Os EUA ofereceram uma licença temporária para a Huawei continuar alguns de seus negócios com empresas americanas, incluindo manutenção de equipamentos de rede, atualizações de segurança para celulares Android, e contribuições para a tecnologia 5G. A empresa tem um prazo de 90 dias que pode ser renovado no futuro.
- O futuro complicado da Huawei na lista negra dos EUA
- Episódio final de Game of Thrones é barrado na China em meio a disputa com EUA
Vale notar que a Huawei só tem autorização para oferecer suporte a produtos já vendidos. “Essa licença permitirá que as operações continuem para os usuários de celulares e redes de banda larga rurais existentes da Huawei”, diz o secretário de Comércio Wilbur Ross em comunicado.
A empresa continua basicamente proibida de comprar chips da Qualcomm e Intel, e de obter acesso antecipado ao Android Q do Google. Para reabrir esses contratos, ela teria que solicitar uma nova licença ao governo americano, cuja chance de aprovação é praticamente nula.
A licença temporária dos EUA contempla quatro itens:
- manutenção e suporte de redes móveis e equipamentos da Huawei já existentes e totalmente operacionais;
- suporte a celulares Android, incluindo atualizações de software ou correções de segurança, para aparelhos disponíveis ao público até 16 de maio de 2019;
- divulgação de vulnerabilidades de segurança em produtos da Huawei, incluindo redes móveis e celulares;
- envolvimento com a Huawei através de um órgão de padrões — como o ITU, 3GPP e GSMA — para desenvolvimento do 5G.
A Licença Geral Temporária emitida pelos EUA vale para a Huawei Technologies e suas 68 afiliadas fora dos EUA, incluindo a Huawei do Brasil Telecomunicações sediada em São Paulo. Ela entrou em vigor em 20 de maio e se estenderá até 19 de agosto, podendo ser renovada.
Em nota à imprensa, a Huawei diz que “continuará a fornecer atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos os produtos Huawei, cobrindo todos aqueles que já foram vendidos ou ainda estão em estoque”. A fabricante completa: “continuaremos empenhados em construir um ecossistema de software seguro e sustentável, a fim de fornecer a melhor experiência para todos os nossos usuários globalmente”.
CEO da Huawei comenta licença temporária dos EUA
Ren Zhengfei, CEO e fundador da Huawei, disse ao jornal estatal Global Times nesta terça-feira (21) que essa licença temporária não significa muito para a empresa; e que ela está bem-preparada para as sanções dos EUA. Segundo a Bloomberg, a fabricante estocou componentes e peças suficientes para três meses de produção.
“Até onde eu sei, as empresas americanas vêm fazendo esforços para persuadir o governo dos EUA a permitir que elas cooperem com a Huawei”, explica Ren. “Sempre precisamos de chipsets desenvolvidos nos EUA, e não podemos excluir produtos americanos.”
Em entrevista à CCTV, o CEO também diz que as restrições comerciais dos EUA não afetarão o lançamento do 5G ao redor do mundo, pois ninguém deve alcançar a tecnologia da Huawei nos próximos dois a três anos. Ren raramente dá entrevistas.
Supporting #Huawei does not necessarily mean you should buy a #Huawei smartphone. My family members use #Apple for a very long long time: Ren Zhengfei, founder of China’s Huawei Technologies (Photo: Chen Qingqing/GT) pic.twitter.com/5rcrHJx3KR
— Global Times (@globaltimesnews) May 21, 2019
A China vem adotando algumas medidas de retaliação contra os EUA. Canais estatais passaram a transmitir filmes antiamericanos; o governo barrou o último episódio de Game of Thrones no país; e o presidente Xi Jinping visitou nesta semana um local para extração de metais raros usados na fabricação de eletrônicos — o país é o maior exportador do mundo nesse setor.
O instituto de pesquisa ITIF (Information Technology and Innovation Foundation) estima que as restrições dos EUA à exportação de produtos podem custar até 74 mil empregos e US$ 56,3 bilhões em prejuízo para a economia americana, dependendo de sua escala.
Com informações: TechCrunch.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
A Crimeia me lembra que eles não queriam ficar como flagelo de um país que mergulhou na patranha dos EUA. Fora isso, qualquer insinuação não diz coisa alguma.
Crimeia te lembra algo?
Não sabe a merda pequena que falaste
Boa, vou até dar uma olhada nos One pra em breve ser, quem sabe, o próximo :)
Olha só, n disse q n presta por se inspirada do iOS! Disse q n curto, e entendo q muita gente é fã exatamente por ser inspirado no iOS.
Porém, o maior feito e elogio do iOS se dá à grande atenção q eles dão aos pequenos detalhes e, infelizmente, a Huawei n tem o mesmo cuidado. =/
Sobre o Always on Display, a EMUI apenas exibe horas e bateria, no 9.1 foi atualizado e agora exibe notificações tb! Porém é customização é quase inexistente! A Oxygen (do OnePlus) tem diversas customizações disso, a One UI então... nem se fala.
eu só concordo com o fato dos icones não ser padronizado, que é um mal do android GERAL, muito raro uma empresa com seu launcher default ter os icones padrões. Por sorte a EMUI 9.1 resolveu isso padronizando tudo, ficou melhor.
Sobre você não gostar de iOS não faz da interface pior, há quem goste e há quem não goste. O Fato deles se basearem em iOS é um ponto, pois de longe o iOS é elogiado por isso. Agora se você não curte não faz sentido dizer que não presta.
Fora isso, entendo... não possui um com tela curva então não sabia disso.
O Always On teve o update e melhorou, mas ta longe em quê da concorrência? Não percebi diferença.
Difícil substituir o Google.
Se os EUA não tirarem o embargo, não vai receber mais atualização nenhuma.
Sei q n usa as câmeras ao mesmo tempo, dá até pra notar quando muda de lente. Mas mesmo comparando só a main, a da Huawei é muito superior, inclusive, o P30 Pro utiliza 2 lentes, pq uma das lentes é exclusiva pra uma medição lá q n lembro direito.
Tb, a Huawei tem lente exclusiva com zoom óptico e o Pixel n, mas ainda assim, o Pixel consegue um resultado bem satisfatório!
--
Sobre o OS ser inspirado ou não no iOS é realmente gosto, mas a falta de refinamento no software é outro coisa: ou vc se importa ou não pelos detalhes, felizmente a maioria das pessoas não ligam muito pra isso, querem só os recursos funcionando e ponto final!
A Emui se inspirou no iOS, mas ainda assim tivesse caprichado nos detalhes, harmonia, acabamento e tal... provavelmente não iria me desfazer do Mate20 Pro.
Então é só questão de gosto. Porque tenho o mesmo Mate 20 Pro e gosto bastante da Emui. Isso que meu últimos vários celulares foram tudo Android puro (Nexus) ou OxygenOS, ou com alguma custom ROM AOSP.
Sobre a questão da camera, a Huawei não tem 3 ou 4 câmeras pra usar tudo ao mesmo tempo pra aumentar a qualidade. Diferente daquele celular-aranha da Nokia, cada lente tem uma função bem específica e é usada em separado. Então não faz sentido comparar a câmera do pixel com as várias câmeras de um Huawei. Teria que comparar exclusivamente com a lente "normal" dele.
Pode postar a fonte?
Ahh sim, quero deixar claro: é um software que funciona bem, é completo e a grosso modo não falta nada! É fluído, n vi muitos bugs (só um bobo uma vez, o controle de volume n sumia de jeito nenhum! Ficou na tela até eu reiniciar o telefone).
Enfim, é apenas um software OK! Peca nos detalhes/acabamento/refinamentos.
Tive um Mate20 Pro e vendi justamente pelo software n entregar a qualidade premium que o hardware entrega. Em outras palavras: o software n valeu o preço que paguei no telefone, entende?
O q lembro de n ter gostado:
- justamente por se inspirar no iOS, se fosse pra ter iOS, eu comprava o original, n o "paralelo". E eu n sou fã do iOS!
- falta identidade visual, os apps não possuem identidade e não são padronizados. Alguns realmente são bem bonitos!
- entrega alguns recursos no hardware, mas n existe software pra explorar tal recurso. Tela curva, é totalmente estético, n existe um único recurso pra aproveitar a tela curva. O mesmo da tela OLED, aquele always on display é muito tosco, exibe só as horas (no 9.1 foi atualizado, melhorou um cadin, mas ainda tá beeeem longe da concorrência)
- tiram alguns recursos do Android puro, o próprio always on display tem no Android puro e a Huawei sobrescreveu por um piorado! O mesmo pela navegação por gestos, Huawei fez uma solução, mas tá longe de ser excelente!
E é isso: a EMUI tem de tudo, mas nunca é excelente, saca? Parece q eles n planejam direito e n refinam o que fazem, tão apenas querendo completar os requisitos.
Putz, agora que comprei um P20, e apesar de ser o do meio e não ser lançamento, estou muito satisfeito com o aparelho, para usuários não muito exigentes ele é ótimo!
O que acham das atualizações no Brasil? Pra quem já possui o aparelho, será que continuará a chegar as atualizações de segurança e quem sabe o Android Q?
Você usou qual smartphone com a EMUI? Eu possuo um P20 Pro e acho muito bom o S.O, principalmente por ser baseado no iOS, pois sempre fui usuário iOS e agora estou testando esse Huawei.
E discutir hardware vs pos-processamento é no quesito android em geral, não fale que é culpa da Huawei. TODOS os smartphones android possuem um absurdo de hardware e uma mixaria de software, com exceção do Pixel, mas aí é outra história.
Falando sobre smartphones...
A Huawei tá muito à frente no quesito hardware, mas software... puuts! É uma das piores. A EMUI n tem identidade, é cheio de recursos inúteis (q vc n pode tirar!!) e falta um monte de refinamentos.
Espero muito que a Huawei melhore seu software, se fosse do nível do Pixel ou iOS seria simplesmente os melhores smartphones do mundo!
Veja bem, Pixel tem uma lente bem pior do que os smartphones da Huawei e ainda assim, o Google consegue entregar muuuita qualidade com pouco hardware, claro q n chega a superar as fotos da Huawei, mas chega perto e é impressionante dada a qualidade bem inferior do hardware do Pixel.
O q quero dizer: se o Pixel tivesse o hardware da Huawei, ele conseguiria entregar muito mais qualidade do que a Huawei entrega hoje em suas fotos.
A ideia é os USA freiar China, mas este tiro pode sair pela culatra!
A curto prazo certamente irá prejudicar a Huawei, especialmente no segmento de smartphone.
Mas isto pode ser aquele gás pra Huawei substituir tecnologias dos USA com tecnologias próprias ou de outros países, isto só vai acelerar o processo da China ultrapassar os USA.
Afinal, uma das empresas mais importantes da China será totalmente independente dos USA no médio prazo. No fim, será prejuízo pros USA, pois deixará de exportar tecnologia pra diversas empresas.
EUA espantados com a capacidade da Huawei de dominar os mercados em que atua.
Nos smartphones, lança versão da EMUI com apenas 1 mês após o lançamento da nova versão do android. Resultado: Google não vai mais poder dar acesso antecipado à Huawei pra sair na frente. Ou seja, empresas americanas vão lançar as atualizações e Huawei apenas após um tempo pra deixar os Americanos ganhar algo.
Redes 5G: Huawei inquestionavelmente na frente da corrida, como eles mesmos falam: 2 anos à frente de qualquer concorrente.
Demais equipamentos: Huawei sempre foi, se não a melhor, uma das melhores no quesito equipamentos de redes, não é por nada que domina o mercado desde sempre.
O mais hilário disso tudo é que eu busco na internet as provas de toda a colaboração da Huawei com o Governo Chinês e infelizmente não encontro nada. Os EUA acusam sem provas? Quando houve o vazamento do caso da NSA com PROVAS de que os EUA praticavam a espionagem em cima de TODOS e não houve 1/10 desse barulho...
Alguém que leu esse comentário até aqui e tenha algum link das provas dos EUA contra a Huawei, favor comentar, pls.
Você saber o porquê dos EUA não quererem a instalação de roteadores de borda que não passem pelo território americano, né? Mas não tem como evitar mais.
https://i.redd.it/eo6248sth...
Então é mimimi dos EUA contra o inevitável: a Huawei já domina o mercado 5G e não há nada que os americanos possam mais fazer. De resto, é só a campanha do Trump a todo vapor.
Eu não estou justificando nenhum dos argumentos de nenhum dos lados (Eua ou Huawei), só apontando um dado. Este é um dos argumentos usados pelo Trampe a tempos pra demonizar a Huawei.
E no mais, todos os equipamentos de todas as empresas de código proprietário realizam algum tipo de espionagem de usuários. Privacidade em rede é utopia.
Beleza. Os equipamentos Cisco também têm. E aí, como ficamos? Até os roteadores ASUS vendidos nos EUA são modificados para abrir brechas.
Todos os governos aceitam espionagem: a própria.
Nenhum governo aceita espionagem de outros governos.
E sim, já comprovaram backdoors em equipamentos Huawei diversas vezes.
Até agora, não há qualquer evidência de espionagem pelo governo chinês, mas a gente já tem várias provas de espionagem pelos EUA, e ainda continuam espionando. Se for pra aceitar que nos espionem, que seja pelos sino-russos, pois não têm os mesmos interesses que os EUA. Não invadem as outras nações por riquezas nem ficam ameaçando como os americanos. Ponto.
Sem falar a preocupação dos dados dos cidadãos americanos indo parar nas mãos do governo chinês palos backdoors nos equipamentos Huawei.
Comentei isso em uma discussão estrangeira. A Huawei já ultrapassou a Apple em números de smartphones vendidos no mundo, com um aumento anual de 40%, enquanto a Apple cresce 0,7%. A Xiaomi vem em um crescimento de quase 50%. Só aguardando o relatório de 2019 para confirmar a Xiaomi na frente da maçã podre.
Já era. 34% de patentes 5G da Huawei contra 14% dos EUA. A Europa não vai engolir essa pressão e, inclusive, a primeira rede 5G já está rodando no Reino Unido. A Huawei já venceu essa disputa.
nada besta.....
Huawei está muito à frente no desenvolvimento do 5G e de outras tecnologias relacionadas a transmissões de dados. Como empresas que estão neste mercado há 50 anos ficaram para trás.
O problema são equipamentos de telecom e não celulares.
Huawei está para encabeçar o 5G mundialmente e os EUA estão apavorados com a perda de royalties que vão tomar.
Xiaomi acho que não é vendida oficialmente nos EUA, então o risco deve ser baixo.
Pô, alguém arruma logo um P30 Pro pro Trump!
Fica esperta xiaomi proxima vai ser vc