Início » Celular » iOS 13 beta tem função que "corrige" desvio de olhar no FaceTime

iOS 13 beta tem função que "corrige" desvio de olhar no FaceTime

Em teste, função do FaceTime simula "olho no olho" quando usuário não estiver olhando para a câmera

Emerson Alecrim Por
19 semanas atrás

O contato olho a olho é importantíssimo para os humanos. Talvez seja por isso que a Apple introduziu um recurso curioso na última versão beta do iOS 13: uma função que usa realidade aumentada para "corrigir" o olhar de participantes de uma conversa no FaceTime.

FaceTime

A premissa básica do FaceTime e outras ferramentas de videoconferência é permitir que você se comunique com outra pessoa como se estivesse de frente à ela. O problema é que, nesse tipo de comunicação virtual, é comum que uma das partes olhe para a tela do celular em vez de fixar os olhos na câmera.

Eis o efeito: muitas vezes, parece que a pessoa não está olhando para você. Chega a ser paradoxal, afinal, ela está vendo o seu rosto no celular dela. Seja como for, a Apple decidiu remediar esse "desvio de atenção" não intencional.

Chamado de FaceTime Attention Correction, o recurso usa o ARKit 3 (versão mais recente da plataforma de realidade aumentada da Apple) para identificar as pupilas do usuário e, em tempo real, reposicionar o olhar na tela de modo a fazer a pessoa do outro lado ter impressão de estar em uma conversa olho a olho o tempo todo.

Basicamente, o ARKit 3 determina a posição do rosto usando um mapa de profundidade e, em seguida, reposiciona virtualmente as íris usando aprendizagem de máquina.

A novidade funciona bem, mas não está livre de inconsistências (ainda não) — é por isso, talvez, que a função vem desativada por padrão. Mike Rundle e Dave Schukin, dois desenvolvedores que estão testando a funcionalidade, observam que ela pode falhar, ainda que levemente, caso um objeto seja movido em frente aos olhos, como mostra este tweet:

De qualquer forma, o FaceTime Attention Correction já pode ser testado por quem tiver baixado a última versão beta do iOS 13 ou do iPadOS 13. O recurso só é compatível com aparelhos equipados com chip A12 Bionic ou A12X Bionic, como o iPhone XR, o iPhone XS e a linha iPad Pro.

Com informações: VentureBeat.