Início » Brasil » Novo RG traz QR Code e dados de até 12 documentos

Novo RG traz QR Code e dados de até 12 documentos

Oito estados já emitem a nova carteira de identidade; versão deverá estar disponível em todo o Brasil até março de 2020

Emerson Alecrim Por

Enquanto o Documento Nacional de Identidade (DNI) não chega, o RG se atualiza: já emitida em oito estados e no Distrito Federal, a nova versão da carteira de identidade traz QR Code para comprovação de autenticidade e permite a inclusão de dados de até outros 12 documentos.

 Nova modelo de RG (Imagem: Polícia Civil do DF)

Impressão digital agora está na parte traseira; documento tem 96 x 65 mm

O RG já permitia a inclusão de informações como número de CPF, tipo sanguíneo e cadastro de NIS, PIS ou PASEP. Com o novo modelo, o documento pode incluir dados da carteira de trabalho (CTPS), carteira de motorista (CNH), título de eleitor, identidade profissional, certificação militar, cartão do SUS (CNS), entre outros.

A inclusão dessas informações só é possível mediante apresentação dos documentos originais para comprovação. No caso de tipo sanguíneo, por exemplo, exames médicos e carteiras de doação de sangue com essa informação costumam ser aceitos.

Para atestar a autenticidade do documento, o novo modelo de RG traz um QR Code (em alguns estados, como São Paulo, esse código é inserido há algum tempo no documento), além de outros elementos de segurança, como detalhes em relevo tátil ou reativos à luz ultravioleta.

Por enquanto, apenas o Distrito Federal e mais oito estados estão emitindo a nova carteira de identidade: Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. A ideia, porém, é fazer todo o Brasil emitir o documento até março de 2020.

Nova modelo de RG (Imagem: Polícia Civil do DF)

Nova modelo de RG (Imagem: Polícia Civil do DF)

Nos estados em que a emissão já é realizada, o novo modelo é direcionado a quem está tirando a carteira de identidade pela primeira vez ou está providenciando uma segunda via. Documentos nos modelos antigos continuam valendo: se você tem uma versão anterior do RG em bom estado, não é necessário fazer a troca.

A nova versão do RG tem como base o decreto 9.278 de 2018, da Presidência da República. Os custos (quando for o caso) e os procedimentos para emissão são definidos pelo órgão de identificação de cada estado.

RG em cartão (Imagem: Politec)

O decreto também autoriza a emissão do RG em formato de cartão, versão que tem dimensões menores (85,6 x 54 mm) e chip para aproximação (contactless). No Mato Grosso, essa opção já está disponível e custa R$ 99,53 ao cidadão. O cartão tem durabilidade estimada em 10 anos.

Com informações: G1.

Atualizado às 17:19 para inclusão das informações sobre RG em cartão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ZiNani

Pra que o dedão impresso no documento?

Rodrigo Gomes

Tem algum motivo pra ter esse tanto de número de identificação? Eu não poderia ter meus dados eleitorais, militares, civis e tudo mais vinculados com meu CPF, por exemplo? Não adianta nada (ou adianta pouco) ter um único documento se ele ainda carrega um monte de códigos de identificação.

Natthan Fruche Terzi

99,00 reais por um cartão com um CHIP que deve custar uns 10,00 pro governo, ta de palhaçada né...

Natthan Fruche Terzi

Também não entendo, tem um número da reservista, um da carteira de habilitação, outro do CPF, outro do título de eleitor, outro do PIS sendo que a pessoa é uma só, por que não ser só um número...

Natthan Fruche Terzi

Sim, não sei quem foi o infeliz que definiu o tamanho do convencional, não cabe em nenhuma carteira...

Anubis

😂😂😂😂😂

ochateador

Oremos.
Porque a depender da eficiência do poder público brasileiro em ajudar os habitantes do Brasil, isso irá demorar um pouquinho.

Genumano

Não amigo, o CPF será o único número no futuro. Todos os outros documentos serão integrados a ele. Os testes para o documento único já começarão este ano.

Tjago

Já imagino o policial me abordando e pedindo o C.U, eu ficaria com dúvida se está me pedindo o documento ou propina

Alex Temnyk

Ora ora, ele quer mostrar que é gringól :3

JonathasLacerda

piada boa é piada explicada, não é mesmo?

Leonardo Feelckins

incrível!

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Eu entendi, mas achei bizarro ele escrever "e ser o padrão like a EUA" ao invés de ",assim como é nos EUA".

Ginvok

Sim eu notei. O que quis dizer é que essa continua sendo papel e não tem pq trocar agora. Vale a pena esperar o c.u. de plástico.

Arlindo Pereira

Eu fiz aqui no Rio, achei bacana por ter os números dos outros documentos no mesmo papel, incluindo documentos que se perder dá uma dor de cabeça, tipo certificado de reservista.

Exibir mais comentários