Início » Gadgets » LG e Panasonic se unem por “modo cineasta” em TVs 4K

LG e Panasonic se unem por “modo cineasta” em TVs 4K

Modo cineasta na TV permitirá assistir a um filme do jeito que o diretor projetou

Paulo HigaPor

Um modo cineasta que reduza ao máximo o pós-processamento de imagem e ajuste as cores para serem as mais fiéis possíveis. Isso é o que fabricantes de TVs, como LG e Panasonic, estão planejando: elas estão se juntando a diretores e estúdios de cinema para que os espectadores “aproveitem uma experiência mais cinemática” em suas salas de estar.

TV 4K LG UM7650

A iniciativa parte da UHD Alliance (UHDA), que possui mais de 40 membros da indústria de TVs, processadores, áudio e entretenimento. O recurso é “baseado na contribuição de uma ampla gama de cineastas notáveis” e “oferece uma maneira de os consumidores terem uma experiência melhor da visão do cineasta”.

E o que o tal do modo cineasta faz? A principal vilã combatida pelo recurso é a interpolação de movimento, que ganha nomes como LG TruMotion, Samsung Auto Motion Plus e Sony MotionFlow XR. A maioria dos filmes é filmada em 24 fps, mas as TVs normalmente possuem telas de 60 ou 120 Hz. Para aproveitar a taxa de atualização mais alta, as fabricantes suavizam os movimentos, criando quadros intermediários.

Há quem goste do recurso, mas o “efeito novela” causado pela interpolação de movimento sofre duras críticas principalmente de quem trabalha na indústria de cinema, porque altera a “experiência cinematográfica” e não exibe o filme da maneira como foi originalmente produzido.

Além de desativar a interpolação de movimento, o modo cineasta tenta garantir a reprodução correta da taxa de quadros, proporção de imagem, cores e contraste dos filmes. É claro que você poderia simplesmente fazer todos os ajustes na mão — mas boa parte dos usuários nem chega a alterar as configurações de imagem da TV.

As fabricantes de TVs poderão implantar a ideia de algumas maneiras: incluindo um modo cineasta nas configurações, que faça todos os ajustes automaticamente; ou ativando o modo cineasta quando o filme exigir, por exemplo. Os próprios arquivos de mídia poderão ter um metadado solicitando o modo cineasta em TVs compatíveis.

As marcas LG, Panasonic e Vizio são as primeiras a anunciar o suporte ao modo cineasta, mas ainda não há datas de quando o recurso será lançado nas TVs.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan

Obrigado.

johndoe1981

Porque gravações de novela em geral tem taxa de quadros de 60 frames (entrelaçados), dando aspecto fluido. Filme, seja formato analógico ou digital, em geral é 23,976 fps (América do Norte) e 25 fps (Europa).

paulo yan

Alguém poderia explicar na prática o que é essa interpolação? E porque é chamada de "efeito novela"?

Mauro

isso bom pra games o cara tem placa de video lixo q roda 10 fps a tv faz o game rodar a 120 fps hahaha

Bom na LG ja tem a opção de imagem ISF que é bem por ai.

Nossa eu odeio essa função e é incrivel como toda TV ja vem com essa função ativada

Adriano Garcez

Sou totalmente a favor. Cada produto audiovisual tem sua fotografia, então usar a mesma configuração para todos faz perder muito.

Quanto à interpolação, é aquela novidade que, para que vem de TV antiga, cansa rápido. Eu já odeio motion blur em jogos, não preciso deles o tempo todo ao ver jornal.

wuhkuh

É muito ruim, perde a magia do que deveria ser um filme

Shalkad

Pensei que só eu achava que tudo fica parecendo novela com a interpolação ativada, ainda bem que mais gente pensa isso.