Início » Aplicativos e Software » O que é software?

O que é software?

Entenda o conceito por trás do que é software, que abrange desde sistemas operacionais a todos os apps que você usa diariamente

Ronaldo Gogoni Por
23/10/2019 às 10h58

O software é todo programa rodado em um computador, celular ou dispositivo que permita ao mesmo executar suas funções. Eles vão desde sistemas operacionais, como Windows, macOS, iOS e Android aos apps que você usa todos os dias.

geralt / apps / Pixabay / o que é software

O que é software?

Software é um conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo, seja ele um computador ou um aparato eletromecânico. É o termo genérico usado para descrever programas, apps, scripts, macros e instruções de código embarcado diretamente (firmware), de modo a ditar o que uma máquina deve fazer.

Todo programa em seu computador, celular, tablet, smart TV, console de videogame, set-top box e etc é um software, seja ele um editor de textos, um navegador, um editor de áudio ou vídeo, um jogo, um app de streaming e por aí vai. Um software pode se apresentar de várias formas, desde um app no celular a um conjunto de cartões perfurados, usados em computadores eletromecânicos.

SAGE program / o que é software

Esta pilha de 62.000 cartões perfurados era o software de controle do SAGE. Tamanho dos dados? 5 MB

Os softwares se dividem em três categorias principais:

1. Software de programação

São as ferramentas usadas pelo programador para desenvolver novos softwares e programas. Usam diferentes linguagens de programação (C, Java, Python, Swift, etc.) e abrigam compiladores, intérpretes e depuradores, por exemplo.

Os editores de texto, embora sejam softwares de aplicação também são softwares de programação, pois podem ser usados para escrever código.

2. Software de sistema

São os programas encarregados de fazer a comunicação entre o computador, que só entende linguagem de máquina, e o usuário, sendo a base em que outros softwares, como os de aplicação e os de programação irão rodar. Ou seja, são plataformas para rodar outros softwares.

Os sistemas operacionais como Windows, macOS, Linux, iOS, Android, por exemplo, são softwares de sistema. Em alguns casos, softwares de aplicação podem assumir o papel de sistemas operacionais, como o Chrome OS, onde o navegador é um software de sistema e de aplicação.

Firmwares, softwares de automação industrial e motores gráficos de jogos também são exemplos de softwares de sistema.

Apple / apps do iOS / o que é software

3. Software de aplicação

Os softwares de aplicação, por sua vez, são os programas que você conhece: players de vídeo e música, jogos, editores de textos, calculadoras, navegadores, apps de redes sociais e etc.

Um software de aplicação tem como função executar tarefas das mais diversas, que podem ser de uso individual ou até mesmo global, o que pede que eles sejam mais robustos e seguros.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.