Início » Internet » Facebook vai cobrar taxa de 30% de grupos privados que têm assinaturas

Facebook vai cobrar taxa de 30% de grupos privados que têm assinaturas

A rede social começará a reivindicar parte da receita com assinatura de grupos privados em janeiro de 2020

Victor Hugo Silva Por

O Facebook passou a testar há cerca de um ano a opção para grupos privados cobrarem uma assinatura de participantes em troca de conteúdo extra. A experiência parece ter dado certo e, a partir de 1º de janeiro de 2020, a rede social começará a reivindicar sua parcela sobre a receita.

Segundo o TechCrunch, o Facebook cobrará uma taxa de até 30%, dependendo do dispositivo em que o usuário começou a assinar o grupo privado. A comissão vale apenas para asssinaturas feitas a partir de 2020, mas deve impactar muitos administradores.

A diretora de monetização de mídia do Facebook, Kate Orseth, afirma que a empresa garantirá 70% dos ganhos aos donos de grupos. O restante do valor será destinado ao Facebook, que até o momento não cobrou nada, ou taxas de outras empresas.

Como o aplicativo do Facebook utiliza os sistemas de pagamento do iOS e do Android, Apple e Google ficam com 30% do valor das assinaturas no primeiro ano e 15%, no segundo. O Facebook ganhará a partir dessa redução, pois ficará com os outros 15% que iriam para as donas das plataformas.

Na prática, a mudança não afetará os administradores de grupos, já que parte do valor terá somente um novo destino. Em assinaturas feitas no desktop, no entanto, a rede social cobrará uma taxa de 30% que, até então, não existia.

O Facebook também permitirá a criação de grupos exclusivos de assinantes, com valores de US$ 4,99 a US$ 29,99. Com isso, administradores não precisarão criar publicações para quem não paga por conteúdo extra sobre temas como culinária, criação de filhos e organização doméstica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Claro que nem é... é piada pronta.

Keaton

Depende do conteúdo, você não tem alternativa. Principalmente se for para ajudar alguns artistas. Vide patreon. hahaha

Keaton

Isso é praticamente o Facebook kibando o Patreon/etc....

johndoe1981

Também achei. Por $15 deve haver serviços profissionais para tal assunto, algo mais profissional.

Danilo Cursino

"Grupos globalóides" HAHAHAHAHA Melhor do que os grupos mongolóides que acreditam nessas merda se achando subversivos, mas só tão sendo burros mesmo.

Buldego

Terraplanista nem é gente.

Buldego

Não há diferença? Mídia cita? Nossa, a que ponto chegamos.
Ciência X ignorância.

Terraplanistas deveriam dar as mãos e pular de um prédio, já que duvidam tanto da ciência, afinal pra eles gravidade nem deve existir.

Lordy Apophis

Tem gente aí dizendo que terá que pagar para ter acesso a grupos mas esse certamente não interpretou direito o texto, o texto diz que existe uma opção que os criadores dos grupos cobram os participantes, sendo assim o criador que cobra dos membros dos grupos terá que repassar 30%,ao Facebook.

Fabio Santos

Assim como os grupos globalóides que acredita em tudo que a mídia cita, não há diferença, ambos lados tem grupos fechados e secretos.

uB.

15$/mês pra ter acesso a um grupo?

Na boa, sou mais assinar algum site específico sobre tal conteúdo.

uB.

Da mesma série: "Nunca integraremos o Zaperson ao Facebook."

Anderson Antonio Santos Costa

Grupos que divulgam a pseudociência, como a Terra Plana, certamente farão uso dessa ferramenta no Facebook.