iPhone SE original agora é considerado um produto vintage da Apple
Telefone inspirado no iPhone 5s deixou de ser vendido em 2018. Dispositivo segue elegível para reparos, caso ainda existam peças originais para encomenda
Telefone inspirado no iPhone 5s deixou de ser vendido em 2018. Dispositivo segue elegível para reparos, caso ainda existam peças originais para encomenda
O iPhone SE original – ou apenas iPhone SE (2016) – foi adicionado à lista de produtos “vintage” da Apple. Os celulares dessa categoria são modelos cuja distribuição foi encerrada há mais de cinco anos. Quando ultrapassam a marca de sete anos fora do mercado, eles são movidos para o grupo de “obsoletos”.
Os dispositivos vintage ainda podem ser elegíveis a reparos pela marca e assistências autorizadas. Contudo, isso depende se há peças originais disponíveis para encomenda. Já os modelos obsoletos são completamente inelegíveis para a manutenção de hardware.
O iPhone SE (2016) inaugurou a série de aparelhos com proposta “intermediária” da Apple. Eles são baseados em modelos mais antigos da linha principal e entregam um hardware equilibrado por preços mais acessíveis.
Embora fosse inspirado no iPhone 5S (2013), o primeiro iPhone SE original tinha qualidade técnicas bem superiores para a época. Por exemplo, o dispositivo com tela LCD de 4 polegadas usava o chipset A9, câmera traseira de 12 MP e bateria de 1.624 mAh.
O iPhone SE (2016) chegou ao mercado em março de 2016 custando US$ 399. Superando as expectativas da Apple, o aparelho foi bem aceito pelo público da América do Norte e da Europa. Então, o modelo continuou sendo vendido até setembro de 2018.
A Gigante de Cupertino lançou mais duas edições do telefone “econômico”: o iPhone SE (2020) e o iPhone SE (2022). Ambos são inspirados no design do iPhone 8 com tela de 4,7 polegadas e tiveram apenas atualizações de hardware.
A Apple pode lançar o próximo iPhone SE apenas em 2025. Entretanto, alguns vazamentos revelaram possíveis detalhes do telefone mais acessível da marca.
Rumores indicam que a nova versão do smartphone terá um visual baseado no iPhone 14. Então, o modelo pode trazer uma ampla tela de 6,1 polegadas, chipset A15 Bionic, sensor Face ID e uma única câmera principal de 48 MP.
De acordo com as informações, o suposto iPhone SE (2025) está em fase de desenvolvimento. Portanto, podemos supor que o telefone ainda pode passar por mudanças antes de chegar às lojas.
Com informações: Apple, MacRumors e PhoneArena