Início » Celular » Lenovo pega vídeo de YouTuber para promover Motorola Razr dobrável

Lenovo pega vídeo de YouTuber para promover Motorola Razr dobrável

Lenovo colocou o próprio logotipo em um vídeo de fã sobre futuro celular dobrável Motorola Razr; YouTuber não deu autorização

Felipe Ventura Por

A Lenovo tomou uma decisão muito estranha esta semana: ela pegou um vídeo não-oficial sobre o futuro celular dobrável Motorola Razr e colocou o próprio logotipo no fim, dando a entender que as imagens eram oficiais. Na verdade, elas vieram de um YouTuber, que não foi informado previamente e não autorizou o uso de seu material.

Na quinta-feira (16), o Engadget publicou uma matéria dizendo que a Lenovo mostrou um vídeo do Motorola Razr em um evento para a imprensa na China. Ele foi divulgado pelo site Sina Tech na rede social Weibo.

Logo de cara, eu notei que as telas do aparelho diziam: "Concept by @WaqarKhanHD". Após uma rápida pesquisa no Google, foi possível encontrar o vídeo original no YouTube, publicado em fevereiro no canal de Waqar Khan. O Engadget se corrigiu algum tempo depois, dizendo que se tratava de uma "renderização de fã".

No entanto, o vídeo foi realmente apresentado como algo oficial. O Sina Tech divulgou uma gravação do evento, e o logotipo da Lenovo aparece logo após as renderizações animadas. Waqar Khan diz no Twitter que não deu permissão para a empresa usar seu material.

Por que a Lenovo iria usar um vídeo não-oficial para comentar sobre um produto que nem foi anunciado oficialmente? A empresa ainda não comentou o caso.

Motorola Razr dobrável deve ter duas telas

Em fevereiro, um executivo da Motorola confirmou que a empresa vem trabalhando com dispositivos dobráveis "há muito tempo". Ele disse que, se for lançar um celular do tipo, a fabricante não deve colocar a tela do lado de fora porque arranharia muito fácil.

Segundo o XDA Developers, o Motorola Razr terá duas telas: uma interna de 6,2 polegadas com resolução 876×2142, e uma externa de 600×800. Além disso, o aparelho viria com processador Snapdragon 710 e bateria de 2.730 mAh.

Rumores dizem que o smartphone dobrável só será lançado no terceiro trimestre, com design diferente do Galaxy Fold e Huawei Mate X.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nioshi

eu sei

Vitor Hugo

cu não tem acento.

José Vieira

É funcionário do youtube? rs... Não pesquisei sobre os números, mas... com mais de um bilhão de usuários tenho certeza que a imensa maioria não é remunerada de nenhuma forma, contudo... a única exigência verdadeiramente difícil de cumprir é "publicar conteúdo original", rs... E é exatamente essa a que o tal "youtuber" descumpriu, rs...

Porto Velho

A maioria absoluta dos vídeos não tem remuneração. As regras do YouTube são restritas quanto a isso.

Frederico Martins

Tudo nele é horrível. Rsrs. Projeto absolutamente atrasado.

José Vieira

Por isso que está escrito "via de regra", e não OBRIGATORIAMENTE. rs; Contudo, ele está usando não apenas o nome e a marca, está usando um design PROTEGIDO POR PATENTES. rs

Danilo

Imagino que eles irão colocar o queixo para a parte superior do celular...

Daniel Ribeiro

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

leoleonardo85

Você sabia que pode chegar no vídeo e desligar monetização dele né?

Nioshi

vai tomar no seu cú

Alexandre Copi

A marca é propriedade da Lenovo, se eles quiserem eles podem tirar do ar obtendo lucro ou não.

José Vieira

Oi? rs... um vídeo no youtube é, via de regra, remunerado pela audiência; não existe a menor possibilidade de não visar lucro. rs... Mas continue pensando, vais longe, rs... (ou não!).

Lucas M. Dias

O cara sabe que está errado mas persiste no erro... meu Deus!

Marco Antonio
Bruno Caracciolo Novais

Até aqui tem mimimi??? Ahhh pelo amor viu. Ja falei, as coisas começaram a desandar quando o mertiolate parou de arder.

Exibir mais comentários