Como bloquear um canal no YouTube (sim, tem solução)

Saiba como bloquear um canal no YouTube para não aparecer em sugestões de conteúdo ou rompa de vez o vínculo com o criador dos vídeos

Melissa Cruz Cossetti
Por

O YouTube criou uma forma de bloquear sugestões de canais que você não gosta na home do site e no Up Next (próximo vídeo). É possível também usar o recurso “bloqueio de amigo” para eliminar qualquer interação com um usuário. Continue comigo e veja como fazer.

YouTube
Bloqueie canais e usuários no YouTube. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Como bloquear canais recomendados no YouTube

Tempo necessário: 2 minutos.

Após o bloqueio, ainda é possível encontrar vídeos do perfil bloqueado se pesquisá-los ou se visitar a página do canal. A restrição se dá nos algoritmos que sugerem conteúdo e tão só. O tutorial abaixo foi feito pelo celular, mas o processo é semelhante pelo computador. Veja:

  1. Vá até um vídeo do canal

    Localize na página inicial ou no Up Next o conteúdo do perfil que será bloqueado;

  2. Abra o menu de opções do vídeo

    Selecione os três pontinhos em vertical, ao lado direito do conteúdo;Seta indicando o menu de opções de um vídeo visto pelo celular

  3. Bloqueie o canal

    Clique em “Não recomendar o canal” para bloquear as recomendações daquele perfil.Como bloquear um canal no YouTube

Como bloquear um usuário no YouTube

Ao usar o recurso “bloqueio de amigo”, o usuário não poderá compartilhar vídeos nem conversar com você na plataforma. Isso também impedirá que essa pessoa veja ou comente no conteúdo que postou. Na prática, isso só bloqueia a interação com o canal, já que é possível pesquisar e assistir vídeos do perfil bloqueado.

  1. Vá até o canal
    Busque pelo canal usando a lupa de pesquisa no canto superior direita da tela;
  2. Bloqueie o usuário
    Clique nos três pontinhos verticais no canto direito da tela e, em seguida, em “Bloquear usuário”.Como bloquear um usuário no YouTube

Para desbloquear, é só seguir as mesmas instruções acima. Ao chegar no menu de opções, clique em “Desbloquear usuário”.

Bloqueando canais com o YouTube Kids

Também é possível bloquear canais no YouTube Kids, um programa separado do aplicativo e site tradicional que oferece conteúdos de acordo com a faixa etária da criança.

Se percebeu algum canal que não gostaria que fosse exibido na plataforma de vídeos, siga o passo a passo abaixo:

  1. Selecione um vídeo do canal
    Clique em um dos conteúdos do perfil que será bloqueado para que ele seja reproduzido em tela inteira;
  2. Faça o bloqueio
    Clique nos três pontinhos, toque em “Bloquear vídeo” e, em seguida, “Bloquear todo o canal”.Como bloquear um canal no YouTube Kids

Posteriormente, se a criança tentar acessar o canal, aparecerá a mensagem “Não é possível exibir este vídeo. Tente assistir outra coisa”.

Ativando o modo restrito no YouTube

Outro recurso que o YouTube disponibiliza aos seus usuários é o “Modo restrito”. Quando ativada, a configuração ajuda a ocultar vídeos que possam ter conteúdo para maiores de idade. Essa ação pode encurtar o caminho e evitar que você saia bloqueando diversos canais (várias vezes) na plataforma de vídeos.

É importante ressaltar que, segundo o próprio YouTube, o filtro pode não funcionar 100%. Além disso, a restrição funcionará apenas no navegador ou celular em que o Modo restrito é ativado. Ou seja, não se aplica à conta do usuário.

Usando as ferramentas acima, ficará bem mais fácil navegar pelo YouTube. Além disso, você não vai mais precisar se preocupar com aquelas recomendações (nem sempre certeiras) do algoritmo.

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados

Relacionados