Início » Telecomunicações » O que é roaming? [nacional e internacional]

O que é roaming? [nacional e internacional]

Veja como funciona o roaming nacional e internacional; saiba como desativar

Por
15/05/2019 às 11h34

Roaming ou itinerância é o que ocorre quando o cliente de uma operadora sai da área de cobertura da qual ele é cadastrado. Há dois tipos: nacional, para variações no DDD, e internacional, quando o usuário viaja para outro país. Normalmente são aplicados valores diferenciados nos serviços da operadora, por isso é necessário ficar atento.

Antena de celular - o que é roaming

O que é roaming nacional

É comum algumas regiões do Brasil ainda não terem cobertura da operadora e mesmo assim o cliente ainda ter sinal; isso é conhecido por roaming nacional. Ocorre que, quando o usuário sai da sua área de cobertura, por exemplo do DDD 11, e vai para outra região diferente da original, por exemplo 83, existe a transferência de rede.

Essa transferência também pode ocorrer dentro da mesma operadora, quando isso ocorre, a operadora passa o controle daquela linha para outra, emprestando a infraestrutura e mantendo o cliente ativo, com cobertura e os serviços funcionando.

Se o cliente tem franquia de internet, ela geralmente não é afetada pelo roaming, as tarifas geralmente são distintas para as ligações feitas e recebidas.

O que é roaming internacional

Da mesma forma que o nacional, quando o cliente viaja para fora do país, a operadora empresta a infraestrutura das operadoras locais, autenticando os usuários visitantes naquela rede. Esse método porém é bem mais caro que o roaming nacional, muitas vezes sendo mais viável ao consumidor comprar um chip (SIM card) no destino. Quando o cliente viaja para outro país, mesmo que ainda tenha uma franquia, nada é mantido, sendo necessário contratar novos pacotes diários ou avulsos.

Como ativar ou desativar

O roaming de dados vem ativado por padrão nos smartphones.

Para desativá-lo no iPhone:

  1. Acesse os Ajustes;
  2. Toque em Celular;
  3. Entre em Opções de Dados de Celulares;
  4. Desative o Roaming de Dados.

No Android:

  1. Acesse Configurações;
  2. Entre no menu de Conexões ou Redes Móveis;
  3. Uso de dados;
  4. Desmarque a opção de roaming.

Também é possível conferir o status do roaming entrando em contato com a operadora:

  • Vivo: 1058;
  • Claro: 1052;
  • Tim: 1056;
  • Oi: 1057.