Início » Antivírus e Segurança » Mozilla libera gerenciador de senhas Firefox Lockbox para Android

Mozilla libera gerenciador de senhas Firefox Lockbox para Android

Gratuito, gerenciador de senhas Firefox Lockbox, da Mozilla, já estava disponível para iPhone

Por
27/03/2019 às 18h14

Sem chamar muita atenção, a Mozilla lançou, no ano passado, o Firefox Lockbox para iOS, um gerenciador de senhas simples se comparado às opções mais conhecidas do mercado, mas com o diferencial de ser gratuito. Nesta semana, a ferramenta foi liberada oficialmente para Android.

Firefox Lockbox

O modo de funcionamento difere pouco ou nada da dinâmica de gerenciadores como 1Password e LastPass. A configuração também é simples. Após instalar o Firefox Lockbox, é necessário apenas criar uma conta com e-mail e senha (Firefox Account), e autorizar o aplicativo a acessar a função de preenchimento automático do Android.

A autorização vai permitir que o Firefox Lockbox preencha campos com base nos logins já registrados na ferramenta. Se o preenchimento automático falhar, é possível “copiar e colar” os dados de login com um botão próprio para isso.

De acordo com a Mozilla, as senhas são protegidas com chaves criptográficas de 256 bits. Além disso, é possível integrar o gerenciador de senhas com autenticação via impressão digital ou reconhecimento facial para desbloqueá-lo, desde que o smartphone ofereça esses recursos, obviamente.

A ferramenta funciona de modo sincronizado com as senhas guardadas no Firefox — nas versões móveis e para desktop —, como se fosse uma extensão da função de gerenciamento de logins do navegador.

Já é possível baixar o Firefox Lockbox para Android na Google Play Store. O Firefox Lockbox para iOS está disponível aqui — essa versão já teve 50 mil downloads, nas contas da Mozilla.