Apple lança beta público do iOS 13, iPadOS e macOS Catalina

Atualização traz modo escuro ao iPhone, interface renovada para iPad e novos apps no macOS Catalina; saiba como instalar o beta

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Apple acaba de liberar a versão beta do iOS 13, iPadOS e macOS Catalina: você poderá testar novos recursos como o modo escuro no iPhone, a interface renovada para tablets e os aplicativos de iPad adaptados para computadores desktop e notebooks. Você pode testar o software mesmo se não tiver uma conta de desenvolvedor; basta um Apple ID.

Apple Beta Program

O iOS 13 é uma atualização bem-vinda para iPhones. Além do modo escuro, ele promete maior desempenho ao abrir apps e usar o desbloqueio via Face ID. A câmera ganhou um novo modo de iluminação de retrato chamado High-Key Mono, e o app Fotos ficou mais esperto em organizar e editar suas imagens e vídeos.

Além disso, o iOS 13 permite liberar o acesso à sua localização apenas uma vez para determinados apps, além de mostrar um mapa de lugares onde eles rastrearam você. A assistente Siri ganhou uma voz mais natural; o teclado ganhou o QuickPath para digitar deslizando nas teclas; o Telefone permite mandar chamadas de números desconhecidos direto para o correio de voz; entre outros.

Apple traz novidades no iPadOS e macOS Catalina

iPadOS - Tecnoblog

O iPadOS traz melhorias específicas para a tela maior do iPad: ele permite fixar widgets na tela inicial, usar duas instâncias do mesmo app, e deixar várias janelas flutuantes em Slide Over.

Ele também oferece suporte a armazenamento externo, como HDs e pendrives, para se aproximar da experiência de desktop. Você pode até mesmo ativar o suporte a mouse nos ajustes de acessibilidade. Há ainda novos gestos para edição de texto e melhorias na caneta Apple Pencil.

macOS 10.15 Catalina

Temos também o macOS 10.13 Catalina, voltados para Macs, iMacs e MacBooks. Ele desmembra o iTunes em três programas separados, Músicas, Podcasts e Apple TV; além de oferecer suporte a apps de iPad com o projeto Catalyst.

O Tempo de Tela mostra como você está passando seu tempo no computador; o bloqueio de ativação só permite fazer restauração com sua senha do iCloud; e o Controle por Voz representa um enorme avanço em acessibilidade. Há ainda o Sidecar para usar o iPad como segunda tela.

Como instalar o beta do iOS 13, iPadOS e macOS Catalina

Para instalar o beta do iOS 13 ou iPadOS, é preciso seguir estes passos:

  • faça um backup do seu dispositivo no iTunes (ou no Finder se você estiver rodando o macOS Catalina);
  • faça login em beta.apple.com/sp/betaprogram com seu Apple ID;
  • vá até beta.apple.com/profile no seu iPhone ou iPad para baixar o perfil de configuração;
  • siga o caminho Ajustes > Geral > Atualização de software para instalar o beta.

Enquanto isso, o beta do macOS Catalina requer um processo ligeiramente diferente:

  • faça backup do seu Mac usando o Time Machine;
  • faça login em beta.apple.com/sp/betaprogram com seu Apple ID;
  • visite este link para baixar o macOS Public Beta Access Utility;
  • vá até Preferências de Sistema > Atualização de software e instale o beta.

Se você não quiser instalar software beta, tudo bem! Mostramos em vídeo as melhores novidades do iPadOS

… e do macOS Catalina:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados