YouTube adiciona painéis de informação para combater fake news

Informações chegam primeiro na Índia e serão entregues para outros países e idiomas

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O YouTube está lançando uma nova ferramenta que deve diminuir a capacidade da plataforma de vídeos disseminar informações falsas. A novidade será apresentada em uma caixa com informações sobre algum tema controverso que for buscado, como sobre a existência de vírus em remédios.

Os dados exibidos ficarão acima do primeiro resultado e abaixo da área de buscas. O exemplo fornecido pelo site de vídeo avisa que o paracetamol não contém vírus, quando o usuário faz a busca sobre “vírus no paracetamol”. O texto utilizado é feito por parceiros do Google, que checam informações falsas.

“Como parte de nossos esforços para criar uma experiência melhor de notícias no YouTube, estamos expandindo nossos painéis de informações para levar as verificações de fatos de publicações confiáveis ao YouTube”, comentou um representante do YouTube à imprensa americana. “Estamos lançando esse recurso na Índia e planejamos lançá-lo em mais países com o passar do tempo”, complementa.

Por enquanto o primeiro país que receberá este alerta nas buscas é a Índia, mas o site de vídeos diz que levará para outros locais e idiomas – o país escolhido conta, sozinho, com mais de 245 milhões de usuários ativos por mês. Mesmo com o alerta sobre o tema pesquisado, a plataforma de vídeos do Google não removerá automaticamente os vídeos que carregam informações falsas ou teorias da conspiração.

Com informações: Engadget.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados