Início » Jogos » Project Scarlett: próximo Xbox virá em 2020 com 8K, SSD e ray tracing

Project Scarlett: próximo Xbox virá em 2020 com 8K, SSD e ray tracing

Microsoft revela detalhes sobre console sucessor do Xbox One; Project Scarlett terá recursos semelhantes aos do Sony PlayStation 5

Felipe Ventura Por

A Microsoft revelou os primeiros detalhes sobre o sucessor do Xbox One durante a feira E3: o Project Scarlett terá SSD para maior velocidade, iluminação através de ray tracing e suporte a 8K — são os mesmos recursos que a Sony promete no PlayStation 5. Ambos os consoles serão lançados em 2020.

O foco do Project Scarlett está em velocidade: ele deve ser “quatro vezes mais potente que o Xbox One X”, graças a um processador da AMD com as arquiteturas Zen 2 e Radeon RDNA.

O console também virá com memória RAM GDDR6 de alta largura de banda, e um “SSD de nova geração” criado pela Microsoft que funcionará como “RAM virtual”. A velocidade de transferência de dados terá um aumento “de mais de 40 vezes se comparado à geração atual”.

Segundo a empresa, o novo hardware permitirá ao usuário “se deslocar pelos mundos sem esperar que as cenas sejam carregadas”, e marcará o fim das longas “cenas de elevador” que disfarçam o carregamento.

Xbox Project Scarlett terá 8K, 120 fps e ray tracing

O Project Scarlett também poderá chegar à resolução 8K. Ele conseguirá chegar a taxas de quadros de até 120 fps, provavelmente em resoluções mais baixas. Haverá suporte para taxas de atualização variáveis, e para ray tracing em tempo real com aceleração por hardware, técnica mais realista na iluminação de cenas.

Phil Spencer, da Microsoft, disse que o Project Scarlett está sendo desenvolvido pela mesma equipe por trás do Xbox One e One X. Ele deu a entender que a empresa não seguirá novamente a estratégia inicial — e malsucedida — de vender o Xbox One como uma central de entretenimento, em vez de um console focado em gamers. “Nós ouvimos vocês, um console deve ser projetado e criado e otimizado para uma coisa e apenas uma coisa: jogos.”

Placa de testes do Project Scarlett

Placa de testes do Project Scarlett

A Microsoft garante suporte a “quatro gerações de consoles”: ou seja, você poderá jogar títulos do Xbox original, Xbox 360 e Xbox One X no Project Scarlett, além dos games projetados para o novo dispositivo. A retrocompatibilidade vai além: “seus jogos, suas conquistas, seu progresso, seus acessórios, sua experiência de console com o Xbox: tudo segue adiante no Scarlett”.

A Sony promete vários desses recursos para seu futuro console, chamado informalmente de PlayStation 5. Ele terá ray tracing, jogos em 8K e SSD no lugar do HD; também haverá cross-play de jogos com o PS4, um SSD projetado pela Sony, e suporte a 4K com taxa de frequência de 120 Hz.

O Project Scarlett e o PlayStation 5 serão lançados no último trimestre de 2020, a tempo das festas de fim de ano. O console da Microsoft virá com o novo jogo Halo Infinite; confira o trailer abaixo:

Com informações: Ars Technica, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Alves

Fifa qualquer torradeira roda a 4K Nativo.

Guilherme Alves

Corrigindo, 60FPS NO XoneX

Macgyver Freitas

a Oneplus pulou o 4 só pq os chineses n gostam do numero

Rafael Ferreira

120 FPS, quem vai acreditar nisso?

Estamos em 2019 e o XONE X, o console mais poderoso do mundo, continua nos entregando 30fps, apesar das promessas. A promessa dos 60 fps ficou só na promessa mesmo, eles continuam achando que os gamers querem resolução em detrimento de fluidez.

8K? Quem pediu isso? Lançar um console a cada 18 meses? Chamando o usuário de trouxa? Tá parecendo a SEGA. Preparem o bolso para o Scarlet 2 em 2021, rodando as 16K e 30 fps.

Souza

Já está tendo muita desinformação na internet. Chega me dá náuseas.
Melhor esperar sair e ver como essas máquinas maravilhosas vão se comportar. Como cada desenvolvedora vai trabalhar suas produções nesta nova geração de consoles.
Até porque no final das contas queremos jogos impactantes, que façam valer a pena. Coisa que tem sido rara na geração atual.

Leumas Ninguem

PS4 roda 4K nativo alguns jogos, como por exemplo FIFA

Muda o disco kkkkk

E ambos serão a mesma coisa, o mesmo TFlops, e já foi falado que não tem como jogar em 8K com apenas 12~13 TFlops, ou seja, o 8K será só pra vídeos

Daniel R. Pinheiro

Esse negócio de pular número não dá certo, a Samsung que o diga...

Eduardo Braga

Quem sabe.

Reinaldo Aparecido de Paula

acredito que nao aconteça muita coisa se fizeram igual a mim que tinha o 360 e o one e venderam os 2 e compraram o xonex e continuo jogando todos os jogos 2 nele ao contrario de fanatico que joga ps4 e vai continuar com todos os consoles velhos sem ser colecionador só para poder jogar os outros jogos que tinha, fora o papo de que ninguem gosta de jogo antigo e agora acha que rodar ps4 no ps5 é novidade.

Ronaldo RND

Pc tem os melhores gráficos.

Ronaldo RND

Acredito que a sony divulga 8k mas na verdade vai rodar 4k e olhe lá. Como o ps4 Pro que diziam rodar em 4k mas era uma simulação (upscaling) de 4k só kkkkk. Enquanto o one x roda 4k nativo e não simulado como o ps.

Drax

A promessa era de que os jogos rodarão normalmente, inclusive os lançados após o scarlett, porém com gráficos piores, assim como acontece com os PCs

Macgyver Freitas

É só lançar o Xbox 5, e diz q contou o X como sendo o 4

RAFAEL DE FARIA FERREIRA

Microsoft virando MicroSEGA

RAFAEL DE FARIA FERREIRA

O que acontece com os BESTAS que acabaram de comprar o XBOX ONE X, o console mais poderoso de todos os tempos?

Exibir mais comentários