iOS 13.1 reduz velocidade de alguns carregadores wireless no iPhone 11

Diferença no tempo de recarga chega a 40 minutos no iPhone 11 em comparação com iOS 13.0

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 11

O iOS 13.1 consertou falhas e trouxe recursos que não vieram a tempo do iOS 13, mas também chegou com algumas novidades controversas, como um aviso para usuários que instalarem telas não originais e o limitador de desempenho para iPhones com bateria desgastada. Agora, descobriram outra mudança: alguns carregadores wireless ficaram mais lentos após a atualização.

Quem notou a alteração foi o ChargerLab, que começou a examinar o desempenho do iPhone 11 no carregamento sem fio em 24 de setembro — mesmo dia em que a Apple lançou o iOS 13.1. Rodando iOS 13.0, o iPhone 11 conseguia receber a potência máxima de 7,5 watts por pelo menos 1 hora e 40 minutos, um desempenho excelente quando comparado ao iPhone X, que durava apenas 20 minutos nesse estado.

No entanto, a situação piorou com a instalação do iOS 13.1. Após a atualização, o pico de potência na recarga wireless não atingia mais a marca dos 7 watts no mesmo aparelho e no mesmo carregador. Com isso, o tempo de carregamento por indução de zero a 100%, que era de 3h19min no iPhone 11 com iOS 13.0, passou para 4h00min.

iPhone 11 / recarga wireless

A fase inicial de recarga, que é mais rápida que a final nas baterias de íons de lítio, sofreu mais com a atualização. Em 30 minutos, um carregador wireless rápido enchia 19% da bateria do iPhone 11, mas apenas 14% com o iOS 13.1. Em uma hora, suficiente para elevar a bateria para 40% na versão antiga, o iPhone 11 só conseguiu chegar em 28%.

Segundo o ChargerLab, a mudança não afetou carregadores sem fio vendidos na Apple Store de marcas como Belkin, Mophie, Native Union, Anker e Logitech, mas “vários carregadores wireless que suportam a recarga de 7,5 W da Apple agora só podem carregar o iPhone 11 com iOS 13.1 a 5 W”. Não há um jeito fácil de descobrir quais acessórios perderam o suporte — o iOS 13.1 só está liberando o carregamento rápido em modelos que suportam ajuste de tensão em frequência fixa.

Se o seu carregador wireless parece ainda mais lento que o normal, você não está sozinho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados