Uber usa celular para detectar paradas inesperadas e acidentes

Nos EUA, a Uber começou a usar sensores do smartphone para identificar se motoristas e passageiros estão em segurança

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Uber liberou um novo recurso de segurança para seus usuários nos Estados Unidos. Conhecido como RideCheck, ele envia notificações para verificar se houve algum problema com a viagem sempre que identifica algo inesperado.

Para isso, a empresa conta com o GPS do celular e outros sensores como acelerômetro e giroscópio. Ao notar uma parada inesperada ou a saída do trajeto, a Uber pergunta se aconteceu algo de errado e oferece sua ajuda.

A mensagem é enviada tanto para passageiros, quanto para motoristas. Caso indiquem que precisam de apoio, o app exibe opções para iniciar uma chamada de emergência, ligar para o telefone de segurança da empresa, informar um acidente, mudar o destino ou compartilhar a viagem com um amigo.

O RideCheck também pode entrar em ação em situações normais, como quando o motorista faz uma parada ou segue outro trajeto a pedido do usuário. Neste caso, para remover o alerta, basta informar ao aplicativo que está tudo bem.

O aplicativo oferecerá a opção de desabilitar as notificações do novo recurso de segurança. E, como ele funciona de maneira independente, os passageiros poderão seguir com o atendimento da Uber mesmo que os motoristas tenham optado por desligar os alertas.

Anunciada em setembro de 2018, a solução começou a ser testada em Los Angeles e teve uma expansão gradual para mais cidades no início deste ano. Agora, ela está disponível para todos nos EUA.

A Uber afirma que o RideCheck será levado em mais países em breve. Segundo a empresa, o recurso será aprimorado para ser oferecido em mais situações.

Com informações: Uber, Mashable.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados