Início » Internet » Facebook e Instagram também combatem fake news sobre vacinas

Facebook e Instagram também combatem fake news sobre vacinas

Medida é mais drástica do que a tomada pelo YouTube para evitar a desinformação sobre remédios

André Fogaça Por

Depois do YouTube começar a avisar aos usuários que alguns vídeos sobre um suposto vírus no paracetamol estão espalhando apenas desinformação, é a vez do Facebook e Instagram entrarem nesta batalha. De acordo com as redes sociais, páginas e conteúdos que afirmam que vacinas não são confiáveis serão distribuídos para um número menor de pessoas.

facebook instagram / taptica.com

Começando pelo Facebook, a rede de Mark Zuckerberg diz que reduzirá o ranking dos grupos e páginas com este tipo de conteúdo, o que automaticamente faz com que suas postagens apareçam cada vez menos no feed dos usuários. Além da timeline, os resultados de buscas não incluirão recomendações e previsões para estes grupos.

Pagar para a publicação ganhar mais exposição também não vai funcionar. “Quando encontrarmos anúncios que incluam desinformação sobre vacinas, nós vamos rejeitá-los. Também vamos remover as opções de direcionamento de anúncios relacionadas, como “controvérsias sobre vacinas”, diz o Facebook em comunicado para a imprensa.

No Instagram a mudança atinge a aba Explore, que deixará de recomendar fotos e vídeos com desinformação sobre vacinas, além dificultar o acesso para as páginas com hashtags sobre o assunto.

Ainda não está claro como que o Facebook fará a curadoria deste tipo de remoção, além de não ter comentado sobre a pessoa que publica algo contra vacinas. A rede social já conta com alguns métodos de silenciar quem comete algo contra suas regras, como impedir que a pessoa publique durante certo tempo.

Com informações: Facebook.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gaius Baltar
O pior é que o sujeito é um profissional da saúde, capaz de influenciar pessoas menos esclarecidas a não se vacinarem. É um perigo para a sociedade.
Fabio Santos
Ok você deve estar certo, tanto que você não deve ter lido que meus colegas inclusive chefes sabem do meu posicionamento.Se tivesse uma lei que proibisse isto é que o próprio Bill Gates cita e da a entender que faz o mesmo, vocês ficam lunaticos por pandemia, mais fica tranquilo as vacinas que vocês exigem como da hepatite todos nós tomamos, mais exemplo a do tétano que vocês acham essencial é só traria benefício a meu corpo está não tomo.Eu estou usando exemplo de ativismo, que as pessoas que mais gostam de defender globalismo são ativistas.Creio ser algo normal pegar exemplos.Mais vai lá pra sua vida perfeita do mundo de faz de conta.Afinal democracia pra você é isto acreditar no que você quer e não que eu acho.Cada retardado mental que aparece melhor se esconde.
Fabio Santos
Saiba que ser descriminatório sobre este fato também o torna tão errado como o fato de raças, acho que eu sei bem porque vocês adoram usar fakes medo
Fabio Santos
Sério uma pessoa que nunca precisou praticamente levar as filhas no médico, se outras doenças estão voltando começa com seu Amigo Maduro e seus amigos de esquerda que deixaram no passado pessoas alegadas no passado entrar nas fronteiras do país eu te garanto que minha filhas tem mais imunidade e saúde que muitos nutellas como você.Tá nervosinho comprove sua tese, pois nem mesmo os globalistas conseguem apenas criam leis pra força em muitas situações estas colocações malucas de ti.Agora é assim vocês batem palmas pra frase feminista por exemplo meu corpo minhas regras, mais eu que sei bem que faço aí vai te matar kkkk
Cristina Nascimento
Conheço um q nunk foi vacinado. Foi criado no interior do RJ, tem a minha idade. Ainda bem q ele decidiu não se casar e mto menos ter filhos, ufa!
Baio-kun
O problema não são as pessoas, e sim os inocentes que são infectados pelas ações da mesma. É tipo dengue, 1 pessoa que não tenha o cuidado adequado e todo mundo ao redor estará exposto ao perigo.
Fabio Santos
Eu já citei acima meus colegas sabem minha colocação e me respeitam na área médica existem artigos que me dão proteção do assunto, muitos publicados nos EUA claro, o que acho legal da modinha globalistas que vocês têm este atrito com vacinas por exemplo e muitos não sei se é teu caso quando se trata exemplo de aborto aí tudo blz.Eu às vezes recebo em alguns hospitais que atendo também pacientes jovens loucas pra uma desculpa pra tirar o feto dai tudo ok, vacinas salvam vidas mais tirar um feto blz dai a vida não importa.Sabe eu não sou ignorante apenas falo que penso, vocês que são muito vitimizados hoje vocês se ofendem com qualquer coisa.Bem eu tenho um bom cargo tenho minha colocação e quando me pedem opinião dou minha colocação mesmo pacientes até porque hoje atendo mais classe A e B e como citei estes tem uma colocação parecida como a minha sobre vacinas.Se até o Bilionário Bill Gates teme estas então sou o louco.
Gaius Baltar
Beleza fera. Siga assim que um dia você cai no final da terra plana. Já vi que além de mal educado e ignorante você é maluquinho também. Só espere a cartinha do MP e do CT, sem falar a exposição da sua maluquice nas redes sociais da empresa. Vamos ver quanto tempo dura essa sua empáfia depois da classe médica descobrir que um tolo anti-vacinas anda à solta. PS: Escuse responder pois quando descubro algum troll eu não alimento, bloqueio.
Fabio Santos
Esqueci um detalhe ninguém diz que ser da área da saúde te proíbe ser diferente veja o caso do próprio dr Lair Ribeiro que tem muitas colocações diferenciadas que muitos espumam pra boca.Já fui em umas 7 palestras dele uma ele chocou falando de medicina quântica, aonde se combate vírus e bactéria por vibração dos órgãos se você não se especializa e busca mais conhecimentos nada muda e fica na mesma.Ser anti vacina não existe uma lei que me proíba de exercer meu cargo pra satisfazer teu ego.
Fabio Santos
Sim sabem, porém eu não incentivo à grande massa, porém pacientes de classe A e B muitos mesmo se escondendo por debaixo de uma sociedade como a tua lunatica segue o mesmo princípio, bem próprio Bill Gatea citou que a melhor forma de diminuir 15% a população seria vacinas.O que vocês globalistas chamam de democracia apenas se aplica se nós seguimos o que vocês acham certo se for de um pensamento contra parece que se tivesse uma faca na mão nos matava.Como citei você acha que nós podemos transmitir algo, rapaz minhas filhas foram no decorrer de suas vidas uma com 14 e outra com 4 anos no máximo duas vezes no hospital, primeiro que elas vivem no meio a brincadeiras em parques terra, mato natureza e nunca nos preocupamos com N problemas que o sistema alarma, se me perguntam você teme fatos como febre amarela, eu apenas aplicaria está vacina se fosse pra locais como África.Creio que vocês têm uma baixa imunidade pelo fato de viverem trancados em aptos preso a video game e tecnologia em geral, sim eu gosto de tecnologia mais hoje principalmente aos fins de semana passo bem longe na maioria das vezes, pois prefiro pensar na família.Mais sei que não adianta falar vocês só tem uma colocação então passar bem.
Gaius Baltar
Para começar tenha educação, pois em nenhum momento eu fui descortês consigo.Segundo, você se diz um profissional da saúde, mas é um anti-vacinas? Será que a Medical Health tem noção que alguém com esse tipo de pensamento anti-científico trabalha na empresa?Terceiro, seu post já foi devidamente printado e será encaminhado às autoridades competentes, tanto do Ministério Público do Estado de São Paulo quanto do Conselho Tutelar. E, claro, do hospital onde você faz residência.Gente ignorante eu aturo, pois sempre tem a faca menos afiada da gaveta, mas ignorante, iletrado ( adquire é com e no final) e bronco tem mas que se danar mesmo.
Fabio Santos
Cara fala menos bosta, não existe este risco algum exemplo você que adquiri o vírus da herpes pelo resto da vida ao tomar a vacina do sarampo que pode por exemplo numa baixa imunidade transmitir para os demais
Gaius Baltar
O problema é que você e suas filhas são vetores para diversas doenças que podem atingir pessoas com imunidade frágil e/ou que não podem receber vacinação, como bebês, idosos ou alérgicos a componentes de vacinas. Você não está fazendo mal apenas a si e às suas filhas mas também à coletividade. Não há nenhum artigo científico revisado por pares e replicável que mostre os benefícios de não vacinar. O que há são charlatões como Andrew Wakefield, que falseou um resultado de um estudo e foi prontamente desmascarado.Só um último aviso: deixar de vacinar crianças é violação do Estatuto da Criança e do Adolescente, por isso essa sua afirmação pode ser denunciada e você teria quinze dias para regularizar a vacinação. Caso não seja feita, o MP poderá aplicar multa de três a vinte salários mínimos e adotar medidas como busca e apreensão das suas filhas. Elas serão levadas ao posto de vacinação e você e a mãe responderão a processo. Por isso se você quer arriscar a sua vida, dos seus familiares e da população em geral não deveria divulgar isso na internet.
JK
Pois eu acho que deveriam deixar a seleção natural agir nessas pessoas.
Fabio Santos
Você conhece o ditado respeitar o próximo? Bem creio que isto passa longe ainda mais em quem usa um fake com medo de mostrar o rostinho.Aqui é macho na vida real um frango
Paquito78
Não. Você é simplesmente um ignorante. E fazer isso com suas filhas deveria ser o suficiente para você perder a guarda delas.Tem gente que só pesa na terra. É impressionante.E nem adianta responder. Já te bloqueei.
Fabio Santos
Nunca tomei vacina e sigo a mesma linha com minhas filhas, porém respeito quem toma isto é opção, creio que combater algo que tem artigos científicos sérios publicados do assunto é ruim, pois mostra apenas um lado da moeda.Enfim cada qual sabe da sua vida.
Baidu feat MC Brinquedo
Ué, mas o "feice", "insta" e "zapi zapi" não servem só pra isso? Disseminar desinformação?
Alex Werner
https://jornal.usp.br/cienc...
Maxnoob
Facebook tentando curar a doença que eles próprios inventaram
Nioshi
caralho, o ser humano é um bicho muito irracional pqp.
Seraph
Chegamos ao ponto de precisar combater algo ridículo por conta de pessoas ignorantes.