Início » Brasil » Novo RG traz QR Code e dados de até 12 documentos

Novo RG traz QR Code e dados de até 12 documentos

Oito estados já emitem a nova carteira de identidade; versão deverá estar disponível em todo o Brasil até março de 2020

Emerson Alecrim Por

Enquanto o Documento Nacional de Identidade (DNI) não chega, o RG se atualiza: já emitida em oito estados e no Distrito Federal, a nova versão da carteira de identidade traz QR Code para comprovação de autenticidade e permite a inclusão de dados de até outros 12 documentos.

 Nova modelo de RG (Imagem: Polícia Civil do DF)

Impressão digital agora está na parte traseira; documento tem 96 x 65 mm

O RG já permitia a inclusão de informações como número de CPF, tipo sanguíneo e cadastro de NIS, PIS ou PASEP. Com o novo modelo, o documento pode incluir dados da carteira de trabalho (CTPS), carteira de motorista (CNH), título de eleitor, identidade profissional, certificação militar, cartão do SUS (CNS), entre outros.

A inclusão dessas informações só é possível mediante apresentação dos documentos originais para comprovação. No caso de tipo sanguíneo, por exemplo, exames médicos e carteiras de doação de sangue com essa informação costumam ser aceitos.

Para atestar a autenticidade do documento, o novo modelo de RG traz um QR Code (em alguns estados, como São Paulo, esse código é inserido há algum tempo no documento), além de outros elementos de segurança, como detalhes em relevo tátil ou reativos à luz ultravioleta.

Por enquanto, apenas o Distrito Federal e mais oito estados estão emitindo a nova carteira de identidade: Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. A ideia, porém, é fazer todo o Brasil emitir o documento até março de 2020.

Nova modelo de RG (Imagem: Polícia Civil do DF)

Nova modelo de RG (Imagem: Polícia Civil do DF)

Nos estados em que a emissão já é realizada, o novo modelo é direcionado a quem está tirando a carteira de identidade pela primeira vez ou está providenciando uma segunda via. Documentos nos modelos antigos continuam valendo: se você tem uma versão anterior do RG em bom estado, não é necessário fazer a troca.

A nova versão do RG tem como base o decreto 9.278 de 2018, da Presidência da República. Os custos (quando for o caso) e os procedimentos para emissão são definidos pelo órgão de identificação de cada estado.

RG em cartão (Imagem: Politec)

O decreto também autoriza a emissão do RG em formato de cartão, versão que tem dimensões menores (85,6 x 54 mm) e chip para aproximação (contactless). No Mato Grosso, essa opção já está disponível e custa R$ 99,53 ao cidadão. O cartão tem durabilidade estimada em 10 anos.

Com informações: G1.

Atualizado às 17:19 para inclusão das informações sobre RG em cartão.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ZiNani
Pra que o dedão impresso no documento?
Rodrigo Gomes
Tem algum motivo pra ter esse tanto de número de identificação? Eu não poderia ter meus dados eleitorais, militares, civis e tudo mais vinculados com meu CPF, por exemplo? Não adianta nada (ou adianta pouco) ter um único documento se ele ainda carrega um monte de códigos de identificação.
Natthan Fruche Terzi
99,00 reais por um cartão com um CHIP que deve custar uns 10,00 pro governo, ta de palhaçada né...
Natthan Fruche Terzi
Também não entendo, tem um número da reservista, um da carteira de habilitação, outro do CPF, outro do título de eleitor, outro do PIS sendo que a pessoa é uma só, por que não ser só um número...
Natthan Fruche Terzi
Sim, não sei quem foi o infeliz que definiu o tamanho do convencional, não cabe em nenhuma carteira...
Anubis
😂😂😂😂😂
ochateador
Oremos.Porque a depender da eficiência do poder público brasileiro em ajudar os habitantes do Brasil, isso irá demorar um pouquinho.
Genumano
Não amigo, o CPF será o único número no futuro. Todos os outros documentos serão integrados a ele. Os testes para o documento único já começarão este ano.
Tjago
Já imagino o policial me abordando e pedindo o C.U, eu ficaria com dúvida se está me pedindo o documento ou propina
Alex Temnyk
Ora ora, ele quer mostrar que é gringól :3
JonathasLacerda
piada boa é piada explicada, não é mesmo?
Leonardo Feelckins
incrível!
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Eu entendi, mas achei bizarro ele escrever "e ser o padrão like a EUA" ao invés de ",assim como é nos EUA".
Ginvok
Sim eu notei. O que quis dizer é que essa continua sendo papel e não tem pq trocar agora. Vale a pena esperar o c.u. de plástico.
Arlindo Pereira
Eu fiz aqui no Rio, achei bacana por ter os números dos outros documentos no mesmo papel, incluindo documentos que se perder dá uma dor de cabeça, tipo certificado de reservista.
uB.
Sim, tenho dois RG! Pq fiz um quando criança e depois tive q fazer outro, meu RG mudou, mas o antigo ainda é válido.RG n faz sentido nenhum! CPF funciona bem, é padrão e é usado no Brasil todo, dispensa o uso do RG e a criação do DNI.RG e DNI são dados redundantes, pq já podemos fazer tudo o q queremos com o CPF: identificar a Maria com o número X do CPF, pra q q vou querer RG e DNI tb?!E DNI parece q n vai extinguir o RG/CPF, já q estes dados estão no documento. Se fosse pra extinguir os antigos, RG/CPF n estariam presentes no documento. E os sistemas q se adaptem, seja híbrido (usando CPF/DNI enquanto DNI ainda n for obrigatório).
SiouxBR
Acredito que a tendência é o DNI usar o mesmo número do CPF, que é nacional e já é utilizado em praticamente todos os cadastros.
SiouxBR
Acho que o que ele quis dizer é que o documento deveria ter o mesmo tamanho de um cartão de crédito, como já é nos USA...
SplitCore
Aqui é a terra do retrabalho.Isso acontece em tudo que se vai fazer nesse país.Mesmo com a informatica e internet nas mãos, eles continuam fazendo como só tive-se papel como opção.
SiouxBR
Segundo o último parágrafo da notícia já está autorizada a emissão em cartão com chip, sendo que no Mato Grosso a opção já está disponível.Acredito que conforme os estoques de papel usado forem terminando e equipamento de impressão gravação forem adquiridos, todos devem mudar para o chip.
SplitCore
Claro e naturalmente a sigla ia ser C.UVocê sabe escolher nome...
Rafael F. Silva
Perderam uma grande oportunidade, poderiam mudar o nome de Documento Nacional de Identidade para Cadastro Único ...
Buldego
Aí é só você não cadastrar os outros documentos, ueh.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Banânia Republic
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Então está faltando saber ler, o título diz isso: "Novo RG traz QR Code e dados de até 12 documentos" e você me vem com placas do Mercosul, pq?Ninguém precisa trabalhar com gente de dentro do governo pra saber a burocracia e a corrupção do Brasil, basta viver aqui. Se não fizermos nada apoiar mudanças positivas vamos ficar sempre na mesma.
Land
Gostei, pelo menos reúne uma porrada de informações de outros documentos em um só.
Leandro Nascimento
Ô meu amigo... eu não penso pequeno demais não. Eu trabalho com gente de dentro do governo, eu sei como é. Vide placas Mercosul.
zephyr1an
acho péssimo...quem tiver acesso a UM documento seu vai ter acesso a TODOS os documentos seus
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
O pouco de organização econômica e política que temos hoje começou para botar o Michel lá, num grande acordo nacional. Com Supremo, com tudo.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Cabeça de quem pensa pequeno demais. Tudo é ruim, tudo alguém tá ganhando em cima dos outros. Precisamos parar com isso.Simplificação da burocracia pode facilitar o acesso de pessoas que não tem nenhum tipo de documento de identificação.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
"padrão like a EUA"hahahahaha
Ginvok
E continua sendo papel.
Porto Velho
PRF tem base de dados offline. Eles te multam onde quer que seja.
Alberto Prado
Eu ia fala isso e acrescentar algo. Eles não conversa entre si para te auxilia. Mas se é pra te ferra ele falam a mesma língua muito bem.
tuneman
sim sim, mas mesmo tendo a opção offline (como o blind comentou)eu acho importante carregar a tradicional em viagens mais longas e importantes.Eu levo sempre o manual do carro/moto, lampadas reservas, chaves e um par de luvas.nunca precisei, mas vai que.....
Blind
Ideal é ter ambos e modo offline, esqueceu em casa a carteira? Tá sem internet? :)
Blind
But sempre tem a versão offline assim como será da CNH online.
Blind
Tendo um app tbm com tais informações caso alguém esqueça seu documento em casa (solução adotada para a CNH tbm) vai ser ótimo. E sim sempre em tamanho reduzido para caber nas carteiras e ser o padrão like a EUA
Arthur Soares
Ansioso pelo DNI, assim eu terei mais um número para decorar.
Buldego
Mas isso é documento físico
Roberto Furutani
Espero que seja do mesmo tamanho de um cartão de crédito assim fica mais fácil de carregar junto com o celular.
tuneman
acho que dentro da cidade seria válido como documento para substituir a CNH, mas pra quem viaja em regiões onde o sinal de internet é limitado ainda é muito prudente levar a CNH original.
ochateador
RG é individual por estado. Logo, alguns chicos espertos tem "apenas" 27 RG.CPF é nacional.DNi em teoria será lançado e será nacional, e também em teoria irá extinguir com o RG e/ou CPF.
Jefferson Rodrigues
Era isso que se pretendia anos atrás. Foi o que li há muito tempo sobre isso. Acho que o governo desistiu.
Jefferson Rodrigues
Eu tirei a minha 2a via dois dias atrás. Só vou tirar a próxima se eu perder ou quando ela estiver bem velha, igual a 1a.
Alisson Santos
A burocracia no Brasil é literalmente secular, os sistemas não conversam entre si, não há troca de informações, por exemplo, do ministério do trabalho ou da defesa com as secretarias de segurança estaduais, que são quem emite o RG. Espero que com o DNI (quando sair) o problema seja resolvido.
Kemel Zaidan
"A inclusão dessas informações só é possível mediante apresentação dos documentos originais para comprovação". É preciso fornecer os originais dos dados que o Estado já tem para poder incluí-los em um documento emitido pelo mesmo Estado. Só aqui mesmo...
Alisson Santos
Acho que nem vai dar tempo de eu ter este modelo, pois eu tirei a segunda via do meu RG, no formato antigo, há cerca de 1 ano e, a menos que eu perca, é bem provável que eu só o substitua pelo formato digital, que espero que saia nos próximos 10 anos.
Artepan Panfleteria
Uma pocilga de merda?Que vai lentamente em direção ao fundo da fossa moral...Se a fossa tivesse fundo...
Robert Rey
Golpista não trabalha, apenas deixa a democracia em vertigem
uB.
RGCPFe agoraDNIPra q tudo isso?! 3 números q representa a mesma coisa: registro do cidadão.Basta manter o CPF, abolir o RG e GG!
Fabio Santos
Está nunca terei kkk
Anderson Silva
É o que, então?
Alan Monteiro
quanto tempo será que vai levar até chegar ao estado de SP acabei de pegar a segunda vida do meu RG hauehuaeuhuaeuhae'
Buldego
Nossa, estou cego, procurei lá e não achei nada, o que estranhei até.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Já tenho esse documento, tirei no início do ano.
Emerson Alecrim
Na página do decreto consta o tamanho padronizado de 96 x 65 mm.
Buldego
Sim, tenho reparado!
Lucas
Muita coisa boa e útil para simplificar que tá saindo agora foi do Temer.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Por que aqui não é o Brasil :P
Outlander
É só o que falta! Se ninguém falou de padronizar no tamanho de cartão de crédito.... 😩
Danilo Cursino
Essa galera caga pra lógica, querem vir dar uma lacrada (que eles chamam de mitada, por se acharem superiores) e ir embora. Preguiça.
Evandro Begati
Impressão minha ou tá maior? RG já quase tenho que dobrar ao meio pra caber na carteira.
Anderson Silva
Pra que simplificar? :P
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Porquê não usam o CPF como número do DNI?
Anderson Silva
Se um dia virar versão digital (pode até ser no mesmo molde "ultrapassado" dos apps de CTPS e Título de Eleitor, num tem problema), daí eu vou fazer questão de tirar 2ª via.
Buldego
Cara, só em unificar essa cacetada de documentos já merece o nosso parabéns.
raphaela1
Cobrar o que a mais? Os custos de produção são os mesmos da versão antiga e a primeira via sempre é grátis
Leandro Nascimento
Traduzindo tudo: documento a mais para gastar e cobrar roubar por papel, impressão, emissão e muito mais.
Buldego
Mas até que o Temer trabalhou, hein?Ele substitui a CNH?