iOS 17.2: iPhone 13 e 14 terão suporte para carregamento sem fio Qi2

Assim como a linha iPhone 15, modelos mais antigos poderão ter mais opções de acessórios de terceiros para carregamento sem fio

Lupa Charleaux
Por
As lentes do iPhone 14 Pro foram limpas com um pano de microfibra (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Linha iPhone 14 terá opção de recarga sem fio com acessórios Qi2 em breve (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Apple deve disponibilizar a versão estável do iOS 17.2 nas próximas semanas. Em destaque, a atualização trará o suporte ao padrão universal de carregamento sem fio Qi2 para todas as variantes das linhas iPhone 13 e iPhone 14.

A informação foi revelada no changelog da versão Release Candidate do sistema operacional. Contudo, não foi informado os detalhes técnicos do recurso para os modelos mais antigos do iPhone.

Changelog do iOS 17.2 revela o suporte para carregamento sem fio Qi2 para todas as variantes do iPhone 13 e iPhone 14
Changelog do iOS 17.2 revela o suporte para carregamento sem fio Qi2 para todas as variantes do iPhone 13 e iPhone 14 (Imagem: Hadlee Simons/Android Authority)

A Apple adotou por muitos anos a tecnologia proprietária MagSafe como a única solução oficial para carregamento magnético sem fio. Entretanto, as séries iPhone 15 e 15 Pro estrearam com suporte ao Qi2 e permitiram o uso de mais acessórios de terceiros.

O padrão universal baseado em ímã se tornou bem popular entre os telefones Android. Além disso, o formato é conhecido por oferecer velocidades de recarga de até 15W. Um detalhe que economiza o tempo dos usuários.

No entanto, a atualização do iOS 17.2 com suporte ao Qi2 para as linhas iPhone 13 e iPhone 14 gera preocupação. Os modelos atingem velocidade máxima de carregamento de 15W com a base MagSafe, mas ficam limitados a 7,5W com carregadores não certificados pela Apple.

Ainda não há detalhes se a Gigante de Cupertino manterá a política de limitação de velocidade para carregadores Qi2. Contudo, a marca de acessórios Anker afirma que seus produtos vão atuar com 15W nos iPhones recentes.

Carregador MagSafe no iPhone 12 (Imagem: Divulgação/Apple)
Formato MagSafe deixará de ser a única solução de carregamento sem fio oficial da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)

Outras novidades do iOS 17.2

O iOS 17.2 está próximo de ser disponibilizado para o público geral. Como comentei aqui, a atualização do sistema operacional promete uma grande lista de novidades.

Por exemplo, os iPhones brasileiros devem receber a ferramenta nativa de conversão de chips físicos (SIM) em chips virtuais (eSIM). Outra adição aguardada é o app Journal, um diário digital para registrar o dia a dia com textos, fotos, vídeos e outras mídias.

O iMessage e o Apple Music também terão melhorias com a chegada do iOS 17.2. Ademais, o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max ganharão suporte para a gravação de “vídeos espaciais” que serão reproduzidos em formato 3D apenas no Apple Vision Pro.

Com informações: Android Authority e The Verge

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados