Início » Aplicativos e Software » Uber usa celular para detectar paradas inesperadas e acidentes

Uber usa celular para detectar paradas inesperadas e acidentes

Nos EUA, a Uber começou a usar sensores do smartphone para identificar se motoristas e passageiros estão em segurança

Victor Hugo Silva Por

A Uber liberou um novo recurso de segurança para seus usuários nos Estados Unidos. Conhecido como RideCheck, ele envia notificações para verificar se houve algum problema com a viagem sempre que identifica algo inesperado.

Para isso, a empresa conta com o GPS do celular e outros sensores como acelerômetro e giroscópio. Ao notar uma parada inesperada ou a saída do trajeto, a Uber pergunta se aconteceu algo de errado e oferece sua ajuda.

A mensagem é enviada tanto para passageiros, quanto para motoristas. Caso indiquem que precisam de apoio, o app exibe opções para iniciar uma chamada de emergência, ligar para o telefone de segurança da empresa, informar um acidente, mudar o destino ou compartilhar a viagem com um amigo.

O RideCheck também pode entrar em ação em situações normais, como quando o motorista faz uma parada ou segue outro trajeto a pedido do usuário. Neste caso, para remover o alerta, basta informar ao aplicativo que está tudo bem.

O aplicativo oferecerá a opção de desabilitar as notificações do novo recurso de segurança. E, como ele funciona de maneira independente, os passageiros poderão seguir com o atendimento da Uber mesmo que os motoristas tenham optado por desligar os alertas.

Anunciada em setembro de 2018, a solução começou a ser testada em Los Angeles e teve uma expansão gradual para mais cidades no início deste ano. Agora, ela está disponível para todos nos EUA.

A Uber afirma que o RideCheck será levado em mais países em breve. Segundo a empresa, o recurso será aprimorado para ser oferecido em mais situações.

Com informações: Uber, Mashable.

Mais sobre: