Início » Aplicativos e Software » WhatsApp não exigirá modo noturno do Android para ativar tema escuro

WhatsApp não exigirá modo noturno do Android para ativar tema escuro

WhatsApp prepara modo escuro no Android: Dark Theme aparece em mais partes da interface na versão beta do app

Felipe Ventura Por

O WhatsApp está preparando um modo escuro para o Android, ainda que em um ritmo glacial: a versão beta mais recente adotou o “Dark Theme” em mais partes da interface, incluindo os balões do chat e campos de digitação de texto. Além disso, as configurações trazem a opção de ativar o modo noturno apenas se o usuário quiser, sem acompanhar o padrão do sistema.

WhatsApp (imagem: Pixabay)

O WABetaInfo descobriu que a versão 2.19.292 beta do WhatsApp para Android enfim acertou a cor do texto dentro dos balões do chat. Agora, as mensagens recebidas aparecem em texto claro e fundo escuro, enquanto as mensagens enviadas ficam em verde escuro.

No entanto, como você pode ver na imagem abaixo, a cor dos primeiros balões (com a data e o aviso de criptografia) ainda está errada; o texto fica praticamente ilegível. O aplicativo terá que corrigir isso antes de lançar o recurso para todo mundo.

Vale lembrar que o modo escuro ainda não está disponível aos usuários, mesmo se você instalar o beta no Android; para ativá-lo, é necessário usar um pouco de engenharia reversa — algo mais complexo que tocar em um botão.

WhatsApp no modo noturno do Android

WhatsApp terá modo escuro independente do Android

O WABetaInfo também descobriu que as configurações terão uma nova opção chamada Tema (Theme), na qual você poderá escolher entre:

  • claro (light): o modo atual, que você vem usando há anos;
  • escuro (dark): a novidade que o app vem preparando;
  • padrão do sistema: se o Android 9 ou 10 estiver configurado no modo noturno, o WhatsApp vai ativar o dark theme; caso contrário, ele manterá o tema claro.

É uma alternativa para quem quer usar o WhatsApp no modo escuro e o Android no tema claro, ou vice-versa. Esta opção também é oferecida pelo Facebook Messenger — o dark mode pode ser ativado independentemente do Android — mas não pelo Instagram; o app de fotos sempre acompanha o modo definido no sistema.

WhatsApp no modo noturno do Android

O tema escuro do WhatsApp está demorando para chegar aos usuários. Vimos os primeiros indícios do dark mode no Android em março, na tela de configurações. Em maio, foi a vez das abas Conversas e Chamadas, além da tela com informações sobre um contato ou sobre um grupo.

E quanto ao iPhone? Segundo o WABetaInfo, o WhatsApp está preparando um modo escuro nativo para o iOS 13, mas não há uma data prevista de lançamento. O Telegram possui tema noturno desde 2017 no iOS e Android.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Só me lasco

No discord as conversas de texto ficam armazenados em um servidor que deve ser carregado toda vez que você entra no aplicativo, isso gasta dados móveis absurdos e torna a conversa menos intuitiva pelo lag na hora de enviar uma mensagem, além de ter vários erros de segurança já que não tem foco em privacidade, é um aplicativo que deve ficar só para chamadas em grupo ou comunidades no estilo Reddit

Deto Alff
Nunca vi uma novela tão longa pra pintar pixels brancos de preto. Deve ser algo extremamente difícil.
Deto Alff

Nunca vi uma novela tão longa pra pintar pixels brancos de preto. Deve ser algo extremamente difícil.

Leumas Ninguem

Android já foi todo escuro

Não conheceu o Android kit Kat?

Chev Chelios

Eu usei por 3,5 anos! Até não aguentar mais, realmente, o Windows fone sempre teve a opção de branco ou preto, era ótimo pra usar a noite

silvio cesar silva

Isso está parecendo político.
Promete...promete e não cumpre😞
Só acredito vendo.

Anderson Ribeiro
Mas vai ser, de fato, 'preto' mesmo ou aquele cinza escuro (ala playstore)?
Anderson Ribeiro

Mas vai ser, de fato, 'preto' mesmo ou aquele cinza escuro (ala playstore)?

johndoe1981

Acho que é preguiça mesmo devido ao quase monopólio, que ao contrário do buscador do Google, é a pior alternativa. Como o povão usa mesmo sendo bem meia boca, o Facebook não vê motivos para melhorá-lo. Eu não consigo entender como o WhatsApp fez sucesso, porque de longe é o app mais limitado em seu segmento.

johndoe1981

Como não? É um aplicativo de mensagens como o WhatsApp, mas muito mais versátil.

Gildo Pimentel

2030 fica pronto.

Gildo Pimentel

Escureceu tanto que sumiu.

Douglas B

Ao meu ver eles tem medo de mexer e cagar tudo. Ainda mais que em paises como a Índia os feature phones com 2G ainda são mais da metade dos aparelhos utilizados. Enquanto isso, ficamos usando praticamente o mesmo aplicativo desde 2010. A essa altura já era para o app fazer pelo menos metade do que o Telegram faz, mas nunca vamos ver isso.
Monopólio é uma porcaria! Se aproveitam que o é difícil as pessoas largarem o app já que todo mundo se comunica por ele e fazem o que querem.

Douglas B
Windows Phone injustiçado. Enquanto Android e Apple engatinham, o sistema já era todo escuro em 2011. Na verdade os sistemas nunca deviam ter sido apenas claros, não entendo pq nunca existiu modo escuro nesses sistemas. É tão óbvio que traz vantagens pra visão e pra bateria que deveria ter sempre existido. Parabéns, Microsoft. Visionária nesse sentido! Uma pena que sacaneou seus usuários que apostaram no sistema.
Douglas B

Windows Phone injustiçado. Enquanto Android e Apple engatinham, o sistema já era todo escuro em 2011.
Na verdade os sistemas nunca deviam ter sido apenas claros, não entendo pq nunca existiu modo escuro nesses sistemas. É tão óbvio que traz vantagens pra visão e pra bateria que deveria ter sempre existido.
Parabéns, Microsoft. Visionária nesse sentido! Uma pena que sacaneou seus usuários que apostaram no sistema.

Exibir mais comentários