Início » Telecomunicações » Galaxy S10 5G é lançado nos EUA e chega a 1 Gb/s na rede móvel

Galaxy S10 5G é lançado nos EUA e chega a 1 Gb/s na rede móvel

Samsung lança Galaxy S10 5G nos EUA; operadora Verizon preparou sua rede em Chicago para atingir velocidades acima de 1 Gb/s

Felipe Ventura Por

A Samsung está lançando nesta quinta-feira (16) o Galaxy S10 5G nos EUA: o celular será exclusivo da Verizon por algum tempo, e a operadora preparou sua rede de nova geração em Chicago para atingir velocidades acima de 1 Gb/s. Só é possível encontrar sinal em alguns lugares específicos, mas quando a tecnologia funciona, ela impressiona.

Jessica Dolcourt, da CNET, testou o 5G da Verizon em Chicago: ela baixou o filme Wine Country da Netflix em cerca de 8 segundos (ele tem 1h43min de duração).

Chris Welch, do The Verge, baixou um episódio da comédia The Office através da Netflix, na qualidade alta, em 8 segundos. Enquanto isso, o filme Homem de Ferro 2 chegou em 90 segundos na melhor qualidade disponível no Amazon Prime Video.

Diversos testes mostram que o 5G da Verizon está ultrapassando 1 Gb/s em testes de velocidade. Claro, há algumas ressalvas: poucas pessoas estão utilizando a rede no momento, então esse número deve cair à medida que o congestionamento aumentar.

Além disso, a rede usa a tecnologia de ondas milimétricas, cujo alcance é bastante limitado: é necessário ter um caminho sem obstáculos entre o celular e a antena; não espere ter sinal em ambientes fechados. Uploads e tethering ainda são feitos através de 4G.

Galaxy S10 5G tem câmera quádrupla e tela maior

Os testes foram realizados com o Galaxy S10 5G, versão turbinada do S10+. A tela cresceu para 6,7 polegadas, mantendo o leitor de digitais ultrassônico. A câmera frontal é dupla, mas o sensor secundário mede a profundidade em 3D graças à tecnologia ToF (time-of-flight).

A câmera traseira é quádrupla, com um sensor ToF de profundidade 3D; ela empatou com o Huawei P30 Pro nos testes do DxOMark. Por dentro, temos uma bateria de 4.500 mAh, processador Snapdragon 855, 8 GB de RAM, e armazenamento sem suporte a microSD — a Samsung diz que não havia espaço por causa das antenas 5G.

O Galaxy S10 5G custa US$ 1.300 na versão com 256 GB de armazenamento, e US$ 1.400 no modelo com 512 GB.

Atualmente, a Verizon tem 5G apenas em locais específicos de Chicago e Minneapolis; a rede de nova geração será expandida para mais 20 cidades nos EUA até o final do ano. A operadora diz que a franquia de dados é ilimitada no 5G; enquanto isso, no 4G, a velocidade será restrita em caso de congestionamento após 22 GB consumidos no mês (ou 75 GB no plano mais caro).

A operadora Sprint vai estrear seu 5G em 31 de maio, quando começará a vender o LG V50 ThinQ e o HTC 5G Hub. Enquanto isso, o Brasil deve realizar seu primeiro leilão de 5G em março de 2020.

Os componentes para o 5G vs. 4G em um smartphone:

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Tecnocast 115 – Para que serve o 5G?

Muita gente ainda pensa que o 5G vai servir apenas para deixar a internet do celular mais rápida. Mas a nova rede deve mudar muita coisa, inclusive a internet fixa que chega hoje em nossas casas. Nesse episódio contamos tudo o que você precisa saber sobre o 5G. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rod
Sabe que o chip é da Qualcomm, né?
Elisson
Máximo que já consegui no 4G foi 65Mbps no S7, mas isso perto da antena que instalaram no meu bairro, mas, mais longe com sinal mais fraco, fica entre 15 a 20.
Ticano
Tudo isso pra ver o porn que recebeu pelo WhatsApp :)
VolksW4GNER
Bom mesmo é esse 4G ai batendo 189 Mbps. O meu pega só 35~45.
Caio Garcia
E o upload?
Fabio Santos
Minha esposa usa claro o que entendo é, mesmo tendo melhor velocidade, não justifica diferença em acesso móvel, se eu colocar um filme do Netflix no iPhone dela e o mesmo filme no meu iPhone com velocidades diferentes que o dela seja o dobro não fará diferença no assistir ambos acima de 15 megas já não trazem travamento ou paradas.Sei lá vocês jovens buscam experiência demais e usam de menos, parece aquele fato dos 60fps nos games perdem tanto tempo acertando detalhes que perdem tempo com diversão.Tá navegando sem travar, fico vendo o povo fazendo toda hora teste de velocidade e se cai já começa se stressar kkkk.
Anderson Silva
Sim... não que isso seja um impeditivo muito grande pra consumir meus conteúdos na rua mas em comparação, quando usava Claro, alcançava 100Mb/s no mesmos lugares e com o mesmo aparelho.Isso me faz pensar que ou fazem isso de propósito pra maquiar a ineficiência técnica ou criar uma estratégia comercial para priorizar somente àquelas pessoas q eles querem (acredito mais na 2ª opção) - sem considerar a parte podre capitalista, não acredito que a maior e uma das mais velhas prestadoras de telecom do país não tenha expertise e/ou equipamentos o suficiente pra entregar um serviço de ponta para todos os seus clientes.Sö acho...
SãoPauloNaFita
Samsung é foda!
Fabio Santos
A vivo me entrega a mesma média que você e a Tim uns 15 megas, no geral faço tudo tranquilo inclusive ver Netflix, não existe nada que meu celular fará em 4K e até não vejo porque tal resolução numa tela móvel, enfim cada qual tem sua colocação.
raphael_silva
Não tinha na hora cara. Leia o comentário abaixo do @feliven:disqus
Fabio Santos
Lê ao menos a matéria que tem a explicação kkk
Giovani Sousa
Haha né? As vezes penso em medir, mas deixa pra lá .. Quanto a velocidade mesma coisa aqui na TIM, 20, porém o serviço é muito bom, pelos lugares que vou tem sempre sinal 4g, e a latência é baixíssima(pra celular) .. então estou satisfeito dentro do possível ..
Felipe Ventura
Por enquanto, o 5G não tem franquia de dados na Verizon. Enquanto isso, no 4G, a velocidade pode ser restrita em caso de congestionamento: depois de 22 GB consumidos no plano Beyond Unlimited, e depois de 75 GB no Above Unlimited. Atualizei o texto para incluir isso.
Giovani Sousa
Exatamente, não entendo essa fixação com velocidade; e a latência como é? Como fica a franquia? Dependendo da franquia ela durará os 8 segundos que leva pra baixar o filme em 4k...
Renan
Tá, mas o que interessa: e as franquias de dados? Ou vão ter velocidades altíssimas capadas pelo limite de dados?
Anderson Silva
Enquanto isso, no outro hemisfério do planeta, a Vivo me entrega 20Mb/s no LTE fora do horário de pico e em área sem congestionamento - e nem vou mencionar que os planos não deixam muita margem pra fazer esses testes constantemente :P
Franco Luiz
chegar a essa velocidade hoje é facil , ate meu aparelho mais basico com 5G chegaria ..... tem que espera se popularizar ai vamos ve , por enquanto é facil pq tem poucas pessoas nessa rede