Início » Brasil » Motoristas da Uber burlam GPS para deixar corridas mais caras

Motoristas da Uber burlam GPS para deixar corridas mais caras

Ao habilitarem a economia de bateria do Android, motoristas conseguem aumentar valor das corridas em até 300%

Victor Hugo Silva Por

O aplicativo da Uber, assim como o de outras empresas, está sujeito aos mais diferentes golpes. Em um deles, noticiado pela BandNews FM, os motoristas burlam o GPS do celular para deixar as corridas até 300% mais caras. E o passageiro só descobre ter sido vítima de tal prática no final da corrida.

Conhecido como Treme Treme, o golpe só pode ser aplicado se os motoristas usarem um smartphone Android. Ao habilitar a economia de bateria, a localização por GPS fica menos precisa e o sistema é obrigado a dar voltas virtuais em torno do aparelho para encontrá-lo.

Aplicativo Uber

Ao final da viagem, a economia de bateria é desativada e o GPS finalmente encontra o celular. Porém, o trajeto feito virtualmente pelo sistema é registrado como se tivesse realmente acontecido. Com isso, a Uber entende que o motorista percorreu um caminho mais longo e atualiza o valor da corrida.

Como o celular do passageiro não apresenta nenhuma mudança durante a viagem, o golpe é percebido somente quando o trajeto termina e o valor oficial é mostrado no aplicativo. Segundo a Uber, motoristas que praticarem a irregularidade podem ser descredenciados da plataforma.

O golpes dentro de aplicativos de transporte são comuns. Um deles, conhecido como "golpe do vômito", consiste em informar a Uber sobre uma sujeira supostamente causada pelos passageiros durante uma corrida.

A prática busca receber uma taxa adicional da empresa, que cobra valor extra dos passageiros devido ao transtorno. A taxa de limpeza desejada pelo golpe, disseminado em 2018 nos Estados Unidos e no México, variava entre US$ 80 e US$ 150.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Júlio César

Exemplo: estou em casa, mas meu irmão está no parque e precisa de um carro para o trabalho. Eu chamo do meu celular, porém coloco a localização dele. Sacou?

brunocabral

Sabe o que é zuado, nego achar que só no Brasil acontece merda.

brunocabral

A claro, lá é tudo perfeito, esqueci.

Dispister

Kkkkkkkkkk

Dispister

Bruno... Pare um pouco com esse lance de EUA tá zuado

Dispister

What?

Flavio Ever

boua

Julioesandra Silva

Fala serio vai

Julioesandra Silva

Motorista gosta de da uma de espertao si se fode...e pior ainda ..se queima por merreca...envez de aproveita q a uber da uma grana top pq eu ja fiz..fica ai se queimando....buroooooooo

Rafael Moreira

Sim aqui na minha região também é assim. E quando falo que só rodo pela Uber eles metem o pau, porque foram banidos. Ai acaba ficando só na Pop desesperados esperando por corrida. Tem alguns que vejo até dormindo dentro do carro pelo tempo de espera.

Diogo Buíque

Na cidade que resido é o mesmo caso. Por isso mesmo evito andar de 99, pois, são 80% dos motoristas são ex-Ubers que foram colocados pra fora.

Diogo Buíque

Que venham os carros autônomos!!

Jarbas Coqueiro

Faço isto às vezes tb com um cartão da nubank kk

ludiaz

Rapaz. Pode até parecer paranóia minha.

Mas nesses apps de transporte eu sempre uso um cartao virtual. e ele fica sempre bloqueado.

No uber eu desbloqueava, pedia a corrida (pois é cobrada no momento do pedido) e depois bloqueava o cartão de novo.

Já no 99, que cobra depois de finalizada, eu só desbloqueava depois ver se o valor da primeira cobrança negada (pois o cartão estava bloqueado) estava de acordo com o que eu vi quando pedi.

Jarbas Coqueiro

Outro golpe tipo de golpe é não encerrar a corrida ao deixar o passageiro. Já ocorreu 2 vezes de me deixarem no destino e seguir rodando pela cidade com a corrida ativa, e quando encerra a Uber lança uma cobrança nova no cartão.
Para minha sorte a Uber estornou o valor integral da corrida.

Exibir mais comentários