Início » Internet » YouTube vai deixar de mostrar número exato de inscritos nos canais

YouTube vai deixar de mostrar número exato de inscritos nos canais

No lugar do número exato, YouTube exibirá abreviação da quantidade de inscritos

Emerson Alecrim Por

O Google havia anunciado em maio que iria deixar de exibir o número exato de inscritos dos canais no YouTube. A promessa não foi esquecida: a partir de setembro, o serviço só irar mostrar números abreviados que dão uma noção aproximada, mas não precisa, de quantas pessoas se inscreveram em cada canal.

YouTube - número de inscritos

Somente canais que têm menos de 1.000 inscritos continuarão exibindo esse número com exatidão. Os demais terão essa informação simplificada. O próprio YouTube dá alguns exemplos: um canal com 133.017 seguidores vai ser mostrado como tendo 133K inscritos; outro com 51.389.232, terá esse total abreviado para 51M.

Nesses exemplos, os números só irão mudar para 134K e 52M quando as quantidades de inscritos atingirem 134.000 e 52.000.000 de pessoas, respectivamente.

Essa alteração também afetará a API usada por plataformas externas para mensurar o engajamento e o crescimento dos canais. O pessoal do Social Blade (site que fornece estatísticas sobre perfis em redes sociais e canais no YouTube), por exemplo, reconheceu no Twitter que não gostou nada da mudança:

A julgar pelas respostas que o YouTube recebeu no Twitter, muitos donos de canais também não gostaram. Mas tudo indica que o Google não irá desistir da mudança: para a companhia, a abreviação dos números é uma forma de reduzir a pressão sobre os produtores de conteúdo.

"Esperamos que isso ajude todos os criadores a se concentrarem em contar a sua história e enfrentarem menos pressão sobre os números", diz o YouTube. O serviço também diz que o número exato de inscritos estará disponível no YouTube Studio e no YouTube Analytics (somente para os donos dos canais, obviamente).

Com informações: Android Police.

Tecnocast 122 – Instagram sem likes: o que muda?

A decisão do YouTube remete a uma mudança no Instagram. Recentemente, a rede social deixou de exibir o número de likes no Brasil. A justificativa é a mesma: reduzir a “pressão social” dentro do serviço.

Mas a decisão acabou se mostrando bastante controversa, tanto que virou tema para o Tecnocast 122. Dá o play e vem com a gente!

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Alexandre
Eu sou inscrito em dezenas de canais. Mas, não acompanho todos os vídeos novos dos canais que sigo. E isso é o que todos fazem. Não seria uma boa ideia fazerem isso que você sugeriu.
Tiago Celestino
Posso dizer que vivi para ver as pessoas reclamando de como é exibido números em redes sociais.
Dayman Novaes
As redes sociais estão seguindo essa tendência para obterem mais controle sobre os criadores de conteúdos e anunciantes... Pois diminui um pouco a informação que eles têm acesso e portanto dando vantagem na rede pra negociarem preços de anúncios.
The xD
Essa questão de interação é complexa. Eu me inscrevo em canais que eu considero que tenham conteúdos úteis, não só nos canais que eu estou acompanhando no momento. Essa semana mesmo voltei a acompanhar um canal que eu não acessava desde 2016, se o google tivesse removido automaticamente a inscrição eu dificilmente me lembraria de tal canal. O que faz sentido é a remoção de inscritos bots, esses sim devem ser banidos...xD
Raul Craveiro
Na interface do YouTube eu até acho legal, mas deveriam manter o acesso por APIs :/
Comentário Mil Grau℗
Estão fazendo isso pra "ocultar" os inscritos que eles vivem retirando dos canais. YouTube está se tornando uma grande porcaria e isso tudo pq não tem concorrente de peso.
Toalhinha
Então mais ai tem canais que tem uma alta rotatividade de views, canais de promoção de musica mesmo duvido que ao menos 20% das views por video são de inscritos que veem os videos regularmente, mas isso não quer dizer que eles querem se desinscrever do canal.
Jefferson Rodrigues
O Google deveria aproveitar essa nova mudança pra remover os inscritos que não interagem e só fazem inflar o número de inscritos, em determinado canal. Vejo canais com milhões de inscritos e poucas visualizações.
Arthur Reyx
Se não me engano, o próprio YouTube tem ferramentas de dados dos vídeos que você postou mostrando por exemplo, em que parte a pessoa geralmente sai ou pula nos vídeos e deve conter mais informações. Provavelmente a retirada do dislike não iria interferir tanto.
Luizx
Tinha que parar de mostrar os de views e like tbm
Shalkad
Se fosse assim o criador não conseguiria saber se a pessoa simplesmente não achou tão bom para dar like ou se ela odiou a ponto de dar dislike.
Lucas
Acho que só deveria existir a opção Gostei. Quem não gostou, simplesmente não gostou.
Firmino .
Os likes tb seriam uma boa. Gostei e não gostei seria suficiente