Netflix tem experimento que faz celular vibrar em filmes e séries

Idea faz parte de um hackathon promovido pela Netflix recentemente

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Netflix Hack Day

Várias empresas têm o costume de promover hackathons. A Netflix é uma delas. A mais recente edição do Netflix Hack Day trouxe alguns projetos curiosos, com destaque para o Project Rumble Pak, que faz o celular vibrar em determinadas cenas de filmes e séries.

A ideia foi inspirada em games que fazem o smartphone vibrar em cenas de ação para proporcionar uma experiência um pouco mais imersiva ao jogador.

No caso do Project Rumble Pak, o aparelho pode vibrar de modo sincronizado com uma cena de explosão, com as batidas de uma trilha sonora, com golpes de luta ou com uma bola quicando, só para dar alguns exemplos.

Criado pelos desenvolvedores Hans van de Bruggen e Ed Barker, o experimento foi feito com um episódio de Voltron: a cena de uma explosão faz o celular vibrar nas mãos do usuário.

Para tanto, a dupla usou uma ferramenta da Immersion (empresa especializada em tecnologia háptica) para sincronizar o trecho em questão com efeitos de haptic feedback (algo como “retorno háptico”) — esse é o mecanismo que aciona a vibração do celular ou o faz emitir um curto som para dar mais realismo a um teclado virtual, por exemplo.

O Project Rumble Pak pode parecer interessantes para alguns, irrelevante para outros, mas a Netflix não está preocupada com isso, até porque não há planos de implementar o hack. Os hackathons da companhia são promovidos para estimular a criatividade e dar abertura a ideias que, eventualmente, podem ser aproveitadas em projetos futuros, mesmo que com propósito diferente do original.

Outro projeto da recente edição do Netflix Hack Day é o Voice of Netflix: trata-se de uma rede neural que captura falas de personagens de filmes e séries para criar sentenças sob demanda. É possível testá-lo aqui.

Também merece menção o projeto TerraVision: baseado em visão computacional, esse hack ajuda produtores a encontrar locais para gravação fazendo buscas a partir de uma foto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados