Tecnoblog

Samsung Galaxy Tab A 8.0 (2019) é um tablet intermediário com S Pen

Pouco mais de um mês depois de revelar o Galaxy Tab S5e, a Samsung anuncia mais um tablet: com tela de 8 polegadas, o Galaxy Tab A 8.0 (2019) é bem menos sofisticado que o primeiro modelo, mas traz um conjunto de hardware minimamente decente e é compatível com a S Pen.

Até certo ponto, o novo Galaxy Tab A 8.0 (ou Galaxy Tab A Plus) rivaliza com o iPad Mini, assim como pode ser visto como uma opção mais acessível para quem deseja contar com a experiência da S Pen, mas sem pagar o preço de um Galaxy Note atual.

A tela é um painel TFT LCD de 8 polegadas com 1920×1200 pixels, aparentemente, uma resolução com densidade suficiente para garantir uma boa experiência de uso da caneta. Em contrapartida, o aproveitamento do espaço frontal não é dos mais caprichados.

Para dar conta das tarefas, o Galaxy Tab A 8.0 conta com processador octa-core Exynos 7904 de 1,8 GHz — o mesmo chip que equipa o smartphone Samsung Galaxy M20 —, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno expansíveis com microSD de até 512 GB.

Embora o Exynos 7904 suporte sensores de até 32 megapixels, o Galaxy Tab A 8.0 traz uma câmera simples de 8 megapixels na traseira, além de outra de 5 megapixels na parte frontal. Já a bateria tem 4.200 mAh e autonomia estimada em até 11 horas na execução de vídeos.

Vale dizer ainda que a S Pen que acompanha o equipamento não é igual à caneta do Galaxy Note 9, portanto, não traz conexão Bluetooth para funcionar como controle remoto ou acionar a câmera, por exemplo. O acessório pode ser guardado em um slot na parte inferior do tablet.

Como dá para perceber, o Galaxy Tab A 8.0 é um dispositivo mid-range, razão pela qual ele não deve custar muito — o preço ainda não foi revelado. Inicialmente, o tablet vai ser comercializado em alguns países da Ásia e Europa.

Por ora, não existe informação sobre disponibilidade no Brasil, mas há boas chances de que isso aconteça: o modelo anterior, também com S Pen, foi lançado por aqui.

Samsung Galaxy Tab A 8.0 (2019) — ficha técnica

Com informações: PhoneArena.