Após o Facebook afirmar que não removerá todos os posts de políticos que descumpram suas regras, o YouTube seguirá uma linha parecida. A plataforma também promete remover vídeos de políticos que violarem suas regras, mas adianta que analisará o contexto de cada caso.
- Vai ficar mais difícil conseguir um selo de canal verificado no YouTube
- TikTok censurou em todo o mundo vídeos que desagradam o governo chinês
A declaração foi feita pela CEO do YouTube, Susan Wojcicki, durante o The Atlantic Festival, o mesmo em que o Facebook explicou o que fará com posts de políticos por meio de seu vice-presidente de relações internacionais, Nick Clegg.
Em sua fala, Wojcicki explicou que o YouTube vai apagar vídeos que violam suas regras independente de quem seja a pessoa. No entanto, a plataforma poderá abrir exceções caso a declaração tenha valor educacional, jornalístico, científico ou artístico.
“Quando você tem político que está fornecendo informação que é realmente importante para seus eleitores ou outros líderes globais, esse é o conteúdo que deixamos de lado [na moderação] porque achamos importante que outras pessoas vejam”, afirmou a executiva.
Com isso, o YouTube não deverá remover vídeos com falas polêmicas caso o contexto envolva debates e outros eventos políticos, por exemplo. Este é mais um posicionamento de uma rede social meses antes da eleição presidencial dos Estados Unidos, marcada para novembro de 2020.
Na terça-feira (24), Clegg informou que o Facebook avaliará a situação antes de remover publicações de políticos que violam suas diretrizes. Segundo ele, a proposta é analisar se o interesse público da fala supera o risco de danos.
O Twitter, por sua vez, deve agir de uma forma um pouco diferente. A empresa pretende manter no ar todos os tweets de políticos, inclusive os mais polêmicos, mas exibirá um aviso para os usuários caso eles violarem as suas regras.
Com informações: The Verge.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Os gigantes da tecnologia perseguem o conservadorismo de maneira covarde
AHAHAHAHAH fala do 247 com um post do antagonista. Sujo falando do mal lavado.
Já acontece isso. Nas eleições houve denúncias que o Foicebook estava deletando grupos de vertente conservadora.
Prove.
O cara reclama de Brasil 247 e coloca Antagonista como fonte, hahahahahaha
Espero que continue a perseguição para os extremos. :)
Espero que não haja perseguição aos vídeos de direita
google e nada resolvendo isso são a mesma coisa
Fazia tempo que não te via passar vergonha na internet.
"YouTube removerá vídeos de políticos que violam regras"
Espera... Politico tinha imunidade as regras? Pq se viola as regras, tem de ser removido mesmo. Q
Golden shower?
Eguinorante não se matou ainda? Kkkkkkkkkk
E sua mãe na zona, rendeu quantos? Kkkkkkkkk
Na verdade lacração é apenas o que vai restar. Os moderadores, principalmente brasileiros, são todos lacradores de carteirinha.
Ai se ve um negócio desses né: "será analisado o contexto" enquanto tem muito canal na plataforma que merece ser moentiozado e não tem nem conversa.....
Nando Moura e Eginorante vão loucura, aliás eguinorante já foi várias vezes.
Rapaz, isso é "discurso de ódio" (sic), hein...
Sempre que vejo alguma notícia sobre redes sociais "analisarem o contexto" do conteúdo postado nelas, ainda mais quando há teor político, na hora me vem à mente essa frase do poeta romano Juvenal:
Quis custodiet ipsos custodes?
Cuja tradução seria algo como:
"Quem vigia os vigilantes?"
Eis que o gado bolsonariano vai ficar com medo agora.
Já vejo a cúpula miliciana se mexendo pra dar seu jeitinho.
Não vai sobrar um vídeo de lacração então...