Apple deve trazer Tempo de Uso e Atalhos do iPhone para o macOS

Atalhos da Siri e Tempo de Uso podem chegar à nova versão do macOS, que deve ser anunciada em junho

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
modo escuro no mac

A Apple deve apresentar novidades para seus sistemas operacionais entre os dias 3 e 7 de junho, durante a WWDC 2019, e o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo adianta que a empresa levará recursos já presentes no iOS para o macOS 10.15, entre eles os Atalhos da Siri e o Tempo de Uso.

O recurso Atalhos da Siri (Siri Shortcuts) foi introduzido no iOS 12 e permite que o usuário grave comandos de voz para atividades específicas como, por exemplo, navegar para casa no Waze — não são necessariamente apps nativos do iOS. Fontes dizem a Guilherme Rambo, que já adiantou corretamente vários detalhes sobre a Apple, que o app Atalhos será levado para o macOS.

Desde a aquisição do Workflow pela Apple, o Atalhos abriu um leque de facilidades, gratuitamente, para usuários do iOS, com a possibilidade de criar atalhos para executar rotinas entre vários aplicativos com um só toque. Há também uma galeria com atalhos pré-definidos. É algo parecido com o que o Automator já faz no macOS, só que com uma interface mais simples.

Alguns exemplos práticos do que é possível fazer: criar um PDF com uma série de fotos da galeria, transformar uma Live Photo em GIF, ativar vários alarmes de uma vez, juntar arquivos em um .zip. No iOS, o aplicativo Atalhos não é instalado nativamente no sistema, mas pode ser baixado da App Store.

Por sua vez, o Tempo de Uso (Screen Time) funcionaria da mesma forma como no iOS, para exibir estatísticas de uso do Mac: quanto tempo foi gasto em cada aplicativo ou categoria como produtividade, entretenimento ou rede social. Com o recurso, também seria possível limitar um tempo de tela para cada programa — caso queira, por exemplo, definir um limite para jogos ou navegação na internet.

iOS 13

Na atualização do sistema operacional móvel do iPhone e iPad, Guilherme diz que a Apple vai implementar o modo noturno já disponível no macOS 10.14 Mojave. O iOS deve também ganhar alguns ajustes na interface e suporte a novos gestos.

O Mail e Lembretes podem passar por uma atualização, trazendo mais recursos aos usuários que optam pelos apps nativos da Apple a opções do mercado como Outlook e Todoist, por exemplo. Os novos gestos devem beneficiar o gerenciamento de arquivos, semelhante ao arrastar e soltar no Finder do macOS.

A versão do iOS para iPad deve ganhar melhorias no quesito multitarefa: seria possível abrir várias janelas do mesmo aplicativo ao mesmo tempo e ter cards de informações flutuantes e deslizáveis na interface.

O teclado também pode ganhar aprimoramentos no suporte de idiomas e gestos para desfazer e refazer uma digitação. Todas as novidades serão confirmadas na WWDC 2019, em junho.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados