Início » Internet » YouTube lança assinaturas mais caras e adesivos animados para canais

YouTube lança assinaturas mais caras e adesivos animados para canais

YouTube acredita que novas ferramentas devem impulsionar receita de criadores; empresa também lançou Playlists de Aprendizado

Lucas Lima Por

O YouTube lançou nessa quinta-feira (11), durante a conferência para criadores VidCon, novas ferramentas para monetização do conteúdo dos produtores. Os recursos incluem o Super Stickers, para adesivos no chat, novos níveis de assinatura e expansão das parcerias para venda de produtos direto da plataforma.

YouTube / i-m-nik / Unsplash

Assim como funciona o Super Chat, os adesivos poderão ser comprados durante transmissões ao vivo ou premieres. Eles ficarão fixados no topo do chat, destacando-se das demais conversas. Basicamente você paga para que o youtuber veja sua mensagem.

Os chamados Super Stickers virão com uma variedade de estilos e categorias como jogos, moda, beleza, música, esportes; eles também estarão em diferentes idiomas, para funcionar com mais públicos.

Super Stickers

O Google afirma que mais de 90 mil canais já receberam o Super Chat e que algumas transmissões ao vivo chegaram a fazer 400 dólares por minuto (!). Essa é a principal forma de receita de transmissões no YouTube, de aproximadamente 20 mil canais, um crescimento de 65% em relação ao ano passado, de acordo com a empresa.

A assinatura do canal, que funciona como uma campanha de financiamento coletivo para o criador (mas sem sair do YouTube), cobra uma taxa de U$ 4,99 para dar acesso a emblemas, emojis e conteúdo especial do produtor de conteúdo.

Agora, as assinaturas poderão ter até cinco níveis: quanto mais cara a mensalidade que o usuário paga, mais “brindes” ele recebe do youtuber. De acordo com a plataforma, após testar os níveis de assinatura em alguns canais, a receita deles com a modalidade aumentou seis vezes.

O YouTube também fechou parcerias com outras cinco empresas para impulsionar a venda de produtos do criador dentro do site. Antes, o contrato era só com a Teespring; Crowmade, DFTBA, Fanjoy, Represent e Rooster Teeth são as novas plataformas para venda.

Playlists de conteúdo educacional e apoio a causas sociais

As Playlists de Aprendizado permitirão que o usuário foque no conteúdo que ele busca para, de fato, aprender. Elas poderão ser estruturadas em torno de um conceito, com uma divisão de capítulos que poderão ir do básico ao avançado.

Além de uma nova aparência, que deve ajudar a ver qual o próximo conteúdo daquele vídeo, o YouTube também esconderá a barra lateral de recomendados, dando mais foco ao conteúdo do canal.

Playlists de Aprendizado

No ano passado, a empresa começou a testar o YouTube Giving. Agora, a ferramenta está saindo do beta para criadores dos Estados Unidos. Basicamente, o recurso é disponibilizado em transmissões ao vivo para levantar fundos para causas sociais. É semelhante ao Super Chat, com a diferença de que o dinheiro tem outro destino.

YouTube Giving

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Albuquerque

É pq é questão de gosto... são públicos diferentes para cada tipo de canal.

Magnosama

???

Alexandre Marx

Coragem hein?!

johndoe1981

É vero. Mas quem sou eu pra falar do gosto alheio, eu também curto meus YTPBRs de vez em quando kkkk

Mike Cross

Conselho: simplesmente não perca tempo com isso. Vira e mexe a gente tende a questionar o gosto alheio em tudo quanto é mídia (sendo música o maior ofensor disso) é honestamente não vale o estresse sofrido. Sem falar que eu mesmo consumo minhas próprias porcarias, então evito de criticar pra não me sentir hipócrita.

johndoe1981

Canais realmente bons como o Hoje no Mundo Militar e Digital Foundry estão longes de serem guilty pleasure na minha opinião.

Agora streamer famosinha com decotão, me poupe, não sei como tem gente que doa dinheiro pra esse tipo de youtuber.

Alisson Santos

Já vi youtuber estrelinha ignorando Super Chat caro, certamente ignorará também stickers e outras coisas que o YouTube venha a lançar como ferramenta para que os fãs de alguém consiga um pouco de atenção.

Magnosama

Acho bacana facilitarem as doações.
Vez ou outra me vejo querendo ajudar algum criador de conteúdo que gosto, e muitas vezes não mando simplesmente por ser trabalhoso demais.
No youtube é bem tranquilo.

Leonardo Feelckins

achei insano o layout especial de vídeos com conteúdo educacional. clean e sem distrações

Mike Cross

Pior que vira e mexe o espectador que é publico alvo disso aí sente-se bem fazendo isso. Eu mesmo me vejo mandando super chats pra algum youtuber que assisto.
Num ponto de vista geral isso pode ser considerado fútil? Certamente sim, mas no fim das contas ninguém se importa. Eu não me vejo me desfazendo dos meus "guilty pleasures" tão cedo.

Mike Cross

Por incrivel que pareca, eu.
Foi por causa disso que simplesmente parei de me importar com quem as pessoas apreciam e financiam. Todo mundo que se preze tem seu "guilty pleasure", e aposto que ningém aqui é aquele cult carola que só consome mídia construtiva 100% do tempo. Então tecnicamente a crítica se torna inócua.

Adrian Dérick

Não, mas acho injusto e até errado colocar 30 vírus disfarçados de anúncios taboola antes de ver os comentários, sem falar que várias empresas de tecnologia usam as informações pessoas para lucrarem com anúncios. Dizem que é para mostrar anúncios personalizados, mas é uma alta invasão de privacidade. Se eles querem dinheiro, que pelo menos use os anúncios de forma saudável.

gust4v8

vc é ralé

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Lá vai a pirralhada roubar cartão de credito dos pais apara enriquecer mais o Felipe Neto.

Capitão Caverna

Adblock e youtube vanced

Exibir mais comentários