo post ser confuso sobre a nomenclatura nova do USB ser confusa.
¯\_(ツ)_/¯
Quando lançaram o 3.1 de 10gb/s, o 3.0 normal (de 5gb/s) mudou de nome pra 3.1 Gen1
Agora que saiu o 3.2, os outros dois que existiam passam a se chamar 3.2 tbm
To confuso, pq li seu post e não sei se vc ta confuso pelo post ser confuso sobre a nomenclatura nova do USB ser confusa.
É tão confuso que eu não sei se vocês confundiram ou se tá certo isso:
Em um momento vocês disseram "o USB-IF passou a promover o USB 3.0 como (USB 3.1 Gen 1)” e depois dizem "USB 3.0 (5 Gb/s): USB 3.2 Gen 1"
...e já vai acabar...
Tô exatamente agora me matando pra transferir 350GB de um 3.0 pra poder trabalhar (mais) em casa....
É uma maravilha. Quando usar pela primeira vez, você irá se perguntar porque não fizeram dessa forma desde o começo.
Tem gente (e inclusive vendedor de acessórios) que nem sabe o que é isso.
eu pude desfrutar de um apenas esse ano..
nem eu
Pra mim o que interessa é apenas o formado físico. Nunca usei para transferir quantidades grandes de dados, principalmente pelo fato de toda mídia ser acessada por streaming
Eu nunca usei um pra ter idéia....
Se a confusão for só nos nomes tá tudo bem, meu medo era quando se falava nos cabos que não eram intercambiáveis e o cabo errado poderia queimar um equipamento
https://uploads.disquscdn.c...
USB 3.2 saindo do forno e muita empresa nem tem suporte a USB-C...